domingo, 19 de julio de 2015

O VÉU NA IGREJA CATÓLICA ROMANA

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)

O VÉU NA IGREJA CATÓLICA ROMANA
Somos ainda do tempo em que na Igreja Católica Romana as mulheres casadas usavam véu preto e as solteiras véu branco. Até os católicos, com todos os seus desvios e abusos na Idade Média, foram obedientes no uso do véu.


Antes do Concílio Vaticano II, era tradição da Igreja Católica Apostólica Romana o uso do véu pelas mulheres durante a Missa, contudo, após o Concílio Vaticano II o Código de Direito Canônico, que ditava essa obrigatoriedade, foi alterado silenciando sobre o assunto. Aqui no Ocidente as mulheres deixaram de usar o véu na Missa e muitas pessoas pensam que essa tradição foi abolida e até proibida. Mas o uso do véu ainda é parte das doutrinas e tradições católicas, fundamentadas na Palavra de Deus que ordena as mulheres a usarem véu quando oram ou profetizam.

Na Igreja Católica, era costumeiro na maioria das localidades a cobertura da cabeça por véus, capas, estolas, echarpes e barretes, até a década de 1960. (Wikipédia)
Pe. Paulo Ricardo, que é membro do Conselho Internacional de Catequese (Coincat) da Congregação para o Clero, ensina sobre o assunto falando dessa doutrina da Igreja Católica, discorrendo sobre a obrigatoriedade ou não, cor do véu, modéstia no vestir e uso da saia pelas mulheres:



Meninas comungando de joelhos e usando o véu. Esta cena ainda pode ser vista em algumas Igrejas Católicas, respeitando o mandamento das mulheres usarem véu nos cultos.

Senhoras rezando, de joelhos, na Igreja e usando o véu. As pessoas mis idosas são mais devotas e apegadas aos ensinos mais antigos (e bíblicos).

Uso do véu em Audiência com o Papa no Vaticano. Quase dois mil anos de história e algumas doutrinas bíblicas a Igreja Católica ainda mantém, resistindo a pressão do mundo e do movimento feminista. Umas delas é não ordenar mulher para pastorear igreja, e que o uso do véu como sinal de submissão seja pelo menos respeitado em algumas cerimônias da Igreja, como no caso, quando uma mulher se apresenta diante do bispo primaz da Igreja Romana.

LEI CANÔNICA CATÓLICA OBRIGA O USO DO VÉU
O editor do blog católico “Rainha dos Mártires” demonstra como o movimenta feminista combate o uso do véu, e como de forma covarde, os participantes do Concílio Vaticano II evitou confrontá-las, todavia, permanece em vigor o Cânon 20 que determina o uso do véu:
Está escrito no Código de Direito Canônico de 1917: Cânon 1262, que a mulher tem que cobrir suas cabeças--"especialmente quando se aproximam da mesa sagrada" (altar). "Mulieres autem, capite cooperto et modest vestitae, maxime cum ad mesnam Domincam accedunt". Após tantos anos de repúdio e/ou indiferença ao véu por parte das mulheres e num contexto geral, o Vaticano (como é de costume após o CVII), não querendo confrontar e/ou decepcionar as feministas, simplesmente fingem que o problema não existe. Quando o Código de Direito Canônico de 1983 foi produzido, a questão do véu simplesmente não foi mencionada (não foi abolida, simplesmente não mencionada). De qualquer forma, Cânones 20-21 do Código de Direito Canônico de 1983 deixa claro que a nova Lei Canônica só abole a Velha Lei Canônica quando eles escreverem explicitamente isto, e que em caso de dúvidas, a Lei Antiga não deve ser revogada, pelo contrario; Cânon 20 (Código Direito Canônico). Consequentemente, de acordo com a Lei Canônica e o costume, a mulher continua tendo o dever de cobrir suas cabeças. O véu cristão é um assunto muito sério, e não somente um que diz respeito à Lei Canônica, mas também o de dois milênios de Tradição da Igreja --na qual se encontra na Tradição do Velho Testamento e no Novo Testamento (Blog: Rainha dos Mártires)
Outro instituto dogmático católico romano confirma que as católicas devem usar o véu:
Para o nosso caso brasileiro, de forma mais específica, o Concílio Plenário brasileiro de 1929 confirma esta obrigatoriedade, isso antes de existir a CNBB. Ora: esta norma nunca foi suprimida oficialmente. (Grupo São Tomás de Aquino)

CATÓLICA DEVE USAR VÉU NA IGREJA
(Pontificale Romanum, De Benedictione et Consecratione Virginum)



Acima de tudo, em respeito à casa de Deus.


O site da Pontifícia Universidade do Peru trouxe o seguinte artigo sobre o véu:
           Um dos costumes e disposição eclesiástica católica romana que está ficando em desuso e sendo considerado um arcaísmo e um suposto ataque a natureza da mulher é o uso do véu na igreja. A igreja Católica durante 2000 anos aceitou, propôs e estabeleceu que as mulheres deveriam  se cobrir com um véu nas cerimônias do culto como um símbolo de submissão, humildade e obediência a Deus. Na primeira Carta aos Coríntios (11.1-16), São Paulo saiu contra certos pensamentos e praticas paganizantes de algumas mulheres da cidade grega de Corinto. Nosso santo apóstolo expressa: Sede meu imitadores, assim como eu sou de Cristo, os louvo, irmão, porque em tudo lembrais de mim, e retendes as instruções com as entreguei. Foi um hábito feliz e norma eclesiástica que a mulher usasse véu na igreja, isto na última fase da Idade Antiga, como durante toda a Idade Média e até bem pouco tempo...
        O Código de Direito Canônico de 1917 no cânon 1262 § 2 que as mulheres na igreja e mui especialmente quando se aproxima para comungar “devem ter a cabeça com véu e devem vestir-se modestamente...”  (En latín es: “Viri in ecclesia vel extra ecclesiam, dum sacris ritibus assistunt, nudo capite sint, nisi aliud ferant probati populorum mores aut peculiaria rerum adiuncta; mulieres autem, capite cooperto et modeste vestitae, maxime cum ad mensam Dominicam accedunt.” )
        O novo missal romano promulgado por Paulo VI não explicitou a obrigatoriedade de usar o véu na igreja e no Código de Direito Canônico de 1983 tão pouco foi mencionado o uso do véu, deixando aos clérigos e fieis atuarem segundo seus critérios.
         Se as mulheres sempre usaram véu, o que foi revelado de extraordinário que agora não se usa mais nestes últimos quarenta anos? Há uma resposta, ainda que dura, mas real: OS HOMENS ESTÃO QUERENDO CONVERTER A RELIGIÃO CATÓLICA EM UMA PSEUDO RELIGIÃO de amor aos homens, independente da vontade de Deus e a obediência a ele devida.
          Estes autos denominados “católicos” que se insurgem contra o véu, dizendo que as mulheres devem seguir a moda, só que estes chamados “cristãos” se esquecem que na Santa Madre Igreja não existem as modas, porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 8.8). OS QUE SE OPÕEM AO VÉU ESTÃO INDO CONTRA A SAGRADA ESCRITURA, A TRADIÇÃO E AO DIREITO CANÔNICO.
          O fato das mulheres não usarem mais o véu, é resultado das ideias do igualitarismo pernicioso infiltrado em nossa igreja por determinadas entidades notadamente anticatólicas, as quais seduzem muitas mulheres, aproveitando-se da rebeldia e das vontades dela, além da irresponsabilidade das pessoas que deveriam zelar corretamente pelas almas que lhe foram confiadas.
         Este artigo de fé é fundamentado na verdade histórica que a Santa Igreja Católica Romana foi fundada por nosso Senhor Jesus Cristo, por tanto, nela e em suas tradições relacionadas a sã doutrina não deve ser mudada para agradar aos homens, já que fomos criados para amar e servir a Deus nesta vida. Ele estabeleceu em sua igreja para que nós possamos transmitir o melhor caminho e não fazer dela um subproduto de nossos pecados, subjetividades e caprichos!
          Quanto dor está sentindo nosso Senhor ao ver que tantas mulheres não tem grande respeito na casa de Deus! Tenhamos presente o pecado de nossos primeiros pais Adão e Eva!
“Accipe vélamen sacrum, quo cognoscáris mundum contempsísse, et te Christo Jesu veráciter humilitérque, toto cordis annísu, sponsam perpetuáliter subdidísse, qui te ab omni malo deféndat, et ad vitam perdúcat aetérnam”
(FUENTE: blog.pucp.edu.pe /// Veritas Liberavit Vos)

CATÓLICOS INTERESSADOS NO USO DO VÉU
Observando o site “Como ser cristã Católica” li o comentário abaixo em um artigo sobre o uso do véu. Vi com apreço como existem muitas católicas interessadas em obedecer a Palavra de Deus no que tange ao véu. Vergonhosamente muitos evangélicos que se dizem mais próximos da Bíblia, desprezam este mandamento com as explicações mais sofistas possíveis. Lógico que na Igreja Católica há muitos erros doutrinários graves. Mas na questão do véu está mais próxima da verdade do que muitas igrejas evangélicas que no ímpeto de arrebanharem pessoas, estão dispostas a abandonarem os princípios mais básicos do cristianismo. Não é à toa que muitas denominações evangélicas ordenam mulheres para o oficialato da Igreja, passaram a aceitar o divórcio sem restrição, e algumas mais avançadas estão pregando o aborto, e até participando da Parada Gay e em blocos de carnaval.
Sou o Maurício, de Caravelas-BA. Sou vocacionado para a diocese.
Quero agradecer pelo trabalho de vocês em conscientizar às meninas/moças/senhoras sobre a modéstia cristã. Desejo que Deus lhe dê força pra perseverar nessa vocação que você tem de catequisar. Há pouco tempo comecei a aprender sobre o piedoso uso do véu e sobre a modéstia tradicionalmente católica. Entre outros estudos sobre a doutrina da igreja, me apaixonei pelo uso do véu, de forma que desejo que as meninas católicas que conheço, vivam a modéstia, tendo em vista que muitas não a vivem por ignorância sobre o assunto. Entre as meninas de minha cidade, há uma da qual eu sou mais próximo e amigo. Sei que ela participa de um movimento (RCC) que parece, aqui no Brasil, não aderir à Sagrada Tradição. No entanto, penso que se esse movimento denominado católico, ele deve se adequar ao que a igreja vive, na tradição. Ou seja, que eu devo ensinar à minha amiga sobre a modéstia cristã. Ante tantas situações nos comentários acima, pensei se você poderia me aconselhar ao que fazer (devo ensinar ou não, como devo ensinar, o que devo dizer, onde comprar ou mandar fazer para presentear, o que devo comprar pra uma costureira fazer, etc.).
Na conversa abaixo, uma católica comenta que gostaria de usar o véu, mas como caiu em pecado, ao que tudo indica, pecado sexual, a mesma se considera indigna de usar o véu. Mas embaixo, outra leitora do referido blog COMO SER CRISTÃ CATÓLICA a incentiva a usar o véu, dizendo que se ela já resolveu o seu pecado confessando-o a Deus, não deve ficar receosa, além do que, o véu não tem relação com pureza sexual, mas obediência à ordenança divina.
Gostaria muito de voltar a usar o véu. Mas não posso. Deixei-me levar por um relacionamento sujo, que tirou de mim o precioso dom da pureza. Como me arrependo! Hoje, tendo confessado e voltado à vida na comunidade, sei que muitos sabem da minha grande falta. Seria um escândalo se eu usasse o véu preto, não sendo casada e escândalo maior se eu usasse o branco. Peço que orem por minha alma entristecida.

Silvia, vamos por partes. O véu (branco) não tem ligação com pureza, se antes tinha hoje não tem mais, até porque, infelizmente, hoje em dia não é tão fácil encontrar mulheres puríssimas, né? Depois, em outro comentário você falou que era catequista. Ora, se você já confessou e até é catequista na Igreja, pode usar o véu tranquilamente. Você não deve satisfação para ninguém, só para Deus e com esse, em relação ao seu pecado você já resolveu, né? Use o véu. Sem medo. Deixa que o povo fale, mais faça o que o seu coração pede. Se é solteira, não pode usar o véu preto. Então use o branco. Se o problema é a "falta" da pureza, então use um véu bege, gelo, offwhite.... Mas, USE O VÉU!!! 
Boa sorte.
Os registros escritos e artísticos da história do cristianismo revelam que nenhuma comunidade cristã questionou a doutrina do véu.

Católicas de verdade sempre usaram o véu como uma regra, não somente nas missas como em várias situações e eventos na comunidade. O texto abaixo descreve vários episódios da vida da cristã católica em que ela deveria usar o véu:
Uma família católica com marido e mulher casados pelo sacerdote, e consumado o casamento tem sua primeira filha esta é batizada no segundo dia após seu nascimento com a cabeça descoberta evidentemente. Aos cinco anos a menina vai para as aulas de catecismo com a turma feminina e instruída por uma freira, até então ela não vai à missa. Então aos sete anos, ela põe seu primeiro véu branco dado e costurado por sua mãe, põe seu vestido modesto com mangas e compridinho e vai ao confessionário se confessar, então no domingo será o dia de sua primeira comunhão, aí ela se veste de noiva com seu véu branco e uma vela.  Ela como presente ganha dos seus amigos e parentes véus brancos de vários tipos, a partir daí ela vai todos os domingos e dias santos, ou nas missas diárias com seu véu branco. Por volta dos quinze anos, ela se veste da mesma maneira como se vestiu na primeira comunhão, mas desta vez com mais requinte, com seu véu branco sobre o rosto e um vestido branco com uma calda, grinalda, luvas e um ramalhete nas suas mãos, aí ela se casa. Após a festa de casamento ela abre seus presentes e quase todos os presentes vinham sempre com um véu preto. Então assim ela irá a todas as missas de véu preto. Também após o casamento ela usará em funerais e missas de Requiem, um vestido todo preto com um véu sobre o seu rosto, o mesmo acontecerá com suas filhas. Após a sua morte no dia de seu funeral ela será enterrada com um vestido preto e véu em sua cabeça. (Thetimman)(3)
Jacqueline Kennedy de véu no velório de John Kennedy.
Católica orando com véu, mesmo quando a igreja católica já não exige o uso obrigatório. Mas no meio evangélico, quando uma igreja não adota o uso do véu, nenhuma mulher usa para não ser recriminada.


IMAGENS DE MARIA COM VÉU
Não considero relevante e importante o fato das imagens de Maria com véu, para mim, que creio na Bíblia como única regra de fé, as tradições católicas de Maria usando véu, se quer pode ser usada como prova histórica. Mas também não podemos descartar por completo o valor desta milenar tradição que Maria sendo uma judia e depois uma seguidora de Cristo, teria se comportado com convinha a uma judia-cristã, usando o véu. A representação que os artistas católicos fazem de Maria com um véu na cabeça é compatível com a cultura da época e com a doutrina cristã. Selecionei várias imagens de Maria que há pelo mundo, todas Maria usando o véu. Como cristãos devemos fazer as coisas porque Deus manda, não para imitar Maria. Mas considerando que Maria era um bom exemplo de serva de Deus, pois ela teve uma missão muitíssimo especial, gerar em seu útero o corpo físico de Deus que encarnaria para salvar o mundo, inclusive a própria Maria que o chamou de seu salvador.
46  Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47  E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; (Lucas 1.46-47)
Portanto, pelo menos os católicos tem o dever moral de seguir o exemplo de Maria, usando o véu.



No hay comentarios:

Publicar un comentario