martes, 21 de octubre de 2008

LEIS DA INDUMENTÁRIA

II - AS LEIS DA INDUMENTÁRIA
BASEADO EM QUE OS GRUPOS RELIGIOSOS PROIBEM OU APROVAM CERTAS INDUMENTÁRIAS .... A GRANDE MAIORIA DAS IGREJAS EM NOME DA “ ACULTURAÇÃO” TEM NEGADO VÁRIOS CONCEITOS BÍBLICOS TAXANDO-OS DE COSTUMES ORIENTAIS. MAS A PALAVRA DE DEUS REPETE CONTINUAMENTE SOBRE A ABOMINAÇÃO QUE É PARA DEUS AS VESTES HOMOGENIA PARA HOMEM E PARA MULHER ( DEUTERONÔMIO 22.5). A FÚRIA DIVINA TAMBÉM SE LEVANTA CONTRA AS INDUMENTÁRIAS E ORNAMENTOS SENSUAIS QUE EM GERAL AS MULHERES USAM ( ISAÍAS 3.16-24).



"16 Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés;
17 Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez,
18 Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,
19 Os pendentes, e os braceletes, as estolas,
20 Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,
21 Os anéis, e as jóias do nariz,
22 Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.
23 Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.
24 E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura." ( ISAIAS 3.16-24)





a maldição para os vaidosos será a feiura eterna...



DEUS AMEAÇA COM DEFORMAÇÃO E COM FOGO ATORMENTADOR PARA CASTIGAR AS PESSOAS QUE QUEREM SE MOSTRAR MAIS BELA DO QUE O SEU PRÓPRIO PARECER NATURAL ( ISAÍAS 3.24).


MUITAS COISAS QUE FORAM CRIADAS EM TEMPOS RECENTES NÃO ESTÃO PROIBIDAS NAS ESCRITURAS DE FORMA DIRETA PORQUE NAQUELES DIAS NÃO EXISTIAM, UM EXEMPLO DISTO É A GRAVATA.
]
DEVEMOS ANALISAR CERTAS LEIS FILOSÓFICO-TEOLÓGICAS, QUE SÃO BASEADAS NAS ESCRITURAS E VER SE É CERTO OU NÃO USAR GRAVATA. É POREM, SUMAMENTE IMPORTANTE QUE TAIS DECISÕES DE CERTO E ERRADO DEPENDAM DE EXPOSIÇÃO BÍBLICA E FUNDAMENTADAS EM LEIS CLARAS. PAULO NOS EXORTA A ANDAR SEGUNDO “as mesmas regras” ( FIL 3.16),


JÁ O PROFETA ISAÍAS DIZ QUE A RELIGIÃO DE JAVÉ É PAUTADA EM “regra sobre regra , regra sobre regra” ( ISAIAS 28.10.)
AS LEIS DE INDUMENTÁRIAS SERÃO EXPOSTAS DE ACORDO COM A LEI DE CRISTO ( GÁLATAS 6.2). ORAMOS E MEDITAMOS BASTANTE NA PALAVRA DE DEUS PARA QUE FOSSEMOS “iluminados no conhecimento da glória de Deus “ ( II CORINTIOS 4.6) E ASSIM PROCURAMOS “discernir bem tudo” SOBRE VESTES E ORNAMENTOS ( I CORINTIOS 2.15).
NA ÉPOCA DO REI FRANCÊS LUI XIV FOI PROMULGADA 11 LEIS PARA A MODA E A VAIDADE. MOSTRANDO QUE HÁ NECESSIDADE DE REGULAMENTAR AS INDUMENTÁRIAS EM PADRÕES CRISTÃOS.
1 – UTILIDADE O CRISTÃO DEVE FAZER ( OU VESTIR) O QUE É ÚTIL ( HEBREUS 13.7) E TUDO O QUE É ÚTIL DEVEMOS ANUNCIAR “ OU VESTIR” (ATOS 20.20):

“ Sabeis que nada, que útil seja, deixei de vos anunciar” .


OS CINTOS ERAM USADOS NOS TEMPOS BÍBLICOS, NÃO SOMENTE PARA SEGURAR A ROUPA, MAS TAMBÉM PARA PENDURAR OBJETOS VALIOSOS OU DINHEIRO, COMO PODEMOS EXTRAIR DO TEXTO DE MATEUS 10.9:

” Não leveis, ouro, nem prata, nem cobre, em vossos CINTOS.”
POR ISSO PODEMOS DIZER QUE A LEI DEA UTILIDADE DA INDUMENTÁRIA ESTA EXPRESSA EM TODA A ESCRITURA. COMPETE AOS LÍDERES DA IGREJA, E A CADA CRENTE QUE QUER FAZER A VONTADE DE DEUS, QUE ELE BUSQUE VESTIR-SE DE ACORDO COM OS PADRÕES DA LEI DE DEUS.
POR QUÊ JESUS USAVA SANDÁLIA ( MATEUS 3.11) ... PORQUE A SANDÁLIA É UM CALÇADO E COMO TAL ESTE TEM A FUNÇÃO UTILITÁRIA DE PROTEGER OS PÉS CONTRA CORTES, CONTRA O CALOR DA AREIA, DAS PEDRAS, OU COMOM NOS DIAS MODERNOS, CONTRA O ASFALTO QUENTE DAS RUAS.O BOTÃO QUE TEM VERDADEIRA UTILIDADE DE FECHAR A CAMISA, OU ZIPER QUE FECHA A CALÇA, SÇAO ACESSÓRIOS UTILITÁRIOS. UMA HISTÓRIA INTERESSANTE É A BOLSA, JÁ QUE AS ROUPAS EM TEMPOS PASSADOS NÃO POSSUIAM ESTE ACESSÓRIO EXTREMAMENTE ÚTIL NOS DIAS MODERNOS. MAS ANTIGAMENTE OUTRA INDUMENTÁRIA SUPRIMIA ESTA FALTA, TRATAVA-SE DA BOLSA QUE INCLUSIVE EM CERTA OCASIÃO JESUS RECOMENDOU QUE SEUS DISCÍPULOS USASSEM :”disse-lhe:Pois agora aquele que tiver bolsa, tome-a ...” ( LUCAS 22.36)
J. C. FLUGEL NOS FALA DE UM TIPO DE INDUMENTÁRIAS CUJA FINALIDADE É INÚTIL, MAS QUE MUITOS INDIVÍDUOS PENSAM QUE TAIS ORNAMENTOS POSSUEM UMA SUPOSTA UTIIDADE:“poucos de nós podemos nos gabar de ter inteiramente afastado a escravidão da supertição. Não poucas pessoas usaram num momento ou outro de suas vidas, um colar, um anel, uma jóia, ou outro trabalho ornamental que supostamente tem propriedades defensivas, tais como a de evitar doença ou acidente. Realmente existe uma ampla tradição mágica acerca de algumas pedras preciosas usadas como ornamento hoje em dia... tanto que na Idade Média se supunha ter a cruz o poder de espantar o Diabo e seus capetas.”





2 – O SÍMBOLO SOCIAL






UMA VESTE OU ORNAMENTO PODE SER ACEITO CASO ELE REPRESENTE UMA ALIANÇA ENTRE PESSOAS DA SOCIEDADE, NESTA SITUAÇÃO ROUPAS QUE NORMALMENTE NÃO SE ACEITARIA, DEVEM SER VISTAS COM NATURALIDADE.COMO POR EXEMPLO, UM BONÉ USADO POR POLICIAL QUE FAZ PARTE DO SEU UNIFORME E QUE NELE TENHA O EMBLEMA DE SUA CORPORAÇÃO, JÁ UM BONÉ OU CAMISA EM CUJA ESTAMPA APAREÇA O EMBLEMA DE UM TIME DE FUTEBOL OU BASQUETE NÃO É CONVENIENTE, POR ISSO ASSOCIARIA O CRISTÃO COMO UM ADEPTO DE DETERMINADO CLUBE.
ANÉIS EM GERAL, NÃO DEVEM SER USADO POR CRISTÃOS, PÓREM SE ELE ESTIVER INVESTIDO DE UM SÍMBOLO SOCIAL, ESTE DEVE SER ADMITIDO COM UM ORNAMENTO CORRETO.PODEMOS ASSIM CITAR COMO EXEMPLO OS ANÉIS DE ALIANÇA DE CASAMENTO QUE EM MUITOS POVOS SÃO SINAIS EXTERNOS DE QUE AQUELA MULHER E AQUELE HOMEM SÇAO CASADOS. AS ALIANÇAS SÃO EM GERAL DE OURO, MAS OUTROS METAIS E PEDRAS PRECIOSAS PODEM SER INCORPORADOS A MEDIDA QUE OS ANOS VÃO SE PASSANDO POIS ESTES ACRESCIMOS REPRESENTAM O QUANTO TEMPO DE CASADO (A) ELE (A) TEM, POIS ASSIM É O COSTUME EM VÁRIOS PAÍSES.
UM OUTRO ORNAMENTO FREQUENTEMENTE USADO PELAS EMPRESAS E INDUSTRIAS SÃO OS CRACHÁS DE INDENTIFICACÃO QUE GERALMENTE OS FUNCIONÁRIOS DEVEM USÁ-LAS NO TRABALHO, OU EM GERAL OS VISITANTES DEVEM OSTENTÁ-LA NO PEITO AO ENTRAR NA ÁREA DE UMA EMPRESA.
NAS FORÇAS ARMADAS AS GRADUAÇÕES DE POSTOS SÃO FACILMENTE DEMONSTRADAS PELAS DIVISAS QUE O MILITAR TRAZ NO BRAÇO.OS CACIQUES DE TRIBOS INDÍGENAS EM GERAL USAM PENACHOS QUE REPRESENTA A SUA AUTORIDADE SOBRE A TRIBO.ALGUMAS ROUPAS APENAS REPRESENTAM UM MOMENTO, COMO NO CASO DA ROUPA DE CASAMENTO QUANDO AS NOIVAS SE VESTEM DE BRANCO.
OUTRO ORNAMENTO USADO NOS NOSSOS DIAS SÃO AS FAIXAS PRESIDENCIAIS QUE OS PRESIDENTES ELEITOS USAM POR OCASIÃO DA POSSE DO PODER EXECUTIVO, AQUELE ATO ESTA MARCADO PELO SÍMBOLO SOCIAL ONDE FICA FIXADO A INVESTIDURA DO PRESIDENTE, ALIÁS, ALI SÃO TIRADAS FOTOS E PREGADAS EM REPARTIÇÕES PÚBLICA DE TODO O PAÍS.EM I SAMUEL 18.1-4 VEMOS JÔNATAS FAZENDO UMA ALIANÇA COM DAVI E COMO SÍMBOLO DE TAL ACORDO, ELE DEU VÁRIAS INDUMENTÁRIAS A DAVI
3 - A PROTEÇÃO





a roupa contra o frio tem o fim de proteçao


UMA DAS FUNÇÕES PRINCIPAIS DAS VESTES E ORNAMENTOS ESTÁ RELACIONADA COM A PROTEÇÃO. PORTANTO, UMA ROUPA PARA SER ACEITA COMO INDUMENTÁRIA DO CRISTÃO DEVE PREENCHER ESTE REQUISITO.EM PRIMEIRO LUGAR EM IMPORTÂNCIA DEVEMOS CONSIDERAR A QUESTÃO DO PUDOR, DEPOIS A DE VESTES PECULIAR A HOMEM E A MULHER E DEPOIS A QUESTÃO DE PROTEÇÃO.
É RACIONAL USARMOS UM CASACO OU UMA JAQUETA EM UM DIA FRIA, MAS SERIA COMPLETAMENTE RÍDICULO SAIRMOS PELA RUA DE CASACO QUANDO OS TERMÔMETROS MARCAM 38 GRAUS
.J. C . FLUGEL COMENTA O SEGUINTE SOBRE O ASSUNTO: “ a mais óbvia forma de proteção causada pelas roupas é aquela contra o frio.” MAS AO CONTRÁRIO DO QUE MUITA GENTE PENSA, AS VESTAS PROTEGEM AINDA MAIS CONTRA O CALOR, VEJAM QUE OS POVOS QUE HABITAM NOS DESERTOS SEMPRE ESTÃO BEM MAIS VESTIDOS DO QUE MUITOS OUTROS QUE VIVEM EM CLIMA MAIS TEMPERADO.A PROTEÇÃO CONTRA O CALOR O CALOR FUNCIONA MAIS OU MENOS ASSIM QUANDO A TEMPERATURA AMBIENTE ESTA SUPERIOR A TEMPERATURA DO CORPO, A ROUPA SERVE PARA CONSERVAR A TEMPERATURA DO CORPO.
AS ROUPAS AUMENTAM EM VOLUME A MEDIDA QUE A TEMPERATURA PASSA DE FRIA PARA GELADA COMO É O CASO DOS ESQUIMÓS, CUJA ROUPA SÃO BASTANTE GROSSA PARA PROTEGER DO FRIO MORTÍFERO DO POLO NORTE. ENTRETANTO FLUGEL NOTA QUE A FUNÇÃO PROTETORA DA ROUPA VAI ALÉM DA QUESTÃO DE TEMPERATURA, ELE TAMBÉM NOTA QUE MUITAS VEZES NO CURSO DA HISTÓRIA TINHA A FUNÇÃO DE PROTEGER DOS INIMIGOS:“ As roupas podem também proteger-nos contra inimigos tantos humanos, como animais. O desejo de proteção contra inimigos humanos levou-nos ao desenvolvimento de uma espécie particular de roupas, conhecida como armadura. As armaduras nos países ocidentais, era geralmente de metais; desta forma sofreu um imenso desenvolvimento na Idade Média, e como roupa profissional típica do cavaleiro chegou a simbolizar intimamente todo o espírito marcial da época. O desaparecimento gradual da armadura foi, sem dúvida devido ao aperfeiçoamento das armas de fogo.”
EM TODA A ESCRITURA AS VESTES SÃO REPRESENTANTES COMO ALGO QUE PROTEGE E ESSA SIMBOLOGIA É MUITO USADA PELOS PROFETAS COMOM EM ISAÍAS 60.10 QUE DIZ:“ ele me cobriu com vestes de salvação...”
4 – HIGIENE
ALGUMAS INDUMENTÁRIAS FORAM INCORPORADAS AO VESTUÁRIO AFIM DE FACILITAR A VIDA NO QUE TANGE A LIMPEZA E HIGIENE, É O CASO POR EXEMPLO DO ABSORVENTE FEMININO E DA LUVA ENTRE OUTROS ACESSÓRIOS.A CAPA USADA PELOS HEBREUS ERA UMA INDUMENTÁRIA QUE PODE SER AQUI CLASSIFICADA, POIS PROTEGIA O CORPO DO CONTATO DIRETO COM O CHÃO, NAS ESCRITURAS HÁ VÁRIAS ALUSÕES A CAPA OU MANTO COMO EM ISAÍAS 59.17; MATEUS 5.40.
NO LIVRO DE ÊXODO DEUS DITOU UMA LEI PARA PROTEGER O DIREITO DO DEVEDOR DE TER A SUA CAPA CASO ELA FOSSE PEGA COMO PENHOR, JÁ QUE ELA SERVIA COMO CAMA E COBERTA PARA OS CIDADÃOS MAIS POBRES;“ Se tomares em penhor a veste do teu próximo, lhe restituirás antes do pôr-do-sol, porque é a sua única cobertura; é a vestimenta de sua pele. Em que se deitaria ... quando clamar a mim, eu o ouvirei, pois sou misericordioso “ (ÊXODO 22.26-27)O CHAMADO ‘trapo de imundícia” de ISAIAS 64.6 É UMA REFERÊNCIA AO ABSORVENTE, QUANDO AS MULHERES ESTÃO NA FASE DO SEU CICLO MENSTRUAL ELAS ELIMINAM SANGUE ATRAVÉS DA VAGINA O QUE TRAZ PARA A MULHER UM DESCONFORTO MUITO GRANDE, POIS ELAS NÃO TEM COMO CONTROLAR O MOMENTO DO ESCORRIMENTO, QUE EM GERAL SE ESTENDE POR ALGUNS DIAS. ENTÃO, A ÚNICA ALTERNATIVA DAS MULHERES NESTA SITUAÇÃO, ERA FICAREM ISOLADAS EM CASA COMO FEZ RAQUEL EM GÊNESIS 31.35:“disse Raquel a seu pai: não se acenda a ira do meu senhor, por não poder eu levantar-me na tua presença, pois estou com o INCÔMODO DAS MULHERES.”
NOS DIAS MODERNOS OS HOMENS CRIARAM VÁRAIS LUVAS COM A FUNÇÃO DE PROTEGER COMO A PROTEÇÃO CONTRA O CALOR, OUTRAS A DE GOLEIROS COM A FUNÇÃO DE AMORTECER O IMPACTO FORTE DA BOLA NAS MÃOS. BOA PARTE DAS LUVAS SÃO INDUMENTÁRIAS DE VALOR HIGIÊNICO, COMO AS USADAS PELOS FUNCIONÁRIOS DE COMPANHIAS DE RECOLHIMENTO DE LIXO. ALÉM DE NÃO SUJAR AS MÃOS, AS LUVAS TAMBÉM IMPEDE A ENTRADA DE MICRÓBIOS NAS MÃOS.
5 – SAÚDAVEL
UMA ROUPA DEVE SER SAUDÁVEL, NÃO PODE SER FEITA DE MATERIAL QUE IRRITE A PELE, NÃO DEVE SER CURTA EM REGIÕES GELADAS POIS SERIA PREJUDICIAL PARA A SAÚDE, PRINCIPALMENTE PARA O APARELHO RESPIRATÓRIO, TAMBÉM NÃO DEVE SER EXCESSIVAMENTE GROSSA CASO SE VIVA EM UM PAÍS DE CLIMA TROPICAL.
TAIS ATITUDES SÃO RACIONAIS E AGIR CONTRÁRIO A ISSO É AGIR CONTRÁRIO A ISSO É AGIR CONTRÁRIO A NATUREZA ESTABELECIDA POR DEUS.UM DOS FUNDAMENTOS DA LEI SOBRE AS VESTES É QUE ESTA SEJA SAUDÁVEL O QUE É COMPATÍVEL COM A PALAVRA DE DEUS QUE DIZ:“porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne...” (EFÉSIOS 5.29)
ESTA PASSAGEM DAS ESCRITURAS NOS DÁ O PADRÃO DE ROUPA QUE DEUS SE AGRADA, E UMA DAS CARACTERISTICAS DA ROUPA ETICAMENTE CORRETA É :NÃO DEVE ABORRECER O CORPO. NO LIVRO TRADUZIDO POR ANTONIO ENNES CARDOSO E PUBLICADO PELA EDITORA MESTRE JOU EM 1965, SÃO PAULO DIZIA:“Mas as roupas podem proteger não somente contra uma temperatura inconfortávelmente BAIXA, mas também contra o calor....poucos europeus, de certo modo, poderiam viver em países tropicais sem proteger a cabeça com um chapéu” (pág 62)PORTANTO DEVE-SE TAMBÉM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A ESTRUTURA FÍSICA DE UM POVO E DEVE-SE ADOTAR SOMENTE AQUELA QUE FOR COMPATÍVEL COM O POVO E O CLIMA CORRESPONDENTE.
NESTA CIRCUNSTÂNCIA DEVEMOS DESESTIMULAR A VESTIMENTA DO TERNO ENTR OS POVOS DE PAÍSES TROPICAIS E DE REGIÕES QUENTES E DESÉRTICAS. INFELIZMENTE DURANTE O PERÍODO EM QUE OS INGLESES DITARAM A MODA MASCULINA, ESTE TRAJE ENTROU EM PAÍSES DE TEMPERATURA COMPLETAMENTE INCOMPATÍVEL, E O PIOR, É QUE MUITAS DENOMINAÇÕES AINDA TORNARAM-NA COMO ROUPA SACERDOTAL.OUTRA FORMA DE ROUPA QUE VAI CONTRA ESTA LEI SÃO AS CALCAS COMPRIDAS VESTIDAS PELAS MULHERES NO SÉCULO VINTE ONDE SÃO TÃO JUSTAS E APERTADAS QUE SE TORNAM PREJUDICIAIS ATÉ PARA OS ÓRGÃOS GENITAIS. É TOTALMENTE ANTINATURAL, O COMPORTAMENTO SENSUAL E NARCISISTA DE MUITAS MULHERES VAIDOSAS QUE EM NOITES GELADAS E FRIAS USAM MINI-SAIAS E MINI-BLUSAS, E/OU SHORTINHOS PARA FICAREM SE EXPONDO AOS MENINOS DA RUA....




6 – PUDOR
O PUDOR ESTA RELACIONADO A QUESTÃO MORAL, OS HOMENS DEVEM SE VESTIR NÃO SOMENTE PARA SE PROTEGEREM, MAS TAMBÉM PARA COBRIR A NUDEZ. POIS ORIGINALMENTE DEUS CRIOU O HOMEM COBERTO, MAS DESDE QUE PECOU, PERDEU ESTA COBERTURA ( GÊNESIS 3.7). DAÍ EM DIANTE EXISTE A NECESSIDADE QUE AS PESSOAS QUANDO NASÇEM DEVEM SER COBERTAS.
A NUDEZ É SÍMBOLO DE PECADO E CONDENAÇÃO, E QUANDO A PESSOA ESTA VESTIDA ELA ESTA REPRESENTANDO A OBRA REDENTORA DE DEUS QUE EM TODAS AS ESCRITURAS É SIMBOLIZADA COMO SENDO VESTES.
O PUDOR CONSTITUI O FUNDAMENTO DESTE CONCEITO SOBRE AS ROUPAS, A RAZÃO NÚMERO UM PELA QUAL AS PESSOAS DEVEM SE VESTIR. VEJAMOS ALGUMAS PASSAGEM DAS ESCRITURAS QUE REPRESENTAM A ROUPA COMO ALGO BOM E DO BEM : SALMOS 104.1-2; 93.1; 132.16; PROVERBIOS 31.25; ECLESIASTES 9.8; ISAIAS 51.9; 63.1; ZACARIAS 3.4; APOCALIPSE 3.18; 4.4; 6.11; 7.13.FLUGEL FAZ A SEGUINTE DIFERENÇA ENTRE VESTIR-SE PARA EMBELEZAR-SE E VESTIR-SE POR PUDOR:“A finalidade do enfeite é embelezar a aparência física, de modo a atrair olhares admiradores de outros e fortalecer a auto-estima. A finalidade essencial do pudor é, se não exatamente o contrário, pelo menos diferente. O pudor tende a nos fazer ocultar as excelências físicas que possamos ter e geralmente impede de chamar a atenção de outros para nós mesmos.”
NISTO DEVE CONSTITUIR O HÁBITO DE SE VESTIR DOS CRISTÃOS, O PUDOR. OS QUE NÃO SEGUEM A DEUS, NEM QUEREM GUARDAR A SUA VONTADE FAZEM DO HÁBITO DE VESTIR-SE, UMA MANEIRA DE LIBERAR SUA LUXURIA E VAIDADE COMO FAZIAM AS GREGAS NOS TEMPOS ANTIGOS COMO DIZ A REVISTA “ REVEILLEZ-VOUS!” DE 08/03/1995 NA PÁGINA 21:“As mulheres, em particular, recorriam a mútiplos artifícios engenhosos para ficarem mais bela.”
POR NÃO SEGUIREM O PUDOR COMO NORMA O ORADOR LUCIO DA ANTIGUIDADE, CRITICOU A FRIVOLIDADE DAS MULHERES. O CRISTÃO DEVE EM PRIMEIRO LUGAR SE VESTIR COM A FINALIDADE DE COBRIR A SUA NUDEZ, QUANDO OS CRISTÃOS APRENDEREM QUE ESSA É A FINALIDADE DO VESTUÁRIO, ENTÃO TEREMOS CRENTES FIÉIS DE VERDADE.MAS A LUTA DENTRO DA PESSOA QUE QUER SER FIEL É GRANDE, POIS COMO DISSE UM PSICÓLOGO:“ Por meio de nossas roupas tentamos satisfazer duas tendências contraditórias, uma como meio de exibir nossos atrativos: de outro, como meio de ocultar nossa vergonha.”






A – A EXPOSIÇÃO DAS PERNAS
UMA DAS QUESTÕES QUE GERA ATRITO ENTRE OS QUE DEFINEM A ÉTICA CRISTÃ, ESTA RELACIONADA COM A EXPOSIÇÃO DAS PERNAS. EM QUASE TODOS OS PERÍODOS DE AVIVAMENTO MORALISTA NESTA OU NAQUELA RELIGIÃO, OU NESTE OU NAQUELE PERÍODO DA IGREJA, UMA COISA É CERTA, SEMPRE HOUVE A NECESSIDADE DE COBRIR AS PERNAS, MAS PRINCIPALMENTE DAS MULHERES NO QUE TANGE AS COXAS, OU SEJA, DO JOELHO PARA CIMA. MAS QUASE SEMPRE TAMBÉM SE EXIGIA QUE AS ROUPAS FEMININAS COBRISSEM AS CANELAS.
A HISTÓRIA DO JUDAISMO, DO ISLAMISMO E DO CRISTIANISMO REVELA QUE EM QUASE TODOS OS PERÍODOS, AS MULHERES TRAZIAM AS PERNAS COBERTAS ATÉ O TORNOZELO. EM DUAS ÉPOCAS AS MULHERES COBRIAM SÓ ATÉ O JOELHO. A PRIMEIRA FOI NO PERÍODO ONDE AS ROUPAS ERAM COSTURADAS QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE COM PELE DE ANIMAIS E POR ESSA DIFICULDADE, QUASE SEMPRE AS PERNAS, DO JOELHO PARA BAIXO FICAVAM EXPOSTAS.
O SEGUNDO PERIODO EM QUE CLARAMENTE AS CANELAS FEMININAS FORAM EXPOSTAS, INICOU-SE EM MEADOS DO SÉCULO XX, COM OS MOVIMENTOS DE EMANICIPAÇÃO FEMININA. PORTANTO NÃO DEVEMOS CONSIDERAR COMO IDEAL, O ATUAL HÁBITO DAS MULHERES EXPOR AS CANELAS, DEVEMOS NO MÁXIMO TOLERAR, DESDE QUE RIGOROSAMENTE AS MULHERES NÃO USEM ROUPAS QUE EXPONHAM DO JOELHO PARA CIMA.
O MÁXIMO QUE SE PODE TOLERAREM QUESTÃO DE PUDOR É QUE AS ROUPAS DAS MULHERES CUBRAM NO MÍNIMO UNS CINCO CENTIMETROS ABAIXO DO JOELHO, PARA QUE, QUANDO SENTAR-SE NÃO FIQUE EXPOSTA AS SUAS COXAS ( ESTE CONCEITO É ADOTADO POR VÁRIAS DENOMINAÇÕES QUE SE PREOCUPAM COM A MORALIDADE CRISTÃ).
POR OUTRO LADO, AQUELAS ORGANIZAÇÕES CRISTÃS QUE DIZEM QUE DEUS SÓ QUER O CORAÇÃO E QUE MEDIDAS DE ROUPA NÃO LEVAM NINGUEM AO CÉU, ESSAS MESMAS NÃO DEVEM SER LEVADAS A SÉRIO COMO RELIGIÃO CRISTÃ, SÃO CLUBES RELIGIOSOS, QUE ESTÃO MAIS PREOCUPADOS EM ADAPTAR-SE AOS COSTUMES PAGÃOS, DO QUE SUBMETER-SE A UMA VIDA CONSAGRADA A DEUS. POR ISSO QUE OS PASTORES QUE NÃO PREGAM, CONTRA A EXPOSIÃO DAS COXAS SEJA POR USAREM SAIAS CURTAS, MINI-SAIAS, OU SHORTS, TAIS PASTORES PODERÃO CAIR NAQUELA CONDENAÇÃO ANUNCIADA POR PAULO:Porque virá o tempo em que as pessoas não escutarão o verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. U juntarão para si mesmas muitos mestres, que vão dizer o que querem ouvir.” ( I ITIMOTEO 4.8 BLH)
B – A EXPOSIÇÃO DOS BRAÇOS
A EXPOSIÇÃO DOS BRAÇOS ERA VARIÁVEL DE ACORDO COM O LOCAL E O TEMPO. OS POVOS PRIMITIVOS E DE CIVILIZAÇÕES INFERIORES NÃO COBRIAM OS BRAÇOS ( E MUITAS VEZES NEM O CORPO).QUANTO AOS POVOS QUE ADORAM UM SÓ DEUS COMO OS JUDEUS, MUÇULMANOS E CRISTÃOS, ESTES SEMPRE COBRIAM OS BRAÇOS E QUASE SEMPRE ATÉ OS PUNHOS. DURANTE A IDADE ANTIGA E MÉDIA, OS CRISTÃOS NO MÁXIMO DEIXAVAM EXPOSTO O BRAÇO, MAS SÓ ATÉ O COTOVELO. VINDO, PORÉM, O PERÍODO DE DECADENCIA MORAL, OS HOMENS E MULHERES COMEÇARAM A MOSTRAR TODO O BRAÇO E COM A “CAMISA REGATA” CHEGAM AO PONTO DE MOSTRAR ATÉ AS COSTELAS. NÓS PREFERIOS UMA POSIÇÃO EQUILIBRADA, PERMITINDO O MAXIMO A EXPOSIÇÃO DO COTOVELO.
C – A EXPOSIÇÃO DO ROSTO
COBRIR O ROSTO POR PUDOR É UM TANTO EXAGERADO, MAS SE EM ALGUM PAÍS NA QUAL SERVIMOS A DEUS, ESTE PADRÃO ÉTICO É NORMAL, NÓS TAMBÉM NÃO IREMOS TENTAR REVOLUCIONAR NENHUMA CULTUTA ULTRARADICAL. ALGUNS POVOS ISLÃMICOS POSSUEM ESTE PADRÃO E NÓS RESPEITAMOS, JÁ QUE ENTENDEMOS E SOMOS CO-PARTIDÁRIO DO AVIVAMENTO MORALISTA. ENTRETANTO, DEVEMOS DEIXAR CLARO QUE ESTE NÃO É O NOSSO PADRÃOO, PORQUE NA VERDADE ACHAMOS CONVENIENTE QUE O ROSTO SEJA MANTIDO DESCOBERTO, POIS NELE ESTÃO TODOS OS SENTIDOS DO NOSSO CORPO COMO: AUDIÇÃO, OLFATO, PALADAR, VISÃO E TATO ( A PELE DO ROSTO EXERCE TAMBÉM ESTA FUNÇÃO).
NOS DIAS DE JESUS ERA BEM EVIDENTE QUE AS MULHERES DE ISRAEL NÃO COBRIAM O ROSTO, NEM OS APÓSTOLOS FIZERAM QUALQUER EXIGÊNCIA NESTE SENTIDO. AS MULHERES ROMANAS TAMBÉM NÃO ERAM OBRIGADAS A COBRIREM O ROSTO. HORACIO, NOS INFORMA EM SUA OBRA QUE :“normalmente tudo o que se podia ver de uma mulher romana era o rosto.”O QUE SUGERE A NORMALIDADE NO COSTUME FEMININO DE EXPOR O ROSTO. TUDO BEM QUE A MULHER ATRAI A ATENÇÃO MASCULINA PELA BELEZA DOS TRAÇOS DO SEU ROSTO, MAS SE ISSO FOSSE ARGUMENTO SUFICIENTE, TERIAMOS QUE TAMBÉM EXIGIR O MESMO PROCEDER POR PARTE DOS HOMENS.
CATULO NOS INFORMA QUE AS DAMAS ROMANAS COBRIAM COM UM VÉU O ROSTO QUANDO SAIA NA RUA, MAS TAL PROCEDER NÃO SE JUSTIFICAVA NA MORALIDADE FRÁGIL DOS ROMANOS.NOS POVOS ISLÂMICOS, AS MULHERES COBRIAM OS ROSTOS A FIM DE NÃO MOSTRAREM A BELEZA DO ROSTO E NÃO SEDUZIR OS HOMENS. JÁ OS “ CRISTÃOS” DEMONSTRARAM MENOS HABILIDADE PARA LIDAR COM OS PROBLEMAS DE VESTES E ORNAMENTOS, POIS NA INGLATERRA DO SECULO XVI AS MULHERES COBRIAM O ROSTO MAS COMO UMA FORMA DE SE EMBELEZAREM. SHAKESPEAR DISSE O SEGUINTE, SOBRE ESTE HÁBITO DAS SENHORAS INGLESAS:Essas máscaras escuras mais proclamam a beleza que as escondem e que esses rostos, vistos a meio, muitíssimo sedutores pareciam.”
D – A EXPOSIÇÃO DA BARRIGA
A EXPOSIÇÃO DA BARRIGA SEMPRE FOI VISTO COMO UM MODO ALTAMENTE SENSUAL DE SE APRESENTAR. DANÇARINAS E PROSTITUTAS PROCURARM SEMPRE ATRAIR A ATENÇÃO MASCULINA EXPONDO A BARRIGA, JÁ QUE ESSA ÁREA DO CORPO FICA ENTRE OS SEIOS E A REGIÃO GENITAL.
OS EUROPEUS PRINCIPALMENTE DO NORTE POR MOTIVOS CLIMÁTICOS NÃO DEIXAVAM A AMOSTRA A BARRIGA.MESMO OS CRISTÃO DA ÁMERICA E DOS PAÍSES DE TEMPERATURA MAIS QUENTE NUNCA FORAM IMORAIS AO PONTO DE EXPOR A BARRIGA. SOMENTE OS POVOS DE CIVILIZAÇÕES RETROATIVAS E DE CIVILIZAÇÕES DECADENTES É QUE EXPÕEM A BARRIGA.
QUANTO AOS BANHOS PÚBLICOS ELES ERAM PROIBIDOS PELO CATOLICSMO POR RAZÕES MORAIS E HIGIÊNCIAS. NO SÉCULO XX O COSTUME DE TOMAR BANHO PÚBLICO INICIOU-SE.NO PRÍNCIPIO AS MULHERES IAM A PRAIA COM TOUCA, BLUSA ATÉ O PUNHO, CALÇA COMPRIDA ATÉ O TRNOZELO ( COMO ROUPA DE BAIXO), UM SAIOTE POR CIMA DA CALÇA, E AINDA UMA SANDÃLIA NOS PÉS, MAS A CASA DÉCADA AS ROUPAS IAM INCURTANDO, A BLUSA DO PUNHO DIMINUIU ATÉ O COTOVELO E DEPOIS ATÉ O OMBRO, A ROUPA ÍNTIMA ( CALÇA) DIMINUI DO TORNOZELO AO JOELHO E DEPOIS ATÉ O MEIO DA COXA.
NA DÉCADA DE 50 VEIO A MODA DE MOSTRAR A BARRIGA PARA “pegar uma cor”, JÁ NO FINAL DO SÉCULO XX A NUDEZ ERA QUASE TOTAL, UM RETALHO DE PANO COBRINDO OS BICOS DOS SEIOS E UM OUTRO COBRINDO O ORGÃO SEXUAL. A EXPOSIÇÃO DA BARRIGA É IMPRÓPRIA PARA OS VERDADEIROS CRISTÃOS:“bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para não andar nu.” (APOCALIPSE 16.15)



7 – MODESTIA
A MODESTIA É UMA DAS PRINCIPAIS VIRTUDES QUE O CRISTÃO PODE APRESENTAR ATRAVÉS DE SUAS ROUPAS, POR ISSO NÃO SE JUSTIFICA ALGUÉM DIZER QUE É MODESTO DE CORAÇÃO, ENQUANTO EXTERIORMENTE SE VÊ O CONTRÁRIO, A MODÉSTIA DEVE SER DENTRO E FORA, NO ESPÍRITO E NO CORPO.
AS ESCRITURAS É BEM CLARA SOBRE ESTA LEI:“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos.” ( I TIMOTEO 2.9). A MODÉSTIA, SEGUNDO O DICIONÁRIO ESCOLAR DA LINGUA PORTUGUESA É :“Qualidade de modesto, desambição, simplicidade, ser modesto é moderado nos desejos, despretensioso, sem vaidade.”ESTA É TALVÉS A LEI MAIS DIFÍCIL DE POR EM PRÁTICA, PORQUE AS PESSOAS SE VESTEM MAIS PARA SE ENFEITAR DO QUE POR QUESTÃO DE PUDOR E MUITO MENOS POR QUESTÃO DE MODÉSTIA, VEMOS NA HISTÓRIA QUE MUITAS VEZES A MODA FEMININA DITA QUE É BELO USAR SAIA ATÉ OS PÉS, E ENTÃO AS MULHERES VAIDOSAS COMEÇAM A SEGUIR A MODA , ENTRETANTO SE A MODA DITA QUE MULHERES BEM VESTIDAS DEVEM USAR ROUPAS CURTAS, LÁ VÃO ELAS USANDO AS MINI-SAIAS E RIDICULARIZANDO AS SAIAS COMPRIDAS, PORTANTO É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR ALGUÉM NA IGREJA QUE JÁ ESTA COMPLETAMETE DENTRO DO PADRÃO DA MODÉSTIA CRISTÃ..
AS PESSOAS RARAMENTE COMPRAM ROUPAS PARA FICAREM MODESTAS, MAS SÓ OLHAM EM GERAL PARA A BELEZA E PARA A PARTE ESTÉTICA. ENTRETANTO A MODÉSTIA EVITA A EXTRAVAGÂNCIA, POR ISSO DEVEMOS SER EQUILIBRADOS, EVITANDO COMPRAR O QUE ESTIVER NA MODA, MAS TAMBÉM EVITANDO COMPRAR ROUPAS QUE FICARAM ABSOLUTAMENTE ULTRAPASSADAS PARA A SUA ÉPOCA, ASSIM SERIA FALTA DE MODÉSTIA UM HOMEM VESTIR CALÇA BOCA-DE-SINO NA DÉCADA DE 90, ENQUANTO NA DÉCADAD DE 60 E 70 SERIA UM PADRÃO MODESTO.O HISTORIADOR ROMANO, TÁTICO, CENSUROU EM TERMOS ÁSPEROS A MOLEZA DOS COSTUMES, A FALTA DE MODESTIA...“principalmente nos homens, pois que lhe parecia impróprio de varões que prezassem usar tecido de seda. A primitiva singeleza de costumes de Roma cedeu lugar a um luxo desenfreado, a uma ostentação de poder e de riqueza que os levava a todas as extravagâncias.”


UM SITE ADVENTISTA REFERE-SE ASSIM SOBRE A MODESTIA:
A moda, em sua maioria, é apelativa e sensual, e por isso é perigosa. O objetivo de um garoto ou garota que amam a Cristo não deve ser buscar roupas que passem uma imagem de “malhados”, sensuais, atraentes, mas de sóbrios, equilibrados e pessoas que têm valores que estão acima da extravagância e sensualidade. Além disso, ainda existe o problema da provocação.

Com as roupas provocantes ou indecentes que uma pessoa usa, pode estar provocando a maldade em outra, levando-a ao pecado e dividindo a responsabilidade do erro. Alguns se defendem dizendo que cada um é responsável pela sua vida. Para o cristão não é assim, pois nós somos responsáveis por representar a Deus e levar salvação às pessoas. Somos testemunhas, por isso não somos responsáveis apenas por nós mesmos. Ellen White aconselha as mulheres, e suas palavras são muito próprias aos homens também: “Nossas irmãs devem seguir uma conduta bem diferente. Devem ser mais reservadas, manifestar menos ousadia, encorajando em si o ‘pudor e modéstia’. I Tim. 2:9.” – Conselhos Sobre Saúde, pág. 569. No livro do Apocalipse João apresenta duas mulheres. Uma, em Apocalipse 17, representa Babilônia, e a outra, no capítulo 12, representa o remanescente de Deus. A prostituta é descrita no capítulo 17:4 com roupas e jóias. Já a mulher de Apocalipse 12, apenas vestida de sol, representando a justiça de Cristo. Há uma grande diferença e uma forte mensagem sobre a aparência pessoal nesses dois exemplos. Você pergunta se roupa é uma questão de salvação. Quero lhe dizer que é uma questão de comunhão, decisão e, em conseqüência, de salvação.

2 comentarios:

  1. Parabéns ao responsável pelo blog, por tão oportuna matéria, muito abalizada pelas escrituras e muito bem explicada. Tirou-me muitas dúvidas e acrescentou-me mais conhecimentos sobre esse assunto tão combatido pelas pessoas cada vez mais ansiosas em libertinagem. Será sempre um assunto polêmico, para aqueles que não têm a Bíblia sagrada como modelo para as suas vidas e que querem continuar longe de Deus e amaziados às concupicênsias da carne e do pecado.

    ResponderEliminar
  2. Hipocrisia e alienação é viver preso ao pecado, aos vícios, às drogas, ao sexo e à toda sorte de misérias a que vivem submetidos o homem e a mulher do presente século, presas de Satanás, da luxúria, do engano, das novelas e filmes imorais, da vaidade, etc. JESUS BREVE VIRÁ - MARANATA !!!

    ResponderEliminar