martes, 21 de octubre de 2008

VESTE DE HOMEM E DE MULHER

ENTRE QUASE TODOS OS POVOS DA TERRA SE PODE NOTAR UMA DIFERENÇA QUE SEPARA AS VESTES PECULIAR AOS HOMENS E AS VESTES PECULIAR AS MULHERES. OS HEBREUS TINHA DIFERENÇA EM SUAS VESTES QUE DISTINGUIA OS HOMENS DAS MULHERES I INCLUSIVE DEUS ORDENOU QUE ESSAS DIFERENAÇS FOSSEM DETERMINADAS NAS VESTES, COM ESTA ESCRITO NO LIVRO DE DEUTERONOMIO 22.5;


Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus


É BASICAMENTE POR ESTA PASSAGEM BÍBLICA QUE AS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS DE LINHA CONSERVADORA SE APOIAM PARA PROIBIR NOS DIAS MODERNOS A CALÇA COMPRIDA PARA AS MULHERES DO MUNDO OCIDENTAL, JÁ QUE É ROUPA PECULIAR AOS HOMENS. MAS É IMPORTANTE QUE ANALIZEMOS HISTÓRICAMENTE O ASSUNTO.


A GRANDE ENCICLOPÉDIA DO CONHECIMENTO DIZ:

"Já no seu tempo, embora a arte do vestuário não tivesse evoluído grandemente, manfestavam-se diferenças entre ricos e pobres, HOMENS E MULHERES."


A - CHINA

NA CHINA A ROUPA ERA MODESTA, BLUSÃO SOLTO, FECHADO NO PESCOÇO, DESCENDO EM LINHAS SINGELAS ATÉ OS JOELHOS, SOBRE CALÇAS JUSTAS. OU ENTÃO APENAS O CAMISOLÃO SOLTO, DO PESCOÇO AO PÉ.

SEGUNDO A SCHOOLMASTER HAVIA DIFERENÇA DA ROUPA MASCULINA PARA A FEMININA, A MASCULINA ERA UMA BATA LARGA E SOLTA, MANGAS AMPLAS, E AS CALÇAS FOLGADAS E CURTAS, TA´BÉM VESTIMA JAQUETAS AS VEZES SEM MANGA, E ELAS ERAM FEITAS DETAL MANEIRA QUE PODIAM SERVISTAS UMAS SOBRE AS OUTRAS.


B - JAPÃO

Período Yamato

Tanto homens quanto mulheres usavam roupas de mangas rectas, compridas e apertadas. Como roupa de baixo os homens vestiam uma calça folgada chamada hakama e as mulheres uma saia longa de pregas chamada mo. Períodos Asuka e Nara Nesta época as peças do vestuário da corte imperial mostravam a forte influência chinesa no arquipélago.


C - CRETENSES

ENTRE ELES HAVIA TAMBÉM ROUPA PECULIAR AOS HOMENS E ROUPA PECULIAR AS MULHERES. SEGUNDO MARIO DONATO ELES SE VESTIAM ASSIM:

"Homens e mulheres usavam a mesma coisa, isto é, retângulos de panos de lã arranjados de modos diferentes. O HOMEM levava apenas o pedaço de pano que servia de saiote, quando lutava, trabalhava, ou quando estava em casa a vontade. A passeio, punha aos ombros mais um pedaço de pano debruçado, preso junto ao pescoço por uma espécie de alfinete de gancho. A MULHER usava dois retangulos, um à frente, outro atrás, presos aos ombros, com atacadores à cintura, com uma faixa."

D -OS DORIOS E OS JÔNICOS

OS HOMENS SE VESTIAM COM UMA TÚNICA INTERIOR, A MODO DE CAMISA, COM OU SEM MANGA E UM VESTIDO EXTERIOR PRESO NUM DOS OMBROS, TODO O RESTO CAÍA PARA AS COSTAS E PARA O PEITO LIVREMENTE. NÃO ERA MUITO COMPRIDA, NEM CHEGAVA AOS JOELHOS PRIMITIVAMENTE.

AS ROUPAS FEMININAS ERAM DIFERENTES, COBRIAM A CABEÇA E USAVAM ROUPAS EXTERIORES CHAMADAS PEPLO FORMADA DE UMA PEÇA DE TECIDO RETANGULAR, CUJAS PONTAS ERAM APANHADAS DE UM LADO DO CORPO, DEPOIS DE TER ENVOLVIDO O OUTRO.

E - ROMANOS

OS ROMANOS SEGUINDO A ORDEM DIVINA NA NATUREZA TAMBÉM TINHAM ROUPAS MASCULINAS E FEMININAS, POR EXEMPLO O PALLIUM.
O " PALLIUM" HAVIA SIDO INTRODUZIDO NA ÉPOCA DA REPÚBLICA NOS COSTUMES ROMANOS E ERA INSPIRADA NO MANTO GREGO.

F - HEBREUS

POR INSTITUIÇÃO DIVINA O POVO HEBREU DEVERIA TRAZER DISTINÇÕES NOS TRAJES, AQUELES QUE ERAM PARA USO EXCLUSIVO DOS HOMENS E OS QUE DEVERIAM SER PARA USO EXCLUSIVO DAS MULHERES CONFORME DEUTERONOMIO 22.5.

A GRANDE ENCICLOPÉDIA DO CONHECIMENTO ADMITE ESTE FATO HISTÓRICO E BÍBLICO DIZENDO :

"Para deferenciação do sexo podemos mencionar novamente os HEBREUS cujas matronas cobriam os cabelos com véus, enquanto as virgens usavam a cabeça descobertas e os cabelos solto."

O PADRÃO DIVINO É QUE HOMENS DEVEM USAR UM TIPO DE VESTE E MULHERES OUTRO TIPO DE VESTE. NO NOSSO ENTENDIMENTO O HOMEM NA CULTUIRA OCIDENTAL DEVE USAR CALÇA COMPRIDA E A MULHER VESTIDO OU SAIA. É PERIGOSO O CRUSO DE ALGUMAS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS QUE NÃO POSSUEM NENHUM REGRA QUANTO A QUESTÃO DAS VESTES QUE DEVEM DIFERENCIAR O HOMEM DA MULHER.

DEUS QUER DIFERENCIAR, SANTANAS QUER EQUIPARAR. DEUS QUER SEPARAR ( SANTIFICAR) SATANÁS QUER ECUMENIZAR, AMORNAR, MISTURAR... DEUS É SIM, SIM OU NÃO NÃO, SATANÁS É UMA INFINIDADE DE POSSIBILIDADES...

No hay comentarios:

Publicar un comentario