martes, 21 de octubre de 2008

AS PEÇAS DE ORNAMENTO

O LIVRO DE ENOQUE QUE PERTENCE A LITERATURA JUDAICA, NOS DIZ QUE OS ANJOS QUE SE REBELARAM NA SEGUNDA QUEDA FORAM TAMBÉM AGENTES MALIGNOS PARA ESTIMULAREM AS MULHERES A SE MAQUIAREM E A USAREM ORNAMENTOS, ALIÁS, SEGUNDO ENOQUE, ESTES ESPÍRITOS ENSINARAM ESTAS ARTES AO POVO PRÉ-DILUVIANO.


LOGO APÓS O DILÚVIO, OS DESCENDENTES DE NOÉ FORAM SEDUZIDOS PELA ATRAÇÃO DOS ORNAMENTOS E ASSIM EM POUCAS GERAÇÕES OS POVOS COMO OS CANANEUS JÁ SE ORNAMENTAVAM ASSIM:

"Então já se conhecia o linho. Os moços ostentavam camisa de linho branco, de mangas amplas e sobre ela o manto colorido. os membros eram esfregados com azeite perfumado. Coroas de mirto ornavam-lhe a cabeça de longos cabelos.Traziam amuletos presos por uma fita ao pescoço. alguns, os mais ricos e ociosos, pintavam as unhas das mãos e dos pés com tinta cor-de-tijolo tirada de substâncias vegetais. Enfeitavam-lhes os dedos anéis de falança. As moças se trajavam com uma graça mais leve. Descia a saia escura em pregas até os pés, onde as unhas pintadas, apareciam entre as tiras de couro trabalhado das sandãlias. Por cima levavam, com uma leegância negligente, as blusas soltas, azuis ou vermelhas, presas num dos ombros, ficando o outro descoberto. As moçihas ricas carregavam argolas de cobre nos tornozelos e anéis de ouro flexível em todos os artelhos, exceto nos maiores, os chamados dedos grandes. Também usavam anéis de ouro em todos os dedos das mãos. Uma touca lhe continha o cabelo. Na parte da frente, sobre a testa, descia o cabelo cortado em franja. Pendente do septo, balançava um anel de ouro. Havia arrecadas para as orelhas e braceletes. Nas festas da vindima ou da colheita do trigo, as dançarinas ondulavam, bailando em honra dos deuses, com faixas bordas em volta dos quadris e da cabeça, contorcendo o dourado ventre nu. Elas apareciam muito bonitas e exóticas, com os cílios cobertos de pó metálico brilhante, em azul ou verde, e os cantos dos olhos prolongados com pinturas. Os bailarinos, barbados, pulavam quase nus, apenas com rabos de animais amarrados à cintura."

COM ESTA DESCRIÇÃO FICA RETRATADO COMO OS CANANEUS SE ORNAMENTAVAM.

1 - BRINCO

OS BRINCOS SÃO ORNAMENTOS COLOCADOS NAS ORELHAS, SENDO IMPLANTADOS POR MEIO DE PERFURAÇÕES NA CARNE, SÁBIOS DO PASSADO ACREDITARAM QUE O BRINCO NÃO SOBREVIVERIA COMO UM ORNAMENTO ACEITÁVEL EM UMA CULTURA DE ALTO PADRÃO DE CIVILIZAÇÃO ( SE ISSO FOR VERDADE, NOSSA CULTURA NÃO É CIVILIZADA).





O BRINCO ESTÁ NA LISTA NEGRA DE ISAIAS (3.20). QUANDO JACÓ CONVERTEU TODO O POVO DE UMA TRIBO, UMA DAS EXIGÊNCIAS QUE ELE FEZ FOI QUE O POVO SE DESFIZESSE DAS "argolas que lhes pendiam das orelhas." (GÊNESIS 35.4 - ALMEIDA CONTEMPORÂNEA)

2 - RELÓGIO

O RELÓGIO É UM ORNAMENTO DE GRANDE UTILIDADE NOS DIAS MODERNOS, POIS CADA MINUTO VALE OURO, E AS PESSOAS TEM HORA CERTA PARA TUDO, POR ISSO É COMUM AS PESSOAS TRAZEREM O RELÓGIO PENDURADO NO BRAÇO.






O RELÓGIO NO BRAÇO É UM COSTUME MODERNÍSSIMO EM COMPARAÇÃO COM TANTOS OUTROS QUE CITAMOS NESTA OBRA, ALIÁS, FOI O BRASILEITO SANTOS DUMONT, O PRIMEIRO AVIADOR, QUE USOU O RELÓGIO AMARRADO NO BRAÇO, JÁ QUE O COSTUME VINGENTE ANTERIORMENTE ERA TRAZÊ-LO NO BOLSO. NÃO EXISTIA NOS DIAS BÍBLICOS.


3 - ÓCULOS

OS ÓCULOS É OUTRA INVENÇÃO NOVA, SURGIU COMO UM IMPORTANTE AUXÍLIO DA CIÊNCIA MÉDICA PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE TENHAM PROBLEMAS VISUAIS. VÁRIOS DEFEITOS OPTICOS SÃO CORRIGIDOS POR MEIO DE LENTES QUE POSSUEM UM GRAU CORRESPONDNETE AO DEFEITO DO PACIENTE.






OS ÓCULOS SÓ DEVEM SER USASDOS POR RECOMENDAÇÃO DE UM ESPECIALISTA, POIS É PERIGOSO USAR LENTES QUE NÃO SEJAM PROPÍCIA A SUA VISÃO.

OS QUE USAM ÓCULOS ESPELHADOS E ESCUROS SÃO PESSOAS QUE EM GERAL POSSUEM PROBLEMAS DE PERSONALIDADE E POR ISSO PROCURAM SE ESCONDER ATRÁS DE MÁSCARAS ( OS ÓCULOS). OS ÓCULOS ESCUROS PROTEGEM A PESSOA DE UM CONTATO CARA-A-CARA COM AS OUTRAS PESSOAS, TAMBÉM PROTEGEM AS PESSOAS DE SEREM VISTAS OLHANDO MALICIOSAMENTE PARA AS OUTRAS, PORTANTO, NÃO É JUSTIFICÁVEL USÁ-LOS NESTAS CONDIÇÕES, SOMENTE PARA CORREÇÃO VISUAL.

4 -GUARDA-CHUVA


NO PRINCÍPIO DA SUA HISTÓRIA O GUARDA-CHUVA NÃO ERA UM MERO "guarda-chuva", SEU VALOR HISTÓRICO NÃO TINHA NO PRINCÍPIO A UTILIDADE DE SOMENTE PROTEGER CONTRA CHUVA E O SOL, OS MAIS ANTIGOS REGISTROS QUE TEMOS SOBRE O GUARDA-CHUVA ESTA RELACIONADO COM O POVO CHINÊS QUE DESDE O SÉCULO XII A.C. ERA USADO COMO UM ENFEITE.




EM MUITAS GRAVURAS ANTIGAS DOS CHINESES SE PODE NOTAR PRESETNE ESTE ORNAMENTO. NA PÉRSIA O GUARDA-CHUVA ( OU PALIO) ERA UM SÍMBOLO DE AUTORIDADE. EM VENEZA ERA USADO PELOS DOGES COMO UMA INSÍGNIA, SOMENTE EM TEMPOS MAIS MODERNOS É QUE ESTE ORNAMENTO VEIO A TER UM CARATER UTILITÁRIO.

CONCLUIMOS QUE O USO DO GUARDA-CHUVA COMO UTENSÍLIO DE PROTEÇÃO É CORRETO, MAS COMO ENFEITE É ERRADO. O CURIOSO É QUE MUITOS DOS GUARDA-CHUVAS DOS CHINENSES E JAPONESES ERAM FEITOS DE PAPEL !!!


5 - LEQUE

AS PEÇAS DE ORNAMENTAÇÃO NÃO CONHECEM LIMITES, A TENDÊNCIA DE SE ENFEITAR FEZ COM QUE A HISTÓRIA DA HUMANIDADE FOSSE MARCADA POR VÁRIAS MODAS ORNAMENTAIS TAIS COMO O LEQUE.

O TAL JÁ ERA USADO PELOS EGIPCIOS QUE ERAM FEITOS DE PLUMAS DE AVESTRUZ, MAS A MAIORIA DOS HISTORIADORES ESTÃO CONVENCIDOS QUE A SUA ORIGEM ESTA MESMO RELACIONADA COM OS CHINESES.





NO DÉCIMO SEGUNDO SÉCULO ANTES DE CRISTO, NA DINASTIA CHOU JÁ EXISTIA, NA EPOCA DOS IMPERADORES YEN E MING, NAQUELE TEMPO ERA FEITAS DE PENA DE FAISÃO, DE FLORES NATURAIS, DE FOLHAS DE PAPEL PERFUMADO, DE BAMBU, DE SEDA E DE ESCAMAS.

O LEQUE POSSUI A UTILIDADE DE ABANAR, POR ISSO SUA EXISTÊNCIA EM PAÍSES QUENTES, OU EM ESTAÇÕES QUENTES É COMPREENSÍVEL, MAS O LEQUE FOI USADO COMO MERO ENFEITE POR ALGUNS POVOS.

NO PRINCÍPIO, OS LEQUES ERA RÍGIDOS, O LEQUE DE FECHAR É INVENÇÃO RELATIVAMENTE MODERNA, APROXIMADAMENTE DO SÉCULO XV. A PALAVRA É ORIUNDA DA ÁSIA CHINESA E CONJECTURA-SE QUE VEIO DAS ILHAS LÉQUIAS.

No hay comentarios:

Publicar un comentario