domingo, 19 de julio de 2015

O VÉU E OS “PAIS DA IGREJA”

 Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)
O VÉU E OS “PAIS DA IGREJA”
A história da igreja primitiva presta depoimento dizendo que as mulheres cristãs de então levavam o véu. Tertuliano, um líder da igreja que viveu nos anos 160–222 d.C. escreveu que não só as mulheres casadas, senão também as virgens usavam o véu nas igrejas que foram estabelecidas na época apostólica. Outro líder cristão da antiguidade, Crisóstomo, testemunha que em sua época também todas o levavam.
TERTULIANO
“Mas admoestamos às mulheres que não deixem esta disciplina do véu nem por um momento, nem sequer por uma hora.” — Tertuliano (160–222 d.C.); Em outra passagem escreve: "Te rogo, sejas tu mãe, ou irmã, ou filha virgem, cobre tua cabeça".  Tertuliano (160–222 d.C.)
“Em toda a Grécia, e algumas das suas províncias bárbaras, a maioria das igrejas mantém as suas virgens cobertas. Na verdade, esta prática é seguida em certos lugares sob o céu Africano.”
     “Além disso, apontarei como modelos as igrejas que foram fundadas por apóstolos ou homens apostólicos... Os Coríntios compreenderam o que ele disse. Até ao presente os Coríntios cobrem as suas virgens. O que os apóstolos ensinaram, os discípulos dos apóstolos confirmaram. [Tertuliano, The Veiling of Virgins The Ante-Nicene Fathers [O Véu das Virgens, Os Pais Pré-Niceia] vol. 4 pp 27-29,33].”
CRISÓSTOMO
Outro líder Cristão da antiguidade, Crisóstomo, testemunha que também na sua época todas as mulheres o usavam e escreve sobre o assunto na sua Homilia XXVI explicando I Coríntios 11 como as mulheres se devem cobrir com véu:
“Que fará a mulher cristã se descuidasse esta ordem? Calará a oração espontânea de agradecimento? Se enfrentará à tentação sem a arma da oração? Deixará de cumprir com seu Senhor, privando a uma alma precisada de um depoimento? Desafiará ao Senhor e menosprezará seu mandato, orando e testemunhando sem o véu? Desonrará a seu Senhor ou usará o véu durante todo o dia para assim encontrar-se o tempo todo em comunhão com seu Deus, disposta para testemunhar?” —Crisóstomo (344–407 d.C.)
«Se ela despreza a cobertura provida pela ordenança divina, que também desfaça a cobertura provida pela natureza». (Crisóstomo).
CLEMENTE
  Clemente disse que é desejo da Palavra que a mulher ore com a cabeça coberta.
 JERÓNIMO, AUTOR DA VULGATA
     Jerónimo também defendeu que a cabeça da mulher deve ser coberta com véu.
 AGOSTINHO DE HIPONA
     Agostinho de Hipona, na sua Carta CCXLV, escreveu que as mulheres não devem ter as suas cabeças descobertas uma vez que “o apóstolo ordena às mulheres que cubram as suas cabeças”.
HIPÓLITO DE ROMA
Hipólito, um líder da igreja em Roma, por volta do ano 200, compilou um registo de vários costumes e práticas na igreja das gerações que o precederam. O seu livro “Tradição Apostólica” contém a seguinte declaração:
      “Em resumo, os primeiros cristãos praticavam exatamente o que I Coríntios. 11 diz: os homens oravam com as cabeças descobertas. As mulheres oravam com as cabeças cobertas. Ninguém contestava isso, independentemente de onde vivessem - Europa, Médio Oriente, Norte de África ou Extremo Oriente.” [Tradição Apostólica de Hipólito].

1 comentario:

  1. Srs,
    Gostaria de ter as referências exatas das citações especificadas acima, para que eu possa pesquisar.
    Deus abençoe!!!

    ResponderEliminar