Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)
(Parte do livro)
(Parte do livro)
O VÉU NO JUDAISMO
Devemos lembrar
que o judaismo e o cristianismo possuem muitas similaridades porque o Deus do
Judaismo é o mesmo Deus do cristianismo, apenas o judasimo não reconhece Jesus
como o Messias prometido que viria para trazer a restauração a Israel. A
rejeição dos judeus ao Messias, abriu espaço para a salvação ser estendida ao
mundo inteiro conforme o plano divino revelado por Jesus Cristo. Portanto
judaismo e cristianismo são intrisecamente ligados. A Bíblia cristã inclui a
Bíblia judaica que é o Antigo Testamento. Na Bíblia Sagrada há outras passagens que fala de
outros véus, como:
•O véu da
separação - Êxodo 26: 31 a 37
•O véu do coração
– II Corintios 3: 6-18-31
•O véu de Moisés –
Êxodo 34: 33 a 35
•O véu de Rebeca –
Gêneses 24: 65
•O véu de Tamar –
Gêneses 38:14
O uso do
véu entre mulheres judias casadas é, segundo formas mais restritas do Judaísmo ortodoxo, uma expressão da devoção e amor exclusivos de uma mulher pelo seu
marido. Dessa forma, o Tichel e outras formas de cobertura para os cabelos,
considerados uma parte sensual do corpo, são recomendados a mulheres judias de
tradições mais ortodoxas como um ato de modéstia. O uso de cobertura para o
cabelo é referido na Torah (Números 5:18), onde a cerimônia de punição as mulheres acusadas de adultério
se inicia pela remoção dessa cobertura por um sacerdote. A Mishna (Ketuboth 7:6)
e o Talmud (Ketuboth 72)
também se referem à cobertura dos cabelos como uma obrigação feminina. Tanto a
Torah (Cântico dos Cânticos 4:1) como o Talmud (Berakhot 24a) se referem aos
cabelos como objeto de erotismo e sexualidade (ervah). Véus bordados
também são usados de forma simbólica como coberturas para a arca que
contém os rolos da Torah nas sinagogas. Essa cortina ou véu chamado parochet, é uma herança do véu do tabernáculo e dos véus
que originalmente cobriam a Arca da
Aliança e
o Santo dos
Santos (Kodesh Hakodashim)
no Templo de Jerusalém. Esses véus separam fisicamente aqueles espaços considerados
particularmente sagrado de outros espaços, e limitam o acesso a esses espaços.
(Wikipédia)
O véu é
apresentado por Paulo como um mandamento divino, mas as ideias fudamentais
sobre o uso do véu pelas cristãs, Paulo herdou intelectualmente da cultura
judaica. Lembrando que Jesus e Paulo eram judeus, estando ambos sintonizados
com a revelação divina que vinha se manifestando na história por meio do povo
hebreu.
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