domingo, 19 de julio de 2015

OS ANJOS E O VÉU

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)

OS ANJOS E O VÉU
10  Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. (I Coríntios 11.10)
Se as mulheres devem cobrir a cabeça com véu por causa dos anjos, então Paulo está nos dando uma razão espiritual, de algum mistério que relaciona as mulheres que usam o véu quando oram com os seres angelicais. Se o texto quer dizer de fato isto, não adianta querem justificar a revogação do uso do véu dizendo que é uma questão cultural que não faz mais sentido para a nossa geração.  O que argumenta certos intérpretes? Dizem que a palavra “anjos” não quer dizer seres celestiais, mas os “anjos da igreja”, isto é, os responsáveis. Logo, se o responsável da Igreja (pastor) não exigir o véu, está tudo certo!!! Percebem a malícia hermenêutica? Este malabarismo exegético dizendo que anjos aqui significam pastores é prova cabal que não se quer obedecer sobre a questão do véu e se está disposto a lançar mão de qualquer argumento criativo e mentiroso.
O uso do véu é para nossos dias. Uma razão simples que motiva nossa convicção é a observação de que Paulo faz menção à necessidade do uso do véu devido à presença dos anjos nas reuniões da igreja. Ora, se os anjos ainda hoje frequentam regularmente as reuniões da igreja, pois esse não foi um privilégio apenas das igrejas do primeiro século (Hb 1.14), então, enquanto houver anjos assistindo as reuniões da igreja, cremos que o véu das mulheres deverá ser mantido. (Pr. Fabiano Antonio Ferreira)
Sobre o versículo 10, a Igreja Quinta do Conde de Portugal interpreta assim:
Razões para a autoridade do homem e a sujeição da mulher
Anjos
     Prosseguindo na análise a esta importante porção das Escrituras, vemos Paulo fazer no versículo 10 uma alusão aos anjos.  Alguém poderá interrogar-se sobre a razão de Paulo fazer tal referência.   “Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade” (RA).      Paulo estava a argumentar (Vers. 8,9) usando fatos da Criação, e os anjos são parte da Criação.   Na primeira criação eles viram a mulher usurpar a autoridade do homem. Ela tomou a decisão que pertencia a Adão tomar. Como resultado o pecado entrou trazendo consequências indescritíveis de desgraça e dor. Agora, na nova criação, os anjos podem ver a mulher coberta em submissão voluntária a Deus. O Senhor quer usar o fato de que a mulher na nova criação é diferente, para lhes dar uma lição. Paulo diz-nos que Deus está a usar a Igreja para dar lições aos anjos a respeito da Sua multiforme sabedoria:
      “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Efésios 3:10). Estando os anjos a aprender da Igreja, Deus naturalmente espera que esta seja um modelo em matéria de autoridade e sujeição - matéria em que, como sabemos, alguns deles falharam. Quando os anjos olham para baixo, Deus pretende que eles vejam a mulher em sujeição voluntária ao homem, indicando-o exteriormente através da cabeça coberta.      A prática da cabeça descoberta por parte dos homens e da cabeça coberta por parte das mulheres declara e demonstra que a ordem estabelecida por Deus, que fora rejeitada sob a autoridade do primeiro homem, é agora voluntariamente praticada por aqueles que reconhecem a autoridade do segundo homem, Jesus Cristo. Esta ação difunde uma mensagem importantíssima às hostes celestiais, a saber, que o governo de Deus rejeitado no jardim do Éden, foi restabelecido sob a autoridade de Cristo. Vemos, assim, que os santos são uma carta, conhecida e lida não só por todos os homens (2 Coríntios 3:2), como também pelos anjos. 1 Coríntios 4:9 não ensina que até os apóstolos se tinham tornado espetáculo para os anjos?
      Face ao exposto, podemos concluir que a cabeça coberta das mulheres e a cabeça descoberta dos homens estão a ser dois dos compêndios que Deus deu aos anjos para estes aprenderem sobre a sabedoria de Deus.  O uso do véu feminino é interpretado pela Palavra de Deus como sendo um sinal de autoridade. “Por esta razão deve a mulher ter o sinal de autoridade sobre a cabeça por causa dos anjos” (1 Cor. 11:10, TB).  Isto quer dizer que a cobertura da cabeça feminina com véu é sinal de a mulher estar sob, não em, autoridade. Nós vemos nas Escrituras que os anjos também sabem qual o seu lugar, e mostram-no na reverência que revelam quando adoram a Deus, pois vemo-los cobrir as suas faces nesse ato.  “Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: COM DUAS COBRIAM OS SEUS ROSTOS, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam” (Isaías 6:2).  É muito estranho que, enquanto no Céu os anjos cobrem os seus rostos e nos é ensinada uma lição de sujeição em aditamento à revelação de 1 Coríntios 11 que considerámos, haja mulheres cristãs professas que procurem desculpas e julguem inconveniente obedecer.    Para os que ainda resistem a esta verdade, perguntamos: não será lógico que se espere o comportamento preconizado por 1 Coríntios 11 por parte de quem, brevemente, terá a incumbência de julgar os anjos, exatamente por estes terem desrespeitado a autoridade e se terem tornado insubmissos?  “Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? …” (1 Cor. 6:3).  Se quando a igreja se reúne os anjos estão presentes, a igreja não deveria conduzir-se como se estivesse no Céu?
Rainha Isabel da Bavária, rainha da França, usava véu por baixo da sua coroa.
A Igreja Cristã Apostólica dos Estados Unidos explana assim em seu site sobre a questão do véu e os anjos:
“Alguns dos versículos neste capítulo podem precisar de mais iluminação porque eles parecem mais difíceis de entender do que outros. Um exemplo está no versículo dez onde o apóstolo Paulo diz: "Por esta causa, a mulher deve cobrir a cabeça por causa dos anjos". A questão geralmente surge: como os anjos se encaixar no quadro deste texto? Durante o culto de adoração (Na verdade em todos os momentos na vida do crente) os bons anjos estão presentes (I Coríntios 4: 9 e I Timóteo 5:21). Eles estão cientes da ordem divina de Deus, e eles não conhecem insubordinação. Assim, se o homem ora com a cabeça coberta, ou uma mulher com a cabeça descoberta, este violação da ordem divina ofendendo os anjos.”




Edviges d'Anjou foi rainha da Polônia a partir de 1384 e grã-duquesa da Lituânia a partir de 1386. Embora seja chamada de "rainha", Edviges foi de fato coroada como "Rei da Polônia". Por seu fervor cristão foi canonizada pela Igreja Católica como Santa Edviges. Percebe-se o véu debaixo da sua coroa de monarca.

O teólogo Jabesmar Aguiar Guimarães analisando a questão dos anjos e o véu faz as seguintes ponderações sobre o tema:
O versículo 10 diz: "Por causa disto deve a mulher ter autoridade (Gg. exousia) sobre a cabeça, por causa dos anjos" (NVI). A frase por causa disto (portanto), esta se referindo ao que já foi argumentado nos versículos anteriores. Mas há também uma referência direta aos anjos como outro motivo pelo qual a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade. Então surge a pergunta óbvia: que anjos são estes? O que a Bíblia quer dizer com isto?
Em uma tradução pessoal do texto grego do versículo 10 cheguei ao seguinte resultado: "Por esta razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade." Fica evidente que uma das causas pelas quais a mulher deve cobrir a cabeça são os anjos. A questão não é de escolha, de gosto ou cultura, pois os anjos são supraculturais. Quando eles são postos como motivo para o uso de cobertura, a Palavra nos amarra, por assim dizer, e toda argumentação a respeito do assunto não deveria fugir a este aspecto.
Reconhecendo que este é um dos versículos mais obscuros da Palavra de Deus, tentemos analisá-lo à luz de outras passagens (a Bíblia é interprete de si mesma). Vejamos então as opções que temos.
A. Anjos Caídos.
Para justificar esta menção a anjos como o motivo pelo qual as mulheres devem cobrir a cabeça, alguns já tentaram ligar este versículo a Gênesis 6:1ss. Ali lemos que os filhos de Deus tomaram para si mulheres de entre as filhas dos homens. Juntando isso a Judas 6, onde lemos que alguns anjos não guardaram o seu estado original (entendendo que isso significa que mantiveram relação sexual com mulheres) chegam a conclusão que os anjos caídos sentem-se atraídos sexualmente pelas mulheres que estão no culto sem usar cobertura. Segundo eles, o uso de cobertura seria então uma proteção contra estes anjos caídos que desejam desencaminhar as mulheres.
Esta interpretação, porém, é forçosa e não tem o apoio claro da Palavra de Deus. Além disso, porque tais anjos só se sentiriam tentados pelas irmãs na hora dos cultos? Porque não se sentem atraídos pelas outras mulheres descrentes que também não usam cobertura no dia a dia. Esta conclusão, portanto, é descabida e muito improvável.
B. Anjos Bons.
A probabilidade é que a Bíblia esteja afirmando a presença de anjos não caídos, especialmente nos cultos. Entretanto, não fica claro qual seria o papel dos anjos no culto da igreja. Seriam eles meros observadores? Estariam eles a observar como a igreja preserva a ordem natural estabelecida por Deus na criação? Tentemos entender isso.
Em Apocalipse 8:3 vemos que um anjo está colocando diante de Deus as orações dos santos. Em Hebreus 1:14 vemos que a função dos anjos é servir aos salvos. Então já conhecemos algumas das funções dos anjos.
Contudo, mais significante ainda é o que lemos em Efésios 3:10 que diz: "para que pela igreja a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais." Então ficamos sabendo que, de certa forma, a Igreja é usada para manifestar aos anjos a sabedoria de Deus. Ela, a igreja, está a ensinar aos anjos.
Estou ciente que não devemos nos basear em letras de hinários para estabelecer doutrinas. Contudo, citarei uma estrofe do hino 501 dos “Hinos e Cânticos” para mostrar que o irmão Richard Holden (o iniciador do movimento dos Irmãos no Brasil), ao que parece, também tinha este entendimento. Vejamos a letra do seu poema:

Aba! Aqui nós te adoramos,
Muito alegres em saber
Que por nós, que em Cristo estamos,
Vão teus anjos conhecer
Teu saber maravilhoso,
Tua graça, Teu amor,
E com mais intenso gozo,
Te adorar com novo ardor

Entendo que quando a igreja local se reúne seguindo os princípios estabelecidos por Deus, os anjos podem ver que a ordem hierárquica estabelecida por Ele está sendo respeitada. Creio ser isso uma lição tanto a uma quanto a outra classe de anjos. Aos anjos caídos que quebraram esta hierarquia ao se rebelarem ao tentarem tirar Deus do seu trono e aos anjos bons que ainda a respeitam. Neste sentido a igreja deve procurar ser uma "escola" para os anjos. Talvez esta seja uma das áreas nas quais os anjos serão julgados pelos santos (cf. I Co 6:3). Isto é por demais profundo para ser tratado com descaso pela igreja de Cristo. No mínimo os líderes deveriam estudar profundamente este assunto antes de emitir sua opinião sobre ele.


Acredito que haja outros mistérios que se associa o uso do véu com os anjos. Mas o importante não é saber por que Deus deu o mandamento, mas obedecê-lo. Não compete ao servo de Deus contestar a Deus, exigindo melhores explicações do por que da sua ordem. Quando o Senhor Javé deu a ordem para Adão e Eva não comer da árvore do Bem e do Mal, caso comessem morreriam. Não competia a Adão contestar a ordem do por que morreriam, ficar debatendo com Deus, dizendo que não via mal algum em comer daquela fruta.  Da mesma maneira, sinceramente não sei que relação há entre o dever da mulher usar o véu quando oram e que isso é agradável aos anjos. Cristãos verdadeiros obedecem a Deus mesmo sem conhecer o profundo motivo divino para dar o ordenamento. Os rebeldes mesmo com muitas explicações continuarão de coração duro, e em vez de colocar o véu na cabeça, colocam no coração, rejeitando a vontade divina. Paulo em sua eloquente defesa do uso do véu pelas mulheres quando oram ou profetizam, ainda deu outras razões como: Sinal de submissão à hierarquia divina, onde a mulher está abaixo de Deus, Cristo e do Homem. Paulo ainda argumentou razoando que a mulher deve usar o véu por causa da ordem da criação. Quando a mulher usa o véu, ela reconhece que o homem foi criado primeiro e que ela foi criada por causa do homem, para ser-lhe companheira. Mas em uma sociedade feminista e contestadora como a deste século é natural que rejeitem o mandamento divino e todas as simbologias que estão envolvidas na questão do véu.

No hay comentarios:

Publicar un comentario