domingo, 19 de julio de 2015

DESCRIÇÃO DO VÉU


 Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)
DESCRIÇÃO DO VÉU
Segundo o dicionário Aurélio - Véu : “1- Tecido com que se cobre qualquer coisa. 2- Tecido transparente com que as mulheres cobriam a cabeça e/ou rosto. 3- Mantilha de freira. 4- O que serve para ocultar algum fato.” Véu é um tecido ou peça de vestuário, utilizado quase exclusivamente por mulheres de diferentes culturas, usado para cobrir totalmente ou em parte a cabeça e a face. Uma visão é a de que se trata de um item religioso, usado para honrar um local ou objeto de culto. As funções socioculturais, psicológicas e sociosexuais do véu, entretanto, não foram extensamente estudadas, mas provavelmente também incluem a manutenção de uma distancesocial, a comunicação de status social e identidade cultural. Em sociedades islâmicas, várias formas de véus foram adotadas da cultura árabe onde o Islã nasceu. A palavra "véu" é derivada do latim vēlum, que também era usada para denominar as vela das embarcações. Há duas teorias sobre a origem do termo vēlum:• da raiz indo-europeia *wel-, significando "cobrir"; •da raiz indo-europeia *wegh-, que significa "carregar um veículo". (Wikipédia)
Vanessa do véu, ungida pelo Espírito Santo, bem conhecida no Brasil.
  

VÉU UM ELEMENTO PROTETOR


O véu também foi usado por homens como um ornamento de proteção. Espiritualmente alguns grupos de povos como Tuaregues, Songhai, Hauçás, Fulas e Mouros, usavam-no associado à proteção contra maus espíritos, mas muito provavelmente tem origem em usos mais pragmáticos, como proteger a face das condições rigorosas do deserto. Os homens passam a usar aos 25 anos de idade um tipo de véu que cobre toda a face, exceto os olhos, e não o removem mesmo junto aos membros de sua família. Ao redor do mundo, muitos trabalhadores da construção civil e camponeses usam chapéus, ou mantos como um véu para proteger-se dos raios solares. Alguns improvisam uma camisa ou toalha que lhe sirva como um véu protetor.

No hay comentarios:

Publicar un comentario