domingo, 19 de julio de 2015

O VÉU DA VIÚVA

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)

O VÉU DA VIÚVA
Um costume que se popularizou foi a viúva se apresentar em público no velório com um véu preto e manter por um tempo o luto, incluindo o uso do véu. Este ritual também não é mandamento bíblico, mas já foi largamente seguido na era eduardiana da monarquia inglesa, hoje caiu em desuso. Mesmo assim nos circulos de pessoas ricas, famosas e de fino trato estes rituais ainda são observados.
As roupas… Para o funeral, as mulheres vestiam um vestido preto liso e véu negro. Deveriam considerar também um lenço negro bordado. Os homens usariam um terno preto, luvas, chapéu e gravata. O chapéu deveria ter uma faixa de tecido negro ao seu redor. Após o funeral, o uso dos trajes de luto era facultativo. Se você optasse por seguir os hábitos tradicionais, de origem vitoriana, deveria se abster de bailes, jantares, chás… Se você não quisesse abrir mão da sua vida social, era melhor não vestir o luto. Muitas famílias que se consideravam “bem nascidas” não envergavam o luto. Usavam trajes negros no funeral e depois, apenas cores discretas. Mas, se era para adotar o luto, que fosse completo. Os melhores tecidos para vestidos eram a casemira e uma variedade de algodão chamada Henrietta. Sarja francesa para os melhores trajes de alfaiataria. Para os casacos caseiros, crepes. A viúva deveria vestir uma espécie de boina escura, coberta com uma capa de renda ou crochê. Também poderia usar um véu de crepe ou musselina. Era costume usar durante o primeiro ano de luto, mas isso já havia caído por volta de 1908. Filhas solteiras deveriam usar um chapéu pequeno decorado com seda sem brilho ou véu de crepe. As luvas negras eram opcionais. Se jóias fossem usadas, apenas em pequena quantidade e feitas em hematita ou esmalte. A duração do luto variava de acordo com a relação que se tinha com o morto: Se a mulher morria, o marido usaria luto por dois anos; Se o marido morria, a esposa usava luto profundo por um ano. Nos 9 meses seguintes, o crepe era reduzido aos poucos, até que ela estivesse usando apenas o traje preto nos três últimos meses; (http://diariosanacronicos.com/blog/rituais-de-luto-na-era-eduardiana-1900-1914/)(2).
Frances Perkins usando um véu após a morte de Franklin D. Roosevelt

Até a desvariada Lady Gaga usando véu no velório do avô. Usar véu por tradição e moda as mulheres usam... Mas, usar para obedecer a Deus, isso não!!

No hay comentarios:

Publicar un comentario