domingo, 19 de julio de 2015

O VÉU NO JUDAISMO

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)
O VÉU NO JUDAISMO
Devemos lembrar que o judaismo e o cristianismo possuem muitas similaridades porque o Deus do Judaismo é o mesmo Deus do cristianismo, apenas o judasimo não reconhece Jesus como o Messias prometido que viria para trazer a restauração a Israel. A rejeição dos judeus ao Messias, abriu espaço para a salvação ser estendida ao mundo inteiro conforme o plano divino revelado por Jesus Cristo. Portanto judaismo e cristianismo são intrisecamente ligados. A Bíblia cristã inclui a Bíblia judaica que é o Antigo Testamento. Na Bíblia Sagrada há outras passagens que fala de outros véus, como:
•O véu da separação - Êxodo 26: 31 a 37
•O véu do coração – II Corintios 3: 6-18-31
•O véu de Moisés – Êxodo 34: 33 a 35
•O véu de Rebeca – Gêneses 24: 65
•O véu de Tamar – Gêneses 38:14
Mulheres judias orando enquanto usa um Tichel.
O uso do véu entre mulheres judias casadas é, segundo formas mais restritas do Judaísmo ortodoxo, uma expressão da devoção e amor exclusivos de uma mulher pelo seu marido. Dessa forma, o Tichel e outras formas de cobertura para os cabelos, considerados uma parte sensual do corpo, são recomendados a mulheres judias de tradições mais ortodoxas como um ato de modéstia. O uso de cobertura para o cabelo é referido na Torah (Números 5:18), onde a cerimônia de punição as mulheres acusadas de adultério se inicia pela remoção dessa cobertura por um sacerdote. A Mishna (Ketuboth 7:6) e o Talmud (Ketuboth 72) também se referem à cobertura dos cabelos como uma obrigação feminina. Tanto a Torah (Cântico dos Cânticos 4:1) como o Talmud (Berakhot 24a) se referem aos cabelos como objeto de erotismo e sexualidade (ervah). Véus bordados também são usados de forma simbólica como coberturas para a arca que contém os rolos da Torah nas sinagogas. Essa cortina ou véu chamado parochet, é uma herança do véu do tabernáculo e dos véus que originalmente cobriam a Arca da Aliança e o Santo dos Santos (Kodesh Hakodashim) no Templo de Jerusalém. Esses véus separam fisicamente aqueles espaços considerados particularmente sagrado de outros espaços, e limitam o acesso a esses espaços. (Wikipédia)
O véu é apresentado por Paulo como um mandamento divino, mas as ideias fudamentais sobre o uso do véu pelas cristãs, Paulo herdou intelectualmente da cultura judaica. Lembrando que Jesus e Paulo eram judeus, estando ambos sintonizados com a revelação divina que vinha se manifestando na história por meio do povo hebreu.


No hay comentarios:

Publicar un comentario