martes, 21 de octubre de 2008

OS TIPOS DE TRAJE

– OS TIPOS DE TRAJES




NINGUÉM PODE NEGAR QUE É COMUM AS PESSOAS SE ATAVIAREM DE ACORDO COM O LOCAL QUE IRÁ, PORTANTO É ÓBVIO QUE UM É O TRAJE DE TRABALHO E OUTRO É O TRAJE DE FESTA, E NINGUÉM PODE MUDAR ESSA VERDADE UNIVERSAL DO MUNDO DOS HUMANOS, CONTUDO, UMA CARACTERISTICA DA HISTÓRIA DOS TRAJES É QUE OS HOMENS SEMPRE FORAM MAIS ABNEGADO.






OS TRAJES VARIAM DE ACORDO COM A IDADE, O SEXO, A ÉPOCA, O LOCAL E A OCASIÇAO. UMA CRIANÇA DE COLO SE VESTE DIFERENTE DE UMA CRIANÇA DO PRIMÁRIO E ESTA DIFERENTE DE UM ADULTO. É EVIDENTE QUE NÍNGUEM VAI DE MACAÇÃO DE MECÂNICO PARA UMA CERIMÔNIA DE CASAMENTO, NEM UMA MOÇA VAI SE CASAR COM AVENTUAL DE BABÁ.






DEUS SABENDO E CONHECENDO O HOMEM ENTENDIA COMO FUNCIONA A PSICOLOGIA DA ROUPA, POIS ATRAVÉS DAS VESTES OS HOMENS EXPRESSAM O ESTADO DE ESPÍRITO E AS SUAS EMOÇÕES. SENDO ASSIM É RAZOÁVEL QUE EM UMA FESTA AS PESSOAS SE VISTAM COM TRAJES MAIS ALEGRES. EM CASA AS ROUPAS PODEM SER MAIS FROUXAS E À VONTADE, MAS ISSO NÃO JUSTIFICA FICAR SEM CAMISA DIANTE DOS FILHOS, DE CAMISOLA TRANSPARENTE OU DE SAIA CURTA.




O PSICANALISTA ZULLIGER COMENTA O SEGUINTE SOBRE O ASSUNTO:“Minha opinião é provisória o que é melhor que as crianças não vejam seus pais nus. Os adultos devem ter em conta quão difícil é ser imparcial neste assunto, e como estão sujeitos a satisfazer seu próprio exibicionismo sob pretexto de ensinar a naturalidade a criança.”




1 – TRAJE DE GUERRA






O TRAJE DE GUERRA NÃO É SOMENTE AQUELE USADO PELOS SOLDADOS DAS FORÇAS ARMADAS, O TRAJE DE UMA COMPANHIA DE SEGURANÇA TAMBÉM ESTA CLASSIFICADA AQUI. O TRAJE E DE GUERRA PODE SER DEFINIDO COMO TODO TIPO DE INDUMENTÁRIA CUJO EFEITO PSICOLÓGICO É DE ATERRORIZAR O OBSERVADOR, É O CASO DAS INDUMENTÁRIAS DOS FEITIÇEIROS INDÍGENAS E AFRICANOS. VEJAMOS POR EXEMPLO COMO NOS AFETA O UNIFORME DA POLICIAIS DE CHOQUE :






AS ARMADURAS DA IDADE MEDIEVAL, ESTA DIRETAMENTE RELACIONADA COM OS GUERREIROS, OS HOMENS FICAVAM LITERALMENTE ENLATADOS, AS LUVAS ERA DE FERRO, O ELMO E TUDO O QUE COBRIA O CORPO.
ALGUMAS CIVILIZAÇÕES FORAM DENOMINADAS “militaristas” POR CAUSA DA COR MILITANTE DOS TRAJES E COMO EXEMPLO MUNDO TEVE OS SOVIÉTICOS COM OS UNIFORME VERMELHOS. MUITOS LÍDERES POLÍTICOS MOSTRAVAM SEU ESPÍRITO BELICOSO COM OS TRAJES MILITARES COM A QUAL SE APRESENTAVAM EM PÚBLICO.






VIMOS NA AMÉRICA LATINA UM PERÍODO POLITICO-SOCIAL CHAMADO “militarismo” . OS ENCHIMENTOS NO OMBRO, CHAMADO DE “ombreiras” TEM UMA ORIGEM NA INTIMAÇÃO AO ADVERSÁRIO CONFORME OBSERVA O PSICOLOGO J. C. FLUGEL:“Os homens desejam parecer largos de ombros, pois isto é associado à força muscular... Muitos uniformes militares tem dragonas que definitivamente aumentam a largura do peito.”







NOS EXERCITOS É MUITO IMPORTANTE ESTAR COM O TRAJE BEM ARRUMADO COM DIZ O LIVRO:” Psychdanaltic Study of the Family ( ESTUDO PSICOANALITICO DA FAMILIA) pág 125:







“Um uniforme militar é um todo, e a remoção de qualquer parte dá ao usuário uma aparência de despido, isto é, impudica, de modo que o soldado sem o uniforme completo seria uma mulher vestida inadequadamente.”










<











2 – O TRAJE DE SACERDOTE




AS RELIGIÕES POSSUEM RITUAIS NOS QUAIS OS SEUS SACERDOTES SE APRESENTAM NAS CERIMÔNIAS COM TRAJES TÍPICOS PARA O EVENTO. O CRISTIANISMO É DIFERENTE DE TODAS AS RELIGIÕES, PORQUE NA IGREJA DE CRISTO TODOS SÃO SACERDOTES ( I PEDRO 2.5), MAS NENHUM TIPO DE VESTIMENTA SACERDOTAL É EXIGIDO PARA OS CRISTÃOS.




JESUS NUNCA USOU ROUPAS SACERDOTAIS, OS APÓSTOLOS NUNCA USRAM ROUPAS SACERDOTAIS E NENHUM LÍDER DA IGREJA PRIMITIVA USAVA ROUPAS SACERDOTAIS. QUANDO NO SÉCULO IV A IGREJA TORNOU-SE RELIGIÃO OBRIGATÓRIA DO IMPÉRIO ROMANO, OS ÍMPIOS INVADIRAM A IGREJA, CORROMPENDO OS COSTUMES CRISTÃOS.




DENTRO OS NOVOS HÁBITOS ADOTADOS PELA IGREJA VEIO O DOS LÍDERES SEREM DESTACADOS COMO SACERDOTES E DE VESTIREM TRAJES À CARACTERISTICA.NO CATOLICISMO ESSA DEFORMAÇÃO RELIGIOSA SURGIU NA FORMA DE BATINAS, FAIXAS, MITRAS E ETC....




NAS DENOMINAÇÕES PROTESTANTES TAMBÉM OUTRAS DEFORMAÇÕES SÃO CONSTATADAS COMO BATINA, AVENTAL, TERNO E GRAVATA, E OS TAIS PROCURAM JUSTIFICAR-SE BASEANDO-SE NO JUDAISMO ONDE DEUS HAVIA INTITUIDO ROUPAS PARA OS SACERDOTES ( ÊXODO 39.1-32), ENTRETANTO A RELIGIÃO DA ANTIGA ALIANÇA É SÍMBOLICA, TEMPORÁRIA, SOMBRA, ESPELHO DA NOVA ALIANÇA, CUJOS RITUAIS SÃO POUQUÍSSIMOS.




3 – TRAJE DE TRABALHO






CERTOS TRABALHOS EXIGEM CERTAS ROUPAS QUE SEJAM ADEQUADAS A SUA FUNÇÃO. ALGUNS SERVIÇOS EXIGEM O USO DE UMA COBERTURA NA CABEÇA COMO OS SOLDADOS DA POLÍCIA DE CHOQUE QUE PRECISAM USAR CAPACETES PARA PROTEGER-SE CONTRA PEDRAS E PAUS. IMAGINE COMOM SERIA A VIDA DE UM MECÂNCIO SE ELE TRABALHASSE COM AS ROUPAS DE UM MÉDICO....





O TRABALHO DE UM ASTRONAUTA EXIGE QUE ELE SE VISTA DE MODO A SE ADAPTAR AO ESPAÇO SIDERAL E A GRAVIDADE DO SEU AMBIENTE DE PESQUISA.
UM SALVA-VIDA NÃO PODE MERGULHAR NO MAR COM AS ROUPAS DE UM ESQUIMÓ, O SALVA-VIDA CRISTÃO PODE USAR BERMUDA PARA PODER EXECUTAR SEU TRABALHO COM A MOBILIDADE.





CASO UMA EMPRESA ESTIPULE A ORDEM DOS SEUS FUNCIONÁRIOS USAREM ALGUM ORNAMENTO SOBRE A ROUPA PARA IDENTIFICÁ-LOS ISTO É PERMITIDO PARA O CRISTÃO, TAIS COMO GRAVATA, CRACHÁ OU ESTAMPA NA ROUPA. EM MATEUS 27.28 FALA-SE DA CAPA ESCARLATE QUE FAZIA PARTE DO UNIFORME DOS SOLDADOS ROMANOS











4 – TRAJE DE RELIGIOSO



EM MUITAS RELIGIÕES OS ADEPTOS DO GRUPO RELIGIOSO DEVE-SE VESTIR A CARATER, POR EXEMPLO, HÁ GRUPOS COMO A IGREJA SINOS-DE-BELÉM/MISSÃO DAS PRIMICIAS ONDE OS MEMBROS DEVEM SE VESTIREM DE ACORDO COM A SUA CASTA RELIGIOSA, OS CASADOS USAM DETERMINADAS VESTIMENTAS, OS QUE TEM VOTO DE CELIBATO USAM OUTRA VESTIMENTA.



OS MISSIONÁRIOS MÓRMONS USAM TRAJES UNIFORMIZADOS PARA QUE SEJAM IDENTIFICADOS EM PÚBLICO, TRATA-SE DE UMA CAMISA BRANCA E UMA CALÇA PRETA, ALÉM DISSO EM RITUAIS SECRETOSOS CASADOS DEVEM VESTIR UMA BLUSA COM ROUPA DE BAIXO DIA E NOITE, ODENDO TROCAR SÓ POR OUTRA LIMPA.



OS MUÇULMANOS EM VEZ DE VESTIREM ALGUM TRAJE, ELES EM SEUS CULTOS NÃO DEVEM ENTRAR EM HIPOTESE ALGUMA NA MESQUITA COM OS PÉS CALÇADOS.





.








OS JUDEUS TAMBÉM POSSUI UM ORNAMENTO OBRIGATÓRIO PARA USÁ-LO NO CULTO, TRATA-SE DO TALLITH, UMA ESPÉCIE DE GORRO QUE OS HOMENS DEVEM TRAZER SOBRE A CABEÇA.



NO CRISTIANISMO SÓ HÁ UMA INSTITUIÇÃO PARA O USO DE ORNAMENTO NO CULTO OU QUANDO ORAM, E ASSIM MESMO É PARA AS MULHERES ( I CORINTIOS 11.12-16). O USO DO VÉU PELAS MULHERES AS TORNA DIGNA DE ESTAR DIANTE DOS ANJOS DE DEUS, ALÉM DE SER UM SINAL DE RESPEITO A ESTAS ENTIDADES CELESTIAIS QUE ACOMPANHAM E PROTEGEM AS IRMÃS





5 – TRAJE DE FESTA



É NATURAL QUE AS PESSOAS PROCUREM SE APRESENTAR BEM EM UMA FESTA, NÍNGUEM VAI A UMA FESTA COM UMA CARA DE QUEM ACORDOU, DE FATO JESUS ENSINOU-NOS A VIVIER COM UMA CARA DE QUEM VIVE EM FESTA, MESMO QUANDO NÃO ESTIVER EM UMA FESTA, MAS ESTANDO EM JEJUM: “porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto.” ( MATEUS 6.17)















ESTAR BEM VESTIDO, COM ROUPAS BONITAS, FOI INVENÇÃO DE DEUS, POIS ASSIM ELE VESTIU FANTASTICAMENTE AS PLANTAS: “E eu vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles ( MATESU 6.29). FAZ PARTE DE UM COMPORTAMENTO NORMAL A PESSOA IR PARA UMA FESTA COM A SUA MELHOR ROUPA: “mas o Pai disse aos seus escravos: Trazei depressa o melhor vestido e vesti-lho...” ( LUCAS 15.22).



AS PESSOAS DE MENOS POSSE NÃO DEVE SENTIR INVEJA DOS QUE TEM MELHORES CONDICÇÕES. MAS QUEM TEM BOA CONDIÇÃO DE VIDA É IMPORTANTE QUE PROCURE SE VESTIR COM MODÉSTIA, SEM QUERER CHAMAR A ATENÇÃO EM UMA FESTA, A PALAVRA DE DEUS ADVERTE: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas ou vestidos preciosos.”



É A PALAVRA DE DEUS QUE NOS PREVINE PARA NÃO GASTAR MAIS DO QUE O NECESSÁRIO PARA SE VESTIR, EVITANDO O LUXO DE GRIFFES FAMOSAS. AS VESTES DE FESTAS INDUZEM AS PESSOAS A TRATAREM MELHOR OS QUE TRAJAM ESTES VESTIDOS E ISSO PODE SER UM LAÇO PAR O POVO DE DEUS ( TIAGO 2.2-6)





6 – TRAJE DE DORMIR




SE A PESSOA MORA SOZINHA EM CASA, ELA PODE DORMIR COMO QUISER, POIS O HOMEM NÃO SE VESTE PARA DEUS, MAS PARA OS HOMENS, AFINAL PARA DEUS AS PESSOAS ESTÃO TODAS NUAS, MESMO QUE ESTEJAM VESTIDAS COM 20 CALÇAS, 35 CAMISAS, 8 MEIAS E 19 CHAPÉUS. COMO DIZ HEBREUS 4.13: “E não há criatura algumas encoberta diante dele, antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.”



PORÉM, SE DORME EM UM CÔMODO COM IRMÃOS, FILHOS, PARENTES OU OUTRAS PESSOAS ENTÃO DEVE VESTIR-SE APROPRIADAMENTE. MARIDO E MULHER SOZINHOS PODEM FICAR NUS. “ E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher, e não se envergonhavam.” ( GÊNESIS 2.25). MAS MULHER NÃO PODE DORMIR COM ROUPA DE HOMEM ( DEUTERÔNOMIO 22.5).



7 – TRAJE DE BANHO



NO BANHEIRO A PESSOA ´PDE TOMAR BANHO A VONTADE E NU ( É ÓBVIO), NÃO HÁ JUSTIFICATIVA TOMAR BANHO COM ROUPA COMO FAZ UNS CRISTÃOS ALUCINADOS. MAS TAMBÉM NÃO É CORRETO TOMAR BANHO NU EM GRUPO. VEJAMOS O EXEMPLO DE PEDRO QUE ESTAVA FRACO NA FÉ ( JOÃO 21.3) APÓS NEGAR JESUS ( JOÃO 18.15-27) E POR ISSO ESTAVA NU NO MAR, ENQUANTO OS OUTROS ESTAVAM VESTIDOS:



“Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor. E quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica ( porque estava nu) e lançou-se ao mar.” ( João 21.7). Para tomar banho ou pescar em grupo o homem deve vestir no mínimo bermuda e camisa. As mulheres deve vestir saia e blusa ( com manga) e é aconselhável uma bermuda como roupa de baixo.



8 – TRAJE DE CASAMENTO



QUANDO AS MULHERES VÃO SE CASAREM, A MAIORIA AINDA TEM O SEONHO DE CASAREM VESTIDAS DE BRANCO COM VÉU E GRINALDA ( APESAR QUE ESTE COSTUME ESTA CAINDO).



A CERIMÔNIA DE CASAMENTO NÃO É UMA OBRIGAÇÃO CRISTÃ, POIS O QUE IMPORTA É QUE ESTEJA CASANDO DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS, MAIS DO QUE ENTRAR EM UM PRÉDIO CHEIO DE POMPA, E É MAIS IMPORTANTE QUE SE CASEM VIRGENS DO QUE VESTIREM UM TECIDO DE COR BRANCA.



MAS DEVEMOS SER EQUILIBRADOS NESTE ASSUNTO, POIS A PALAVRA DE DEUS NÃO OBRIGA COMO TAMBÉM NÃO PROÍBE QUE AS PESSOAS SE CASSEM DE ACORDO COM AS CERIMÔNIAS DE CASAMENTO. EM ISRAEL AS PESSOAS NÃO SOMENTE FESETEJAVAM AS CELEBRAÇÕES DO CASAMENTO ( AMÓS 6.10, MATEUS 22.10; JOÃO 2.1) MAS TAMBÉM SE VESTIAM COM TRAJES APROPRIADOS PARA A CERIMÔNIA COMO “o linho fino, puro e resplandecente ( APOCALIPSE 19.8).



DEVEMOS TER UMA POSTURA RÍGIDA CONTRA A MAQUIAGENS, MESMO NO DIA DO CASAMENTO, A NOIVA NÃO DEVE SE PINTAAR, ENTRETANTO OS ADORNOS DEVEM SER VISTO COM NATURALIDADE NO NOIVO E NA NOIVA NO DIA DO SEU CASAMENTO.



SE QUISERMOS SER FUNDAMENTALISTAS DEVEMOS ENCARAR E ACEITAR TUDO O QUE AS ESCRITURAS NOS DIZ SOBRE O ASSUNTO COM ESTA ESCRITO EM ISAIAS 61.10: “Eu regozijo muito em Javé: a minha alma se alegra em meu Deus. Pois ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto de retidão, como o noivo que SE ADORNA com um turbante, e como a noiva que se enfeita com as suas JOIAS”.



COMO VEMOS, OS ADORNOS ERAM TOLERADOS EM ISRAEL, PELO MENOS NO DIA DO CASAMENTO E DESDE QUE FOSSE USADO PELOS NOIVOS, POR ISSO DEVE-SE TAMBÉM TOLERAR NOS DIAS DE HOJE QUE OS NOIVOS TENHAM ALGUNS ENFEITES COMO FREQUENTEMENTE VEMOS OS SEGUINTES ENFEITES: LUVAS, PÉROLAS OU OUTRAS PEDRAS COÇADAS NO VESTIDO, GRINALDA, COROA SOBRE A CABEÇA, JÁ NO HOMEM VEMOS A FIXA N CINTURA, A GRAVATA BORBOLETA OU A OUTRA GRAVATA MAIS TRADICIONAL, BEM COMO DETALHES NO BOTÃO E OUTYROS ACESSÓRIOS.



NO LIVRO COSTUMES E CULTURA, PÁGINA 8 DE BARBARA, ELA DIZ:

Em todas as culturas os costumes perdem o sentido original.” PREVENDO ESTA TENDÊNCIA NÃO DEVEMOS ACEITAR AS VESTES BRANCAS EM QUEM NÃO É VIRGEM.



SOBRE AS VESTES DE CASAMENTO DOS ROMANOS A EQUIPE DE MÁRIO DONATO NA SUA ENCICLOPÉDIA NOS RELATA ASSIM: “Na cerimônia do casamento romano, a noiva se vestia com uma túnica sem bainha, apertada na cintura com uma fixa de lã, e recoberta com um manto amarelo-acafrão, cobriam-lhe a cabeça um véu cor-de-fogo. Por cima do véu, uma coroa simples, feita de flores campestre, entretecidas.”



09– TRAJE DE PALHAÇO



VESTIR-SE COMO PALHAÇO PAR PROVOCAR RISOS E A PROFISSÃO DE PALHAÇO TEVE O SEU PERÍODO DE DIGNIDADE NA IDADE MÉDIA, POIS MUITOS REIS CONTRATAVAM PALHAÇOS, TAMBÉM CHAMADOS DE “bobo da corte”, MAS QUE VIVIAM COMO MINISTROS. CUJA FUNÇÃO PRINCIPAL ERA ALEGRAR O REI E A CORTE DA REALEZA.



O PALHAÇO DESDE AQUELA ÉPOCA DEVIA SE VESTIR DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO, POR ISSO SE VESTIAM COM ROUPAS ALEGRES, CHEIA DE CORES E COM MUITOS DESENHOS GEOMÉTRICOS, CERTAS PARTES DO CORPO SÃO ENFATIZADAS COM XRÉSCIMOS COMO NARIZ POSTIÇO EM FORMA DE BOLA, SAPATOS DE TAMANHOS EXAGERADOS E PINTURA NO ROSTO.





NESSES CASOS O QUE O PALHAÇO FAZ NÃO É PECADO, PODENDO EXERCE-LA COMO PROFISSÃO OU HOBBY. A PINTURA NÃO SERIA POR VAIDADE, AO CONTRÁRIO, O EXAGERO NA MAQUIAGEM É PARA ALEGRAR E NÃO PARA ENTRISTECER, O QUE ESTA DE ACORDO COM PROVÉRBIOS 15.13, 15.



10 –TRAJE DE REALEZA





AS FAMÍLIAS REAIS PRINCIPALMENTE O REI EM OCASIÕESSOLENES SEMPRE SE APRESENTAM COM TRAJES DE REALEZA E ISSO NADA TEM DE INCOMUM. JOSÉ NO EGITO VESTIU-SE DE ACORDO COM A TRADIÇÃO EGÍPCIA, VESTINDO-SE COMO UM GRÃO-VIZIR, OS ORNAMENTOS FORAM: ANEL, VVESTIDO DE LINHO, E UM COLAR DE OURO ( GÊNESIS 41.42-43).





ALGUNS REIS USAVAM DIADEMAS COMO SIMBOLO DE DOMÍNIO, INCLUSIVE JESUS APARECERÁ NO ARMAGEDOM COM ESTE ENFEITE ( APOCALIPSE 19.12).

















O ORNAMENTO MAIS COMUM DO REI É A COROA, E O CRISTÃO FIEL QUE TRABALHA NA EVANGELIZAÇÃO AGUARDA SER COROADO ( TIAGO 1.12; I CORINTIOS 9.25; APOCALIPSE 3.11), MAS ALÉM DO DIADEMA, O MANTO COR DE PÚRPURA ERA SÍMBOLO DE MAJESTADE ( JÓ 29.14; JOÃO 19.2).





OS REIS TAMBÉM SE ORNAMENTAVAM COM UM CETRO QUE SIMBOLIZAVA PODER E ASSIM APARECIAM EM PÚBLICO COM ESTE OBJETO ( GÊNESIS 49.10), ALÉM DESSES VÁRIOS OUTROS OBJETOS FORAM USADOS COMO TRAJES E ORNAMENTOS DE GOVERNANTES.






Eginhard, biógrafo do rei Carlos Magno descreveu assim a maneira como o rei se vestia:



“Ele costumava usar a nacional, isto é, a franca, um vestido colado à pele com uma blusa de linho e calções também de linho, ambos cobertos por uma túnica ornada com seda; as meias, apertadas por faixas, cobriam seus membros inferiores e calçavam seus pés, e ele protegia seus ombros e cintura no inverno com um casaco justo de pele de lontra ou marta. Por cima de tudo ele se cobria com uma capa azul, e sempre tinha consigo uma espada embainhada, geralmente com punho e cinto de ouro ou prata;

algumas vezes carregava uma espada lapidada, mas somente em dias de grandes festas ou em alguma recepção de embaixadores de nações estrangeiras.”

“Ele desprezava trajes estrangeiros, embora fossem belos, e nunca se deixava vestir com eles, exceto duas vezes em Roma, quando vestiu a túnica romana e sapatos. A primeira vez, a pedido do papa Adriano, a segunda, para agradar Leão, sucessor de Adriano. Em grandes dias de festa, ele usava roupas bordadas e sapatos enfeitados com pedras preciosas; sua capa era apertada por uma fivela dourada, e ele aparecia coroado com um

diadema de ouro e pérolas; mas noutros dias suas vestes variavam pouco dos trajes normais das pessoas”.



Veja que os reis em geral, os reis se vestiam de forma pomposa, com mais luxo do que a maioria dos cidadãos







No hay comentarios:

Publicar un comentario