domingo, 19 de julio de 2015

O ESPÍRITO SANTO E O VÉU

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)

O ESPÍRITO SANTO E O VÉU
Algumas mulheres cristãs piedosas e tementes a Deus sentem vontade de usar véu, mas se sentem constrangidas em usar no culto e serem criticadas pelos demais, como estes testemunhos colhidos na internet:
Olá td bem??
Nos últimos dias, senti um grande desejo de usar o véu na santa Missa porém na minha paróquia ninguém usa o véu. É conveniente eu sozinha usá-lo? Como faço pra não chamar a atenção e nem ridicularizar?
1.                                                                                                                                                                                                       
Se você está sentindo o desejo de usar o véu, USE!
Você pode usá-lo sozinha na sua paróquia. Eu sou a única na minha paróquia que usa. Uso o véu em praticamente todas as santas missas, em qualquer paróquia que eu vá. Quem sabe depois você não ganha adeptas? Chamar atenção você vai, agora, isso é bem diferente de ridicularizar. As pessoas vão olhar, podem comentar, podem perguntar para você porque está usando, se não é proibido, se não é coisa do passado e, também, podem elogiar. Tudo isso aconteceu e acontece comigo. O medo maior está em nós, que vamos usar; depois que passamos a usar vemos que não foi um bicho de sete cabeças. Quando eu fui usar o véu perguntei ao meu pároco o que ele achava, ele me deu o maior apoio; porém, há padres que não gostam. E já até me mandaram tirar o véu, quando fui confessar. Uma pena. E ele ainda me perguntou de onde eu tinha tirado a ideia de usar o véu!

Portanto, esteja preparada para responder as perguntas que possam aparecer. O uso do véu é bíblico (I Cor), é uma tradição da Igreja, não foi abolido, nem proibido. Nossa Senhora usa o véu, não tem uma imagem dela sem o véu. E preste atenção nas suas roupas: dê preferência a usar saias/vestidos que vão, pelo menos, até o joelho, ao invés de calças; não use vestidos justos, roupa de alcinha, tomara-que-caia, decotes, short, bermuda, evite blusa/vestido sem manga. Se não tiver roupa de manga coloca um casaco, bolero. Não tenha medo! Depois que começar vai se acostumar e as pessoas também. Se você quiser, como falou o pe. Paulo, pode começar a usar somente na hora da comunhão, deixando o véu nos ombros e cobrindo a cabeça na hora da Santa Comunhão. Depois, quando tiver mais acostumada, pode usar o véu cobrindo a cabeça na missa inteira. Procure comungar recebendo o Corpo e o Sangue de Cristo diretamente na boca. Você pode, também, procurar saber se na sua cidade tem a Santa Missa tridentina, nessa missa todas as mulheres usam véu e você vai se sentir mais há vontade para começar. Boa sorte!

No hay comentarios:

Publicar un comentario