domingo, 19 de julio de 2015

VÉU - QUESTÃO DE CRIAÇÃO E PRIMAZIA

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)

QUESTÃO DE PRIMAZIA NA CRIAÇÃO
A mulher deve usar o véu quando ora ou profetiza, segundo a doutrina cristã, porque assim fazendo ela está simbolicamente respeitando a ordem na criação. Pois Deus primeiro fez o homem, e só depois a mulher.
21  Então Javé Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22  E da costela que Javé Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.(Gênesis 2.21-22)
Alguns alegam que não adianta usar o véu e não respeitar o simbolismo da submissão que ele representa. Concordo, mas nem por isso devemos desconsiderar o uso do véu, porque também há pessoas que se batizam e nunca morreram para o mundo, nem nasceram para Deus. Vamos deixar de batizar por causa disso? Há pessoas que tomam a Ceia, sem viver de acordo com a vontade de Cristo, não vivendo Cristo em sua vida, por causa disso vamos parar de celebrar a ceia? Pior ainda é nem usar o véu e nem ser submissa.
QUESTÃO DE SUBMISSÃO
Há mulheres que tem verdadeira ojeriza a expressão submissão, porque a sociedade moderna prega a igualdade entre os sexos.  Mas o lar do servo de Deus não é democrático, é patriarcal. O homem deve exercer a liderança em todos os setores da sociedade como família, igreja e governo. Quando uma mulher usa o véu quando orar e profetiza, ela aceita o jugo dado por Deus, até mesmo com o estigma da maldição do pecado, que só terminará com a redenção de todas as coisas. Paulo não cita explicitamente que o véu é um estigma da maldição no Éden, ele prefere argumenta a ordem em que o homem e a mulher foram criados. Mas no judaísmo este conceito é mais explícito.
16  E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. (Gênesis 3.16)
Peço que Deus ilumine a mente de quem lê este livro e que tenha humildade para se sujeitar a vontade divina. Deus não faria nada que não fosse para o nosso bem, tanto aos homens como as mulheres.
"As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais." (I Coríntios 2.13)
Portanto irmãos, tenham sabedoria do Espírito Santo e não retórica humana para justificar a desobediência a Deus. Se o uso do véu fosse somente para a igreja de Corinto Paulo certamente usaria outros argumentos como: “Irmãs de Corinto, sigamos os costumes sociais de nossa comunidade para não causarmos escândalos. Se mulher descente usa véu, usem véu. Não se comportem como as prostitutas de Corinto que não cobrem a cabeça e ainda cortam o cabelo curto. Quando estes costumes sociais estiverem em desuso, então vocês estarão desobrigadas de seguir esta tradição que eu estou lhes ordenando.” Mas não é isso que está escrito no texto. 
Você está com medo de aceitar a verdade sobre o véu, só porque a sua igreja prega contra o uso do véu? Aceitar a verdade lhe trará desconforto e constrangimento diante dos outros irmãos?
"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens." (Atos 5.29)
Com certeza muitos que lerem este compêndio chegaram ao entendimento da necessidade da mulher usar o véu, mas aceitar a vontade de Deus pode significar a expulsão da membresia da igreja.

A verdade é inconveniente.

No hay comentarios:

Publicar un comentario