domingo, 19 de julio de 2015

REFORMA PROTESTANTE E O VÉU

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)
REFORMA PROTESTANTE E O VÉU
Entre os reformadores protestantes, a esposa de Martinho Lutero, Katherine, usava véu no culto público e John Knox e João Calvino ambos requereram que as mulheres usassem véu no culto público.  Entre os comentaristas da Bíblia que defendem o véu durante culto público destacamos, entre um vasto universo, John Gill, Charles Spurgeon, John Wesley, Matthew Henry, A. R. Fausset, A. T. Robertson, William Barclay, John Murray, G. G. Findlay, M. R. Vincent, Harry A. Ironside e Charles Caldwell Ryrie. Na verdade, até o século XX não houve nenhum teólogo reformado que ensinasse contra as mulheres cobrirem a cabeça em culto público.

JOÃO CALVINO
«Paulo estabelece, mediante dois argumentos, a preeminência que ele atribuíra ao homem sobre a mulher. O primeiro desses argumentos é que a mulher deriva a sua origem do homem, pelo que lhe é inferior quanto à posição. E o segundo é que, visto a mulher haver sido criada por causa do homem, ela, portanto, lhe é sujeita, assim como o resultado é sujeito à sua causa». (Calvino, in loc.).
João Calvino, um dos pilares da Reforma Protestante, considerado o mais bíblico deles, defendia o uso do véu.
TOMÁS DE AQUINO
Tomás de Aquino, mais conceituado teólogo católico da Idade Média explica esta declaração a partir de I Coríntios 11.10 simplesmente dizendo que: “é porque os anjos estão presentes no Santo Sacrifício da Missa. Os homens devem mostrar reverência, assim como as mulheres. As mulheres mostram reverência, cobrindo suas cabeças, e os homens mostram reverência por não cobrir suas cabeças.”
IGREJA ANGLICANA
Um véu sobre o cabelo faz parte do vestuário e hábito da maioria das ordens de freiras e irmãs religiosas na Igreja Católica e em algumas ordens religiosas femininas Anglicanas. (Wikipedia)

Além disso, em 1641 uma pintura do pregador Anslo de Rembrandt mostra-o dando conforto a uma mulher que usava um véu.

No hay comentarios:

Publicar un comentario