domingo, 19 de julio de 2015

O VÉU NA IDADE MÉDIA

 Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)
O VÉU NA IDADE MÉDIA
Tomás de Aquino, teólogo católico da Idade Média explica esta declaração a partir de I Coríntios 11.10 simplesmente dizendo que é porque os anjos estão presentes no Santo Sacrifício da Missa. Os homens devem mostrar reverência, assim como as mulheres. As mulheres mostram reverência, cobrindo suas cabeças, e os homens mostram reverência por não cobrir suas cabeças.
Na era medieval, mulheres casadas normalmente cobriam a cabeça com véus, depois copiados pelo vestuário das freiras, indicando sua posição como "noivas de Cristo". (Wikipédia)
Por muitos séculos, até por volta de 1175, mulheres anglo-saxãs e anglo-normandas, excetuando as jovens solteiras, usavam véus que cobriam totalmente os cabelos e, por vezes, o pescoço e o queixo. Apenas no período Tudor (1485), quando o uso de capuzes se tornou popular, véus desse tipo começaram a ser menos comuns.
O uso do véu entre mulheres europeias também é atestado em situações de luto e em substituto às máscaras como método de ocultação da identidade de uma mulher. De maneira mais pragmática, o véu também era usado para proteger a pele do sol, da mesma forma que o keffiyeh é usado hoje em dia.


No hay comentarios:

Publicar un comentario