domingo, 19 de julio de 2015

RAZÕES PARA USAR O VÉU

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro) 
RAZÕES PARA USAR O VÉU

1 - DOUTRINA NEOTESTAMENTÁRIA
Alguns libertinos cristãos procuram fugir da austera vida moral cristã, que é superior ao padrão judaico. Alegando que os cristãos não devem se sujeitar as ordenanças do Antigo Testamento. Esquecendo os tais que a Graça é mais rigorosa que a Lei. Se na Lei era pecado cometer adultério, na graça, olhar uma mulher com desejo malicioso, deve causar tamanha repulsa na alma cristã que ele deve se arrepender como se arrancasse o olho fora. Se a Lei orientava o fiel a amar seus amigos e odiar seus inimigos, na graça, a recomendação é mais austera: devemos amar, orar e bendizer os inimigos. Os que rebatem o uso do véu alegam que isto não passa de tradição oriental, ultrapassada e de costume local. Todavia, o texto central sobre o uso do véu está escrito no Novo Testamento, e foi usada toda uma argumentação racional, lógica e teológica de conteúdo espiritual para que as cristãs usassem o véu. Em toda a passagem de I Coríntios 11, nenhuma vez Paulo fez referência que era um problema local e por razões sociais daquela comunidade. O uso do véu pelas mulheres era questão cultural no Antigo Testamento, mas no Novo Testamento é questão doutrinária, espiritual. No Antigo Testamento não há argumentos sobre a obrigatoriedade de usar o véu por parte das mulheres, mas no Novo Testamento, o apóstolo Paulo desenvolveu todo um argumento teológico para que as mulheres usassem o véu.  Paulo não repetiu esta exortação em outras cartas para outras igrejas, porque as demais igrejas estavam seguindo este princípio cristão sem contestar. A única igreja “modernista” era a de Corinto!
2 - CARÁTER SAGRADO DO VÉU
O tabernáculo e o templo tinham divisórias de véu, quando o rosto de Moisés resplandecia com a glória de Deus, seu rosto foi coberto com véu. As noivas se apresentavam aos noivos com o rosto coberto com um véu. Estas simbologias representadas pelo véu falam deste elemento como uma redoma protetora de coisas sagradas. O que estava coberto com véu era sagrado. Portanto, quando uma mulher orar ou profetiza com véu, ela não esta sendo rebaixada, ela esta sendo na verdade revestida de caráter sagrado. Existe até uma relação de mistério entre as mulheres e os anjos. É como se a mulher coberta com véu esta espiritualmente vestida descentemente diante dos anjos. Quando uma alta dignidade morre e seu sarcófago é enrolado com uma bandeira, aquilo simboliza uma união entre o defunto e a nação representada pela bandeira de tecido.  Quando uma mulher cobre a cabeça com véu de tecido, esta mesma simbologia de união é manifestada diante de Deus, dos anjos e dos homens.
Freiras católicas usam véu continuamente.

3 – HIERARQUIA DIVINA
(versículos 4–7)
Tendo ensinado A hierarquia celestial e espiritual, na economia divina e na igreja cristã o apóstolo Paulo prossegue a ensinar que o véu é um símbolo de submissão a hierarquia divina como segue: Deus é o cabeça de Cristo, Cristo é o cabeça do Homem e o Homem é o cabeça da mulher. Tal argumento refuta qualquer desonestidade intelectual dos doutrinadores modernos que dizem que o uso do véu era um mandamento temporário e somente para a Igreja de Corinto. A razão aqui apresentada revela que o uso do véu transcende o tempo e o espaço, devendo ser usado por todas as cristãs que aceitam a hierarquia divina, bem como em todas as igrejas e em todos os tempos. A desculpa esfarrapada que era somente para diferenciar as cristãs das prostitutas é totalmente fora do contexto bíblico e fora do TEXTO BÍBLICO.
Nas funções espirituais de orar (comunicar-se com Deus) e profetizar (comunicar-se com as pessoas a respeito de Deus), o varão não deve cobrir a cabeça. Cristo, sendo a cabeça (ou autoridade) do homem, é invisível. A cabeça descoberta do homem simboliza a autoridade que Deus lhe deu sobre todas as coisas visíveis. Quando o homem exerce esta autoridade de forma apropriada glorifica ao Criador. Desta maneira sua cabeça descoberta reflete a glória de Cristo.
Se o homem cristão se cobre sua cabeça com algum cobrimento que tenha uma aparência religiosa então estaria declarando que ele não deseja exercer a autoridade dada por Deus. Dessa maneira ele estaria afrontando (desonrando) a Cristo. A cabeça descoberta e o cabelo bem cortado declaram que o homem cristão é varonil e que está disposto a aceitar suas responsabilidades na igreja.
A mulher que ora e profetiza deve reconhecer a autoridade do homem ao cobrir-se a cabeça com um véu. Deus formou à mulher do homem e para o homem. Quando a mulher cobre sua cabeça mostra que se sujeita ao homem e que está em harmonia com o plano de Deus para ela. Isto lhe dá autoridade para orar e profetizar. Mas como já vimos, seu direito de profetizar não inclui ensinar aos homens nem exercer autoridade na congregação (I Timóteo 2.11–12; 1 Coríntios 14.34–35).
A mulher cristã que não põe o véu como cobrimento cristão e mandamento de Deus declara abertamente que não quer sujeitar-se a sua cabeça (o homem) nem aceitar o plano de Deus para as mulheres. Ela demonstra que deseja exercer domínio sobre o homem e desta maneira recusa o lugar que Deus lhe deu. A verdade é que isto constitui uma rebelião contra Deus, porque Deus é quem deu ao homem a autoridade sobre ela.

4 – HERARQUIA DA CRIAÇÃO
Se aceitarmos a Bíblia como a Palavra de Deus, devemos aceitar o que ela expressa como sendo a vontade de Deus. A mulher cristã deve usar o véu quando ora e profetiza porque assim fazendo ela respeita a ordem da criação, em que o homem foi feito primeiro, e posteriormente Deus resolveu criar a mulher como uma auxiliadora do homem. O homem não foi feito para a mulher, mas a mulher para o homem. Quem não quiser aceitar esta palavra, está recusando a hierarquia da criação. O ensino deste mandamento bíblico em I Coríntios 11.8-9 tem suas raízes desde o ato da criação. Deus criou o homem e à mulher com propósitos diferentes, para que cumprissem papéis diferentes. Por isto criou a Adão primeiro e lhe encarregou que tivesse senhorio sobre toda a criação. Depois disse Deus: "far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea." (Gênesis 2.18). Então Deus tomou uma das costelas do homem e com ela criou à mulher." Portanto, diz a Bíblia, "a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos." (1 Coríntios 11.10).
Que vergonhoso é quando esta distinção entre o homem e a mulher se confunde! Hoje em dia muitas mulheres se vestem como os homens, não se cobrem, e cortam o cabelo. Muitas delas têm as mesmas responsabilidades que os homens no lar, no trabalho, na política, na igreja e na sociedade. Da mesma maneira existem homens que, devido à moda e à fraqueza de seu caráter, deixam crescer o cabelo e se embelezam usando roupa, joias, e perfumes que sugerem um toque feminino. Muitos destes homens não executam suas responsabilidades de serem líderes moral e espiritual. Tais homens afrontam (ou desonram) a Deus, o Criador.

5 – POR CAUSA DOS ANJOS

Tenho visto muitos cristãos que rejeitam o uso do véu na igreja, dizendo que não ficou claro porque as mulheres devem usar véu “por causa dos anjos”. Acontece que devemos obedecer a Deus, mesmo sem conhecer claramente os propósitos de certos mandamentos. Não compete ao servo questionar porque o Senhor esta dando aquela ordem. Devemos confiar que Deus sabe o que faz. Muitas explicações são dadas porque os anjos se comprazem em ver as mulheres cristãs usando véu, mas não importa quais são os reais motivos, o cristão obediente não questiona a Deus. Imagine Abraão levando Isaque para ser sacrificado. Era um mandamento muito incompreensível, o pai deveria matar o filho e oferece-lo a Deus em sacrifício no altar. Nem Abraão, nem Isaque questionaram o mandamento. Isaque não tentou fugir do destino que aparentemente Deus lhe reservou. Fico pensando o que se passava na cabeça de Isaque, mas independente do que passava em sua cabeça ele não esboçou rebeldia. Quando fico lendo os textos produzidos por aqueles que rejeitam o véu, fico triste por saber que Deus está pedindo algo tão pequeno, e os cristãos preferem distorcer a Palavra de Deus e tentar dar um sentido que não é verdade.  Ainda que estes seres criados por Deus para cuidar e servir tomam em conta a sujeição da mulher cristã. Eles mesmos se sujeitam a Deus. De outra maneira, perderiam seu lugar no céu. Os anjos de Deus se comprazem na sujeição da mulher cristã, que se manifesta por meio de sua obediência ao cobrir-se com um véu. Quando a mulher leva este sinal de autoridade, goza da presença e a proteção dos anjos. Os desobedientes querem contender, quando ficam argumentando: “Como um pedaço de pano na cabeça pode ser tão importante para Deus.” Não cabe a nós debater com Deus. Poderíamos também questionar porque um banho pode ter um significado tão importante para o ingresso da pessoa no reino de Deus, mas é isso que o batismo significa. Também poderíamos debater como um pedaço de pão e gole de vinho pode ser tão importante para a vida cristã. Os rebeldes discutem a validade do mandamento, o servo só obedece!
Alguns grupos cristãos vão além do que está escrito quando criam regras além da Bíblia como a cor do véu e até uniformes para certas Ordens religiosas.

6 – O TESTEMUNHO DA NATUREZA
13  Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? 14  Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? 15  Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. (I Coríntios 11.13-15)
A natureza ensina que o homem deve ter cabelos curtos e as mulheres cabelos crescidos. Não sei onde o apóstolo Paulo estudou biologia e os efeitos da hereditariedade e dos hormônios sobre o couro capilar dos seres humanos. Mas Paulo tinha razão, as naturezas biológicas do homem e da mulher são mesmos diferentes. O homem tem a tendência de ter uma cabeleira menor e tem muito mais possibilidade de perder a cabeleira, ficando careca. Enquanto que a calvície é mais rara nas mulheres. A bióloga Karla Patrícia explica:
Na verdade as mulheres também tem calvície. São casos mais raros e não tão intensos como ocorre nos homens. A calvície que vimos normalmente nos homens é conhecida como alopecia androgenética, ou seja, é uma calvície de origem genética e manifestada na presença de hormônios masculinos (andrógenos). Isso quer dizer, que mesmo nos casos de calvície feminina, uma das causas é o hormônio masculino, presente em muito pouca quantidade no organismo da mulher. A principal reação bioquímica que gera a calvície acontece quando a enzima 5-alfa-redutásia age sobre a testosterona (o principal tipo de hormônio masculino), produzindo outro hormônio, o di-hidro-testosterona (DHT). Esse hormônio é o grande responsável pelo afinamento dos fios e consequente queda, mas ele não é o único responsável. Afinal se a pessoa não tiver receptores celulares sensíveis ao DHT no couro cabeludo, o hormônio não age. E o que define a sensibilidade desses receptores é a herança genética. Na origem genética, a calvície é dominante nos homens. Isso quer dizer, que o problema se manifesta mesmo quando herdado somente do pai ou só da mãe. Nas mulheres a calvície é recessiva, ou seja, para que as mulheres percam os cabelos é necessário que acumule dois genes, um do pai e outro da mãe. Mas, como já dito, ter tendência genética não é o bastante. A herança só se manifesta em presença de testosterona, um hormônio masculino. Por isso, no caso das mulheres a calvície é tão rara. (Bióloga Karla). (1)
Quando o apóstolo Paulo apela para o argumento da natureza biológica para dizer que a mulher deve manter o cabelo crescido e o homem deve aparar o cabelo, ele está dando um motivo que não é transitório, cultural, local, mas sim um argumento que deve servir de base para que seja respeitada esta ordenança em todos os tempos e em todos os continentes. Paulo sustenta que Deus criou diferenças entre os homens e as mulheres que devem ser respeitadas pelos cristãos. O mundo prega a igualdade entre os sexos, tanto nas relações sociais, como no vestir, nos costumes e na condução do lar. A Palavra de Deus diz que Deus fez o homem e a mulher com naturezas diferentes e com funções sociais distintas. Quando a igreja do nosso século recusa-se a usar o véu, ela está recusando seguir o curso da natureza criada por Deus. O cabelo é o contrapiso do véu.


No hay comentarios:

Publicar un comentario