domingo, 19 de julio de 2015

O VÉU NA ÍNDIA

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro) 
O VÉU NA ÍNDIA
Na Índia o véu é usado pelas mulheres no dia-a-dia, e é visível que estas mulheres usam o véu mais como um enfeite, um ornamento e mesmo como um dispositivo de atração, nem sempre como um sinal de submissão ou humilhação.
No norte da Índia, mulheres hindus frequentemente se cobrem com véus em regiões rurais, particularmente em Gujarat e no Rajastão quando em situações tradicionais e diante de homens mais velhos. Este véu é denominado Ghoonghat ou Laaj. Seu propósito é demonstrar humildade e submissão aos anciãos. (Wikipédia)
Ao chegar a Índia, independente do local aonde se vá, com certeza  veremos a maioria das mulheres usando um lenço ou véu. Este véu, pode estar na cabeça, pode estar sobre os ombros, pode estar apenas jogado como um cachecol, pode estar amarrado na cintura, etc.

Duas famosas celebridades indianas e seus lenços.
Enfim, o véu é um acessório que não pode faltar na bolsa de uma mulher na Índia. Mas, vamos discutir um pouco sobre os diversos usos e funções do véu. A palavra véu é conhecida por dupatta ou chunari, sendo a dupatta a mais comum. O uso da dupatta ou véu varia conforme a região e a idade. Quanto maior e mais desenvolvida a cidade, mais se verá os véus e dupattas, mas com usos distintos, como estilo ou muito comum, passando ele todo na cara para proteger contra a poluição. Em Mumbai é assim. Algumas moças, nas grandes cidades, usam a dupatta ou um véu aleatório combinando com sua roupa estilo ocidental e jeans. Bem comum.
Já em outras cidades menores e mais conservadoras, a dupatta deve ser sempre usada com a kurta e o salwar. Nada de dupatta + jeans! (os mais tradicionais não suportam!). É possível também, que haja a distinção entre solteiras e casadas: as solteiras usam Kurta, salwar e dupatta e as casadas, usam o tradicional sari, cuja borda (pallu) já é feita justamente para ser puxada e cobrir a cabeça. Quem visita os pontos turísticos religiosos, como templos,  mesquitas e gurdwaras, é sempre bom ter um véu ou lenço dentro da bolsa, pois provavelmente terá que cobrir a cabeça ao entrar nestes locais. Até aqui, falamos sobre o uso prático da dupatta ou véu de acordo com a região e idade. Porém, há algo ainda mais profundo sobre o véu e o ato de uma mulher cobrir sua cabeça.


Ghoonghat - Creio que esta palavra não seja muito familiar, mas é a palavra correta para descrever o ato da mulher cobrir a cabeça ou até mesmo a face inteira. O ghoonghat deve ser feito pela mulher em relação a todos os homens conectados a ela através do casamento: marido, cunhado, sogro, tios, etc. E, também, em relação a todos aqueles que são mais velhos que seu esposo, ainda que não sejam da família. Em Mumbai, dificilmente você verá alguém fazendo o Ghoonghat. Porém, no Norte da Índia esta prática é muito comum, principalmente nas áreas rurais de estados como: Uttar Pradesh, Punjab, Haryana, Rajashtan, Bihar, UttarKhand, Madhya Pradesh entre outros. Quem opta por fazer o Ghoonghat ou tem esta tradição em família, geralmente cobre a face inteira, podendo observar o que se passa apenas atrás do véu. Muitas noivas fazem o Ghoonghat até que o seu sogro a permita remover o véu. Segundo a tradição, isto seria para manter a decência da noiva. Mas, só podemos ver este tipo de cena em áreas rurais ou filmes de Bollywood.
No geral, as mulheres que fazem Ghoonghat devem fazê-lo na frente dos mais velhos e convidados do sexo masculino. Na frente das mulheres e rapazes mais novos que ela, esta não precisa usar.
Também é muito usado pelas mulheres nômades dos desertos indianos, para proteger sua pele e olhos do sol e da areia. Há muita especulação sobre quando o Ghoonghat foi implantado na Índia. Alguns acreditam que foi após o Império Mughal, cuja religião era o islamismo e trouxe consigo.
(5)


No hay comentarios:

Publicar un comentario