domingo, 19 de julio de 2015

O VÉU NO ISLAMISMO

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)

O VÉU NO ISLAMISMO
O uso do véu pelas mulheres muçulmanas tem um significado diferente do véu usado pelas cristãs, e por sua vez o véu no judaismo tem mais relação com o islamismo do que com o cristianismo. Enquanto o islamismo exige que as mulheres usem o véu para cobrir as partes consideradas atraentes, como os cabelos e em alguns casos mais radicais, cobrindo até o rosto para não despertar o desejo sexual nos homens. O véu no cristianismo está ligado ao culto e as orações das mulheres. O significado do véu para o apóstolo Paulo não tem valor social, mas espiritual.
Mulher usando um véu e vestuário compatível com o HIJAB

Uma variedade de peças de vestuário para a cabeça é usada por mulheres e meninas muçulmanas de acordo com o hijab (o princípio da modéstia no vestuário), normalmente sendo referidos no ocidente como véus. O principal objetivo do véu muçulmano é ocultar aquilo que poderia ser considerado sexualmente atraente para os homens. Muitas dessas peças de vestuário cobrem os cabelos, orelhas e garganta, mas não a face. O khimar é uma espécie de lenço para a cabeça. O nicabe e a burca são véus que cobre toda a face, exceto uma pequena fresta para os olhos. A burca afegã cobre o corpo todo, ocultando totalmente a face, exceto por uma rede que permite que a mulher que a está usando possa enxergar. A boshiya é um véu que pode ser usado como um lenço sobre a cabeça, que cobre toda a face com um tecido translúcido. É sugerido que a prática do uso do véu, incomum entre os árabes antes do surgimento do Islã, se originou no Império Bizantino e se espalhou posteriormente na região. O uso de véus e coberturas para a face por mulheres muçulmanas levantou questões políticas em países do ocidente, especialmente em Quebeque, na França e no Reino Unido. Há também um acalorado debate na Turquia, país secular de maioria islâmica, onde os véus foram banidos em universidades e prédios do governo por serem considerados um símbolo de militância política de grupos Islamistas. (Wikipédia)


No hay comentarios:

Publicar un comentario