domingo, 19 de julio de 2015

AMEAÇA DE EXCLUSÃO POR CAUSA DO VÉU

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)

AMEAÇA DE EXCLUSÃO
16  Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. (I Coríntios 11.16)
Após argumentar em quatorze versículos sobre a necessidade das mulheres cristãs usarem o véu quando ora e profetizam, usando argumentos espirituais (hierarquia divina, ordem da criação, os anjos e a natureza biológica) e nenhuma vez fez citação sobre alguma tradição judaica ou etiqueta cultural vigente, Paulo se irrita! Alias, os teólogos mercenários que se prestam para defender ideologias anticristãs nunca explicam porque o apóstolo Paulo que sempre teve uma postura antijudaica em suas doutrinas, teria agora alguma razão para defender um costume judaica de menor importância. Todo mundo sabe que se não fosse a revelação dada por Deus a Paulo sobre o plano de salvação, o cristianismo corria o risco de ser apenas uma seita judaica, mas Paulo cortou o cordão umbilical que ligava a igreja com o judaísmo. Não me venha então alegar que Paulo estava pregando uma ideia judaica. O versículo 16 revela que Paulo já estava exausto em argumentar com os coríntios dando suas alegações para que as mulheres da igreja de Corinto submetessem a usarem o véu. Então de forma velada e culta ele sugere que se a Igreja de Corinto persistisse em sua teimosia em não usar o véu, esta igreja não estaria enquadrada entre as igrejas de Deus. Quem conhece a arte da retórica percebe que Paulo estava dando de forma delicada um ultimato à igreja de Corinto.

Em um artigo intitulado “Prayer Veil” (orar com véu) que faz parte de uma série de estudos da Igreja Cristã Apostólica (Apostolic Christian Church), o autor traz a tona outra falsa interpretação deste versículo 16, pois muitos que não adotam o uso do véu na igreja, ou quando as mulheres oram ou profetizam alegam que é uma questão de costume e quem não quiser seguir este costume está tudo bem. Segundo estes pseudo-hermeneutas Paulo estaria dizendo que estaria disposto a esquecer o assunto em vez de ficar contendendo, que as igrejas de Deus não tem o hábito de contender, que  use o véu quem quiser. Mas o contexto do versículo não permite esta interpretação flácida. Após vários argumentos sobre o uso do véu, Paulo na verdade está dizendo que não vai ficar contendendo com quem não quer obedecer, mas lembra aos coríntios que as igrejas que são verdadeiramente de Deus seguem o costume doutrinário do véu. Assim como os coríntios, muitos líderes cristãos ficam contendendo criando factoides, e inventando explicações para justificarem seu desinteresse ao mandamento.

No hay comentarios:

Publicar un comentario