martes, 21 de octubre de 2008

AS PEÇAS DE VESTUÁRIO

AS PEÇAS DE VESTUÁRIO SÃO BASICAMENTE DE DOIS TIPOS: AS VESTES DE UMA PEÇAS ( VESTIDO, TÚNICA) E AS VESTES DE DUAS PEÇAS ( CAMISA E CALCA, BLUSA E SAIA, CAMISETA E BERMUDA). ANALISEMOS AS PEÇAS DO VESTUÁRIO HUMANO.


1 – TÚNICA

A TÚNICA CONSISTE EM UMA ROUPA SEMELHANTE A UM CAMISOLÃO, E NÃO TINHA NENHUMA DIVISIONÁRIA NAS PERNAS, EM GERAL SE ESTENDIAM ATÉ OS PÉS OU ATÉ AO MEIO DAS CANELAS, NO FINAL DA IDADE MÉDIA A TÚNICA COMEÇOU A DIMINUIR DE TAMANHO E FOI GRADATIVAMENTE DESAPARECENDO DO GUARDA-ROUPA EUROPEU.

NA TERRA DE ISRAEL ESSAERA A VESTE USADA POR TODOS, JÁ QUE NÃO EXISTIA CALÇA COMPRIDA, MAS ASSIM MESMO HAVIA A TÚNICA DE HOMEM E A TÚNICA DA MULHER, UMA COMPOSTA DE UMA SÓ PEÇA E A OUTRA DE DUAS PEÇAS.

2 – SAIA

AS ROUPAS SEM BIFURCAÇÃO COMO A SAIA, O VESTIDO E A TÚNICA SÃO AS FORMAS MAIS PRIMITIVAS DE VESTES. A SAIA É ROUPA PECULIAR DE MULHER, PRINCIPALMENTE NA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL MODERNA. OS ROMANOS JÁ USARAM SAIAS QUANDO PRATICAVAM ESPORTE ( AS CORRIDAS DE BIGAS ), E QUANDO SERVIAM O EXÉRCITO, ERA NA VERDADE UMA SAIA CURTA QUE FICAVA ACIMA DO JOELHO. A ORDEM DE DEUS EM DEUTERONOMIO 22.5 EQUIVALE NO MUNDO MODERNO A SAIA PARA MULHER E CALA PARA HOMEM.

3 – SAIA-CALÇA

A SAIA-CALÇA PODE SER USADA PELAS MULHERES DESDE QUE SEJA FEITA DUAS PREGAS ( UMA NA FRENTE E OUTRA ATRÁS). EXTERIORMENTE ESTA SAIA-CALÇA É IGUAL A SAIA, A DIFERENÇA É QUEELA É BIFURCADA, SEPRANDO AS DUAS PERNAS.

A SAIA-CALÇA TEM A VANTAGEM DE EVITAR O ATRITO ENTRE AS DUAS PERNAS, PRINCIPALMENTE DAS MULHERES DE PERNAS GROSSAS OU QUE SEJA UMA MULHER GORDA. A SAIA-CALÇA É TAMBÉM ÚTIL PORRQUE PARA UMA CRENTE QUE NÃO PODE USAR ROUPA DE HOMEM ( CALÇA) E SAIA-CALÇA FAVORECE AS MULHERES NAS ATIVIDADES COMO ANDAR A CAVALO E DE MOTO.

A SAIA-CALÇA NÃO É PECADO.
PRIMEIRO PORQUE ELA É VESTE DE MULHER E NÃO DE HOMEM, DESDE QUANDO FOI CRIADA.
EM SEGUNDO LUGAR A SAIA-CALÇA NÃO É PECADO PORQUE TEM COMO PARTE DO NOME A PALAVRA “CALÇA”. SE ASSIM FOSSE DEVERIAMOS PROIBIR TAMBÉM A MEIA-CALÇA. OS RADICAIS EXTREMISTAS DEVEM SABER QUE O QUE ESTÁ EM JOGO É SE A VESTE É DE HOMEM OU DE MULHER E NÃO QUAL O NOME QUE ESTA PEÇA DE VESTUÁRIO RECEBEU.

4 – CALÇA

A CALÇA OU A VESTE BIFURCADA SE ENTRONIZOU NO MUNDO NA IDADE MÉDIA PELOS EUROPEUS E DEPOIS TORNOU-SE A VESTE MUNDIAL NO SÉCULO XX. A CALÇA FOI INCORPORADA COMO ROUPA EXCLUSICA DOS HOMENS, MAS EM MEADOS DO SÉCULO XX COM O MOVIMENTO FEMINISTA REBELANDO-SE CONTRA A ORDENANÇA DIVINA DE SOBERANIA MASCULINA ( I CORINTIOS 11.3: EFESIOS 5.23; I TIMOTEO 2.10-14; I PEDRO 3.6-7) COMEÇARAM A USAR CALÇA.

A CALÇA VIROU SÍMBOLO DE QUEM MANDA EM UMA CASA, POIS SE OUVIA: “quem usa calça aqui sou eu.” ISSO SIGNIFICANDO “eu tenho a autoridade sobre esta casa”. A GRANDE ENCICLOPÉDIA DO CONHECIMENTO NA PÁGINA 244 CONCORDA QUE O HÁBITO DAS MULHERES USAREM CALÇA ORIGINOU-SE DE UM PROCESSO FEMININO DE SE TORNAREM “homens” E QUE POR ISSO CONTRARIA DEUTERONOMIO 22.5.

“a moda masculinizada entre as mulheres se implanta em 1953”

CONTUDO, EM REGIÕES GELADAS UM ROUPA BIFURCADA SE FAZ NECESSÃRIO NOS DOIS GÊNEROS, MAS DEVENDO PERMANECER AS DIFERENÇAS EM OUTROS PONTOS DA VESTE.


5 – BERMUDA

A BERMUDA QUE MUITOS VESTEM EM PÚBLICO FOI EM MEADOS DO SÉCULO XX, A CUECA SAMBA-CANÇÃO. A BERMUDA COMO ROUPA PARA SE VESTIR EM PÚBLICO É IMPRÓPRIO, MAS SE ADMITE COMO ROUPA DE BANHO, PARA CAVALGAR EM ZONA RURAL, COMO ROUPA PARA FICAR A VONTADE EM CASA.

NA MULHER, A BERMUDA PODE SER USADA COMO ROUPA ÍNTIMA. A BERMUDA DEVE MEDIR ATÉ O JOELLHO, ACIMA DAÍ NÃO PODE SER CLASSIFICADA DE BERMUDA, MAS DE SHORT.


6 – SHORT

O SHORT ESTA MAIS PARA ROUPA ÍNTIMA DO QUE ROUPA PARA SER USADA EM PÚBLICO. O SHORT NÃO É CONVENIENTE PARA O CRISTÃO PORQUE É UMA ROUPA MUITO CURTA, JAMAIS EM ISRAEL DE MOISÉS, OU EM ISRAEL DE JESUS ESSA ROUPA SERIA ACEITA, PORQUE O TAMANHO DO SHORT NÃO COBRE AS COXAS.

DURANTE SÉCULOS NEM OS PAÍSES CRISTÃOS, NEM AS IGREJAS CRISTÃS ACEITARAM QUALQUER VESTUÁRIO DESTE TAMANHO. QUEM ESTA VIVENDO DEPOIS DE MEADOS DO SÉCULO XX POSSUI UMA MENTE SEM O TINO MORAL BÁSICO PARA SER UM CRISTÃO FIEL.

7 – PIJAMA

O PIJAMA TRATA-SE DE UMA ROUPA LEVE, DE TECIDO FINO E/OU CONFORTÁVEL. O POVO POBRE POUCO USOU ESTE VESTUÁRIO, MAS TAMBÉM MUITAS PESSOAS NÃO VESTEM POR CANSAÇO DO DIA-A-DIA E DEPOIS DE ENFRENTAR TANTAS ETIQUETAS E BUROCRACIAS DA VIDA MODERNA, QUANDO CHEGA EM CASA QUER MESMO É FICAR A VONTADE. A CAMISOLA É A ROUPA FEMININA DE DORMIR. OUTRAS PESSOAS SEPARAM AS ROUPAS MAIS VELHAS PARA USA-LAS APENAS COMO ROUPA DE DORMIR.

8 - CASACO

O CASACO NÃO FOI FEITO PARA VESTIR, MAS PARA REVESTIR, ESTESERVE PARA AGASALHAR CONTRA O FRIO E PORTANTO SEMPRE EXISTIU, SENDO CONFECCIONADO COM MUITOS MATERIAIS DIFERENTES COMO: LÃ, PELE E ALGODÃO. A CAPA MUITAS VEZES CITADA NAS ESCRITURAS ERA O CASACO PRIMITIVO JÁ QUE SERVIA PARA REVESTIR ( MATEUS 5.40)

9 – JAQUETA

A JAQUETA É DIFERENTE DO CASACO EM POUCOS DETALHES, UM DICIONÁRIO DE FAE DIZ QUE É O TAMANHO QUE FAZ DIFERENÇA DO CASACO: “jaqueta é um casaco curto que chega só até a cintura”. NÃO HÁ NADA DEMAIS NA JAQUETA, MAS DEVE-SE EVITAR AS QUE TENHAM EXCESSOS DE BOTÕES OU ESTAMPAS COM SÍMBOLOS DE ROCK, MARCA DE PRODUTOS E BANDEIRAS DE PAÍSES COLONIALISTAS COMO OS E.U.A. ( PARA QUEM NÃO É AMERICANO).

10 - FRALDAS

PANOS NA QUAL SE AGASALHAM AS CRIANÇAS, EM OUTROS TEMPOS ERAM TRAPOS DE PANOS MUITO SIMPLES. EM TEMPOS RECENTES UMA SÉRIE DE INOVAÇÕES FORMA INCORPORADAS NO AUXÍLIO AS MÃES. AS FRALDAS DESCARTÁVEIS E A FRALDAS COM GEL PARA MANTER O BÊBE SECO SÃO ALGUNS AUXILIOS DOS TEMPOS MODERNOS. TUDO O QUE FOR PARA O CONFORTO DO BÊBE É LÍCITO ( ISAÍAS 49.15)

11 – CAMISA

A CAMISA É UMA VESTE MUITO COMUM, EM GERAL É ROUPA DE HOMEM, ENQUANTO A MULHER USA MAIS BLUSA, A DIFERENÇA CONSISTE NO DETALHE DO BOLSO QUE HÁ NO PEITO DA CAMISA MASCULINA, O QUE NA BLUSA FEMININA NÃO SERIA CONVENIENTE PORQUE FICARIA UM PESO NOS SEIOS DA MULHER

12 – BLUSA

PEÇA DO VESTUÁRIO QUE COBRE A PARTE SUPERIOR DO CORPO: O TÓRAX E A BARRIGA. A BLUSA COM RENDAS, COM DETALHES DIFERENTES NO COLARINHO ( COMO POR EXEMPLO SER MAIS CAVADO) INDICA QUE É BLUSA FEMININA. QUANTO A CAMISETA ELA É ASSEXUADA PODENDO SER VESTIDA TANTO POR HOMEM COMO POR MULHER, É COMO O CHINELO.

13 – TERNO

O TERNO É UMA ROUPA TIPICAMENTE EUROPEIA E COMPLETAMENTE INCOMPATÍVEL PARA OS PAÍSES DA LINHA DO EQUADOR, COMO OS PAÍSES TROPICAIS DA AMÉRICA E ÁFRICA, NÃO BASTASSE O CALOR NATURAL, POR IGNORÂNCIA E AGRESSÃO CULTURAL, OS EUROPEUS NO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO IMPÔS SEU PODER POLÍTICO, ECONÔMICO E CULTURAL AOS PAÍSES COLONIZADOS ENTRE OUTRAS FORMAS DE DITADURA, VEIO O COSTUME INGLÊS DE VESTIR TERNO.

O TERNO NÃO EXISTIA NOS DIAS DE JESUS, MAS ALGUMS DENOMINAÇÕES CRISTÃS DESCARADAMENTE INVENTAM IDÉIAS ABSURDAS COMO IMPÔR COMO DOUTRINA, O HÁBITO DOS HOMENS SÓ ASSISTIREM O CULTO TRAJANDO TERNO, COMO É O CASO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ.

OUTRAS DENOMINAÇÕES TORNARAM O TERNO ROUPA SACERDOTAL, OU SEJA, NINGUÉM PODE PREGAR NO CULTO SE NÃO ESTIVER COM O TERNO. O TERNO É APRECIADO MAIS PELO SEU VALOR ESTÉTICO DO QUE PELA SUA UTILIDADE. É COMUM OUVIR OS CRENTES DIZEREM: “Não vejo nada de mais no terno, é tão bonito.”

ESTA IMPOSIÇÃO DE PREGAR COM TERNO COMO FAZEM MUITAS IGREJAS EM ESPECIAL NO BRASIL ( NO SÉCULO XX) TEM SERVIDO AOS PRÓPOSITOS DIABÓLICOS DE ESCANDALIZAR O NOME DE CRISTO, POIS MUITOS DOS NÃO-SALVOS FICAM ESPANTADOS AO VEREM EM PELNO MEIO DIA DE DOMINGO, CRENTES ENGRAVATADOS NO PESCOÇO E COM TERNO NO LOMBO, E MUITAS VEZES CRITICAM:”Estes crentes estão loucos.” TODO ANO VEMOS CENTENAS DE CRENTES PASSAREM MAL NOS CULTOS POR CAUSA DO TERNO.


O TERNO PODE SER “legal” NO EMPRESÁRIO OU INDUSTRIAL QUE TEM AR CONDICIONADO NO CARRO E NO SEU ESCRITÓRIO, MAS PARA QUEM MORA EM UMA CAS DE TELHAS DE AMIANTO, TRABALHA EM VENDAS DE RUA E TEM COMO VEÍCULO UMA BICICLETA OU UM CARRO VELHO E ALÉM DO MAIS, FREQUENTA OS CULTOS EM PRÉDIOS MAL VENTILADOS, CHEGA MESMO A SER RIDÍCULO

QUEM PREGA QUE O TERNO AGRADA A DEUS QUANDO O HOMEM VAI AO CULTO VESTIDO COM ELE E QUE O OBREIRO DE VERDADE DEVE PREGAR NO CULTO COM O TERNO, DEVE LER I CORINTIOS 4.6:
“Em nós, aprendais a não ir além do que está escrito.”

AS DIRETORIAS DESSAS DENOMINAÇÕES EM VEZ DE FICAREM GASTANDO TEMPO INVENTANDO BESTEIRA, OU ACOMPANHANDO O LANÇAMENTO DE NOVAS MODAS PELOS ESTILISTAS, DEVERIAM ESTUDAR AS ESCRITURAS E APRENDER QUAL É A VONTADE DE DEUS, MAS ESTES MESMOS SÃO AQUELES QUE COMBATEM TEOLOGIA E A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO BÍBLICO APROFUNDADO.

14 – AVENTAL

VESTE SIMPLES, MAS DE CRIAÇÃO RECENTE ( IDADE MODERNA). O AVENTAL SURGIU COMO UMA NECESSIDADE HIGIÊNICA, TANTO É QUE SÃO OS PROFISSIONAIS DA ÁREA MÉDICA, DE LIMPEZA OU DE ALIMENTOS QUE MAIS UTILIZAM AVENTAIS COMO UNIFORMES.

15 – QUIMONO

O QUIMONO É UM TRAJE TIICAMENTE JAPONÊS, ELE É BEM JUSTO NOS QUADRIS, E DEPOIS VAI ABRINDO EM RODA, GERALEMNTE É COLORIDO E ENFEITADO COM ESTAMPAS. A FAIXA BRILHANTE NA CINTURA DÁ UM EFEITO CONTRASTANTE. HOJE TEM CAIDO EM DESUSO E SÓ É USADO EM OUTRAS CULTURAS EM APRESENTAÇÕES.

No hay comentarios:

Publicar un comentario