OS ENFEITES CIRCULARES SÃO TODOS OS ORNAMENTOS QUE CIRCULAM EM VOLTA DE ALGUMA PARTE DO CORPO HUMANO COMO O PESCOÇO, O BRAÇO, O DEDO E O TORNOZELO.
OS HOMENS COMO AS MULHERES FAZEM USO DESSES ENFEITES, MUITAS VEZES SÃO ORNAMENTOS COM SÍMBOLO SOCIAL COMO O ANEL QUE JÁ MARCOU ÉPOCAS E ERA UMA CARACTERÍSTICA DOS REIS USÁ-LOS.
OUTROS ENFEITES CIRCULARES POSSUEM UTILIDADE COMO O RELÓGIO. MAS A GRANDE MAIORIA DOS ORNAMENTOS SÃO PURAMENTE DECORATIVOS, E AS PESSOAS QUE O USAM O FAZEM POR VAIDADE.
1 - BRACELETE
O BRACELETE É USADO NO PULSO E EXISTE EM VÁRIOS POVOS COMO UMA MANEIRA DAS PESSOAS SE ENFEITAREM, NÃO PRECISA DIZER QUE SEMPRE AS MULHERES FORAM AS MAIORES USUÁRIAS DESTE ORNAMENTOS.
O BRACELETE É GERALMENTE FEITO DE METAL, MAS TAMBÉM EXISTE AS FITAS DE PANO USADA COMO UM AMULETO ONDE SE ESCREVE O NOME DO SANTO QUE SE É DEVOTO ( OSCATÓLIVOS DO BRASIL FAZEM MUITO USO DISTO).
NOS DIAS MODERNOS EXISTEM BRACELETES FEITOS DE MUITOS OUTROS MATERIALS, POR EXEMPLO, COMO O PLÁSTICO. O BRACELTE APARECE NA LISTA NEGRA DE ISAÍAS (3.19). O BRACELTE POSSUI VARIAÇÕES COMO A PULSEIRA.
2 - GARGANTILHA
ORNAMENTO QUE SE USA NA GARGANTA, DIFERENCIANDO DO COLAR POR FICAR MAIS JUSTO E APERTADO. EM ALGUMAS RELIGIÕES É USADO COMO UMA COLEITA EM QUE O dEUS A QUEM SE É DEVOTO REPRESENTA QUE É O DONO DE QUEM USA A TAL COLEIRA.
3 - CADEIA
CORRENTE QUE SE USA PARA DAR VOLTAS EM CERTOS MEMBROS DO CORPO COMO O BRAÇO E O TORNOZELO. AS CADEIAS DE ARTELHOS SÃO CITADOS NA LISTA NEGRA DE ISAIAS (3.20)
4 - ANEL
O ANEL FOI USADO EM MUITAS MONARQUIAS PARA SIMBOLIZAR O PODER E AUTORIDADE DE ALGUÉM, POR ISSO QUE JOSÉ DO EGITO USAVA UM ANEL, ALIÁS, DADO A ELE PELO FARAÓ, NO ATO DA INVESTIDURA UMA DAS PEÇAS DO ORNAMENTO QUE SIMBOLIZAVA AUTORIDADE ERA O ANEL.
41 mapa Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
42 E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço (GEN 41.41-42)
MAS A GRANDE VERDADE É QUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE USAM ANÉIS NO DEDO QUEREM SIMBOLIZAR APENAS UMA COISA: VAIDADE.
NA ENCICLOPÉDIA PRODUZIDA PELA NOVO BRASIL EDITORA BRASILEIRA S/A NA PÁGINA 61 DIZ O SEGUITE SOBRE O USO DE ANÉIS PELOS ROMANOS:
"as mulheres cobriam-se , memso em casa, de pesadas jóias. Aneis eram usados em profusão, diversos em cada dedo, exceto para o dedo medio, que, por motivos mágicos, devia permanecer livre. Aneis pesados para o inverno e anéis leves para o verão. A VERDADE CAMPEAVA ENTRE AS MULHERES PATRÍCIAS."
O ANEL APARECE NA LISTA NEGRA DE ISAÍAS (3.21)
5 - COLAR
O USO DO COLAR PELO MENOS EM ALGUMAS SOCIEDADES TINHA UMA CONOTAÇÃO DIFERENTE DA QUE COMUMENTE VEMOS NA SOCIEDADE DOS VAIDOSOS DO OCIDENTE. PELO MENOS É O QUE HERBERT SPENCER PODE CONCLUIR SOBRE O QUE ELE ANALIZOU DE CERTOS POVOS, SEGUNDO SUAS OBSERVAÇÕES, MUITOS COLARES ERAM USADOS COMO TROFÉUS:
"quando um caçador matava um animal, muitas vezes carregava alguma parte que lhe parecia útil ou decorativa, ou que serviria como permanente recordação de sua proeza."
OUTROS POVOS E TRIBOS USAVAM COLARES FEITOS DE DENTES DE ADVERSÁRIOS ABATIDOS, ENQUANTO EM OUTROS, OS OSSOS DOS INIMIGOS ERAM CARREGADOS COMO ORNAMENTOS, SEMELHANTE AS MEDALHAS OFERECIDAS PELO GOVERNO AOS SOLDADOS QUE VOLTARAM VITORIOSOS DA GUERRA.
OLHANDO POR ESTE ANGULO É CORRETO OSTENTAR UM COLAR, DESSDE QUE SEJA EM UMA OCASIÃO ESPECIAL E QUE SEJA USADA POR ALGUÉM QUE A RECEBEU POR SEUS FEITOS HERÓICOS. MAS PENDURAR COLAR FORA DESSA CIRCUNSTÂNCIA É PURA VAIDADE. O COLAR APARECE NA LISTA NEGRA DE ISÁIAS 3.18)
No hay comentarios:
Publicar un comentario