domingo, 19 de julio de 2015

VÉU É QUESTÃO DE ORDEM

Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)

(Parte do livro)


VÉU É QUESTÃO DE ORDEM
QUESTÃO DE HIERARQUIA (versículo 3)
Deus ama a ordem. Por isto estabeleceu o ordem que devemos seguir na igreja. Quando nós saímos desta ordem nos rebelamos contra ele. A partir desse momento Deus nos tira o direito de chamar-nos cristãos.
Recorde que I Coríntios 11 trata da ordem e da autoridade na igreja. Cristo como cabeça da igreja, é cabeça de todos os membros, tanto do varão como da mulher. Gálatas 3.28 diz: " Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." Quanto à salvação e os privilégios em Cristo não existe diferença entre o homem e a mulher. São iguais. Mas quanto à administração na igreja, Cristo a dirige por meio dos varões cheios do Espírito Santo (I Timóteo 2.11–12). Por esta razão em I Coríntios 11.3 se fala da ordem administrativa dizendo: "Cristo é a cabeça de todo homem, o homem é a cabeça da mulher". Agora completamos o quadro desta maneira:
Na administração da igreja a mulher cristã se sujeita ao homem. Esta sujeição não significa uma sujeição de escravatura nem de exploração. Também não indica que a mulher é menor em importância do que o varão. Isto se relaciona somente com a função administrativa da mulher dentro da igreja e lar não tem relação com seu valor e importância. "Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor." (I Coríntios 14.37). Obedecer a Deus traz ordem e harmonia.
A mulher cristã, sim, tem um ministério a cumprir. Ela também tem dons espirituais que exerce no reino de Deus. Na igreja primitiva vemos que muitas mulheres exerciam seus dons ajudando grandemente na obra. Mas sempre o faziam segundo esta ordem bíblica, não participando na administração da igreja. As mulheres não exerciam autoridade sobre os homens.
Ainda que Deus pôs uma distinção clara entre o homem e a mulher, os dois se completam um ao outro. Os versículos 11–12 ilustram perfeitamente esta interdependência. A primeira mulher foi criada de uma costela do primeiro homem. Mas agora cada homem nasce de uma mulher. O homem e a mulher dependem um do outro. As mulheres precisam dos homens quanto a suas qualidades de força e liderança. Os homens precisam das mulheres por causa de sua gentileza e virtude. No entanto, como diz a última frase do versículo 12, "tudo vem de Deus". Que ilustração mais perfeita de harmonia e intercâmbio!
Sabemos que o plano de Deus é perfeito. Encontramos a maior felicidade e utilidade em nosso serviço cristão se todos nos sujeitamos a sua vontade e trabalharmos no lugar onde ele nos põe. Mas quando desobedecemos a sua vontade nos convertemos em rebeldes.
Ordem - autoridade e sujeição
     “Mas quero que vós saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem é a cabeça da mulher, e Deus é a cabeça de Cristo” (ver.3).
     Paulo, agora, estabelece aqui as bases do novo ensino que vai revelar a seguir. O ensino que ele vai expor só se entende bem se tivermos em conta as premissas por ele aqui enunciadas, a saber, que Deus é a cabeça de Cristo, que Cristo é a cabeça do homem e que o homem é a cabeça da mulher.
      As palavras de Paulo no Ver. 3 revelam implicitamente os dois alicerces que garantem a ordem e a harmonia no funcionamento da igreja, nomeadamente, a autoridade e a sujeição a essa autoridade.
      É impossível que uma igreja funcione bem sem estes dois alicerces.
      Nesta epístola é evidente a preocupação de Deus com a ordem que deve haver na igreja.
     Em 1 Coríntios 14: 33 e 40, Paulo diz, relativamente à igreja, quando esta se reúne, que Deus privilegia a ordem - não a confusão.
      “Porque Deus não é Deus de confusão, mas de paz. Como em todas as igrejas dos santos.
      “Mas faça-se tudo com decência e ordem”.
      Temos, então, no texto em consideração, a autoridade de Deus em relação a Cristo e a sujeição voluntária de Cristo em relação a Deus; temos a autoridade de Cristo em relação ao homem e a sujeição do homem em relação a Cristo; e temos a autoridade do homem em relação à mulher e a sujeição da mulher em relação ao homem. Estes exemplos de autoridade e sujeição foram concebidos por Deus e são fundamentais para que haja ordem e harmonia garantidas.
      Todo o crente no Senhor Jesus Cristo curva-se perante esta declaração divina. Quando Deus diz que a cabeça da mulher é o homem, é caricato, ridículo e inútil haver quem queira disputar e discutir a questão.
      Claro está que isto nada tem a ver com superioridade e inferioridade, mas tão-somente com ordem. Exemplo disso é a autoridade de Deus em relação a Cristo e a sujeição de Cristo em relação a Deus. Ambos são Deus, mas porque Deus é um Deus de ordem, o Pai está em lugar de autoridade com amor, e Cristo em lugar de sujeição voluntária. O mesmo é esperado de homens e mulheres. Aqueles devem exercer a sua autoridade com amor e estas devem ocupar o seu lugar de sujeição voluntariamente.
      Mas não há algumas mulheres mais inteligentes do que os seus maridos? Sem dúvida! E daí? Não há filhos mais inteligentes do que os seus pais? Será que tal fato justifica que desobedeçam aos seus procriadores? Porque a mulher possui um melhor dom de palavra do que os homens que falam em público, não justifica que ela ocupe um lugar que Deus não lhe deu. Os filhos podem ser mais inteligentes e capazes do que os pais, e ainda assim quem deve estar no lugar de autoridade são os progenitores e no lugar de sujeição, os descendentes.
      A questão é inteiramente de ordem, pois Deus é um Deus de ordem. O modo de funcionamento do universo faz dissipar qualquer dúvida a este respeito.
      No dia em que os filhos tomarem o lugar de autoridade na família, teremos o caos garantido. Ora é exatamente isso que está a acontecer nas igrejas onde as mulheres desorbitam da sua esfera, ocupando o lugar de autoridade.
     O argumento que muitos apresentam, “Mas ela é uma bênção tão grande …”, não passa de uma falácia, de uma enorme armadilha. Quando Moisés feriu a rocha em vez de simplesmente lhe falar, como o Senhor tinha ordenado, apesar de dela ter brotado água para dessedentar os Israelitas, ter brotado, portanto, bênção, o resultado não justificou a sua ação - além de que granjeou-lhe o desagrado do Senhor e destituiu-o da honra e privilégio de introduzir o povo na Terra Prometida (Núm. 20:7-12). Que as irmãs atentem para este aviso e não falhem a recompensa.
     Deus nunca pretendeu que a mulher fosse uma criatura independente à parte do homem; mas que estivesse associada a ele e que juntos tipificassem a relação que existe entre Cristo e a Sua Igreja (Efé. 5:22-33).
      Ora, se a mulher representa a Igreja, que está sujeita a Cristo, não há dúvida alguma que a mulher deve estar sujeita ao homem, pois é esse o papel da Igreja relativamente a Cristo - sujeição.
      Nós não esperamos que o mundo se sujeite à Palavra de Deus. O mundo faz pouco ou nenhum caso do que Deus diz. A sua atitude distingue-se pela forma como desafia e transgride as leis Divinas. Já das filhas de Deus esperamos que se sujeitem à autoridade das Escrituras e deem ouvidos ao que estas dizem sobre este importante assunto.
 Uma palavra às mulheres
      Mulher, mantém-te no lugar de infinita sabedoria que Deus te reservou. O teu lugar não é o lugar de “cabeça”; esse pertence ao homem e é da sua inteira responsabilidade perante Deus. A parte da liderança não é tua, mas dele. O Senhor quis que assim fosse. A tua esfera é de recato, mas maravilhosa. Não a manches introduzindo-te no território dele. O clamor universal relativamente aos “direitos” da mulher é contra Deus; é um ato de rebelião, um péssimo sinal dos últimos dias. Mantém-te no teu lugar no temor do Senhor, no lugar em que o Senhor achou que podias brilhar mais, pois não podes brilhar tanto como correspondendo ao propósito para o qual Deus te criou. O grande objetivo de Satanás foi sempre procurar frustrar esse propósito. Quanto mais te quiseres parecer com o homem, mais destituída ficarás da vontade de Deus para ti. Quanto mais feminina fores mais agradarás ao Senhor. Uma mulher nunca pode ser demasiado feminina pela simples razão de ser mulher. É tua responsabilidade evitares que modas, tendências, inovações, ou o que quer que seja, te façam parecer masculina. Tu és a glória do homem (Ver. 7); não queiras ser a sua vergonha (Ver. 5).
O uso do véu simboliza esta ordem divina na qual Cristo se sujeita voluntariamente ao Deus Pai, e as mulheres se sujeitam voluntariamente ao homem. Quis Deus que esta singela peça de tecido tivesse profunda representação tipológica sobre a ordem do universo e do mundo. É lamentável que muitos líderes cristãos deixando de analisar estritamente o texto bíblico partem para uma alucinante interpretação histórica sobre o valor cultural do véu, alegando que Paulo está dando uma ordem local e temporária. Mas sejam sinceros, não são argumentos sociais que Paulo usa para forçar a igreja de Corinto a se adequar ao costume doutrinário das outras igrejas. São argumentos espirituais, fundamentado na ordem celestial e divina estabelecida por Deus sobre a posição de Deus, de Cristo, do Homem e da Mulher no universo. Se em vez de olhar para o que diz a Palavra de Deus, preferem devanear em suas filosofias humanas. Lavo minhas mãos.


No hay comentarios:

Publicar un comentario