XI – CALÇADOS
OS CALÇADOS POUCO SERVIAM PARA DISTINGUIR INDUMENTÁRIA PECULIAR A HOMEM E PECULIAR A MULHER. MAS ASSIM MESMO VEMOS UMA VIRTUDE NA CULTURA OCIDENTAL ( AFINAL NEM TUDO É LÁSTIMA NESTE LADO DO MUNDO) TRATA-SE DAS SANDÁLIAS CALÇADAS PELAS MULHERES, ENQUANTO OS HOMENS CALÇAM OS TRADICIONAIS SAPATOS DE COURO OU OUTRO MATERIAL.
JÁ O TÊNIS NÃO SERVE PARA ESTA DISTINÇÃO. OS CHINESES TANTO HOMENS COMO MULHERES CALÇAVAM UM CALÇADO FEITO DE ALGODÃO OU SEDA, TENDO SOLAS GROSAS DE FELTRO.
1 – CALÇADO SALTO ALTO
O SALTO ALTO É TOTALMENTE INJUSTIFICÁVEL, É NARCISISMO DE CAUSARF FUROR AS PESSOAS MORALISTAS, AFINAL QUAL A INTENÇÃO DE FICAR EM CIMA DE UM CALÇADO CUJA PARTE DO CALCANHAR POSSUI UMA ALTURA DE 8 CENTÍMETROS ???
A INTENÇÃO É UMA SÓ, ENRIJECER OS MÚSCULOS DAS PERNAS E DAS NÁDEGASM DANDO UMA APARÊNCIA DE SER MAIS “DURINHOS”. PURA VAIDADE E SENSUALISMO.
SEM CONTAR QUE PODERIAMOS DISCORRER LONGAMENTE SOBRE OS MALES A SAUDE QUE OS SALTOS ALTOS CAUSAM AS MULHERES QUE O USAM.
NÃO FALTARIA TAMBÉM O ARGUMENTO DO DESCONFORTO QUE CAUSA A MULHER FICAR HORAS EM CIMA DE UM SALTO ALTO.
O COLÉGIO SÃO FRANCISCO DIVULGOU O SEGUINTE ESTUDO SOBRE SALTO ALTO:
"Imagine a estrutura corporal da boneca Barbie. Bumbum empinado, peito para frente, símbolos de uma postura imponente, elegante. Tudo porque a Barbie “nasceu” de salto alto. Já você, descendente direta do homem de Neanderthal - que dispensava o uso de calçados - sofre para ficar com uma postura de boneca sobre saltos que muitas vezes ultrapassam o limite do bom-senso.
São dores da beleza, justificam as mais vaidosas. E comparadas ao ato de se depilar, sempre doloroso, usar salto alto tem uma grande vantagem: a gente se acostuma. Mas é do costume que vem o problema: se usado demasiadamente, o salto alto provoca uma mudança na musculatura, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos.
E não é só isso: ele pode provocar danos à coluna (aumenta a lordose), dores no joelho, joanetes (mas a hereditariedade também ajuda), calosidades, tendinite, unhas encravadas (quando o modelo é de bico fino). Para quem já se acostumou com o salto alto, o desconforto vem na hora de calçar um sapato baixo. Irônico, não?
Então, devemos fazer um motim em prol da saúde e jogar todas as nossas sandálias, escarpin e botas no lixo? Não, o segredo é variar na altura. “Intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos não acostuma a musculatura. O proibido nessa história é deixar que seus pés se acostumem a um tipo específico de salto”, diz a ortopedista Vera Lúcia Maia. “Se isso acontecer, cada vez que mudar a altura, a pessoa sentirá dor”, explica a médica.
Toda mulher que seduzir um homem para que ele se case com ela, utilizando-se de sapatos de salto alto ou outros artifícios(...)será castigada com as penas de bruxaria´´
Lei promulgada no séc. XV, pelo parlamento inglês.
Certo dia desses, fui questionada por uma criança sobre meu conto de fadas predileto, no momento da resposta não hesitei em nenhum momento e logo disparei: ´Cinderela´´,porém daí pra frente passei a questionar a mim mesma,sobre o que me atraia tanto naquela personagem e finalmente descobri que não era ela que me atraia e sim seu par de sapatos de cristal,talvez daí venha minha paixão por sapatos,que não se restringe apenas á compra do artigo,mas também a observação e o fato de serem tão reveladores
Olhe o sapato de uma pessoa e você adivinhará o estado emocional dela; as metas e expectativas dessa pessoa; se a auto-estima dela está alta ou baixa; e, o que é mais importante, a atitude dela em relação a sexo.Alguns tipos de sapatos femininos, como mocassins e tênis, são sexualmente neutros.Mulheres que usam habitualmente esse tipo de calçado não se preocupam em propagar agressivamente a sua sensualidade.
Se você algum dia observou uma mulher de salto alto andando pela rua, sabe o poder de atração que esse tipo de sapato exerce.o ritmo de quem está usando salto alto é tanto auditivo como visual,uma combinação magnetizadora de passos em staccato com cadeiras de balanço.Comparada com suas irmãs de salto raso, uma mulher de salto alto é uma sereia, olhada tanto por homens como por mulheres -embora por motivos diferentes.
Apesar do custo relativamente baixo, o sapato de salto alto substitui a pulseira de brilhantes e o casaco de pele como símbolo do luxo.
Hoje, uma mulher que usa um sapato alto de um estilista de ponta é uma mulher de sucesso, assim como foi em 1945 uma mulher usando um casaco de visom pelo tornozelo.
Dessa forma, a importância do salto como uma afirmação da moda permanece incontestada, tanto que os nomes dos que desenham sapatos caros estão se tornando muito conhecidos, mesmo fora dos limites rarefeitos do mundo da moda."
2 – CALÇADO BICO-FINO
O CALÇADO DE BICO FINO É MAIS OUTRA INUTILIDADE CRIADA PELOS MODISTAS, HAVIAM PESSOAS QUE ESPREMIAM OS DEDOS DOS PÉS PARA PODEREM DESFILAR POR AI.
NO FINAL DO SÉCULO XX CAIU EM DESUSO, MAS JÁ FOI UM GRANDE CHARME PARA OS INGLESES.
A IGREJA DE CRISTO NÃO DEVE SEGUIR A DITADURA DA MODA. POR ISSO DESACONSELHAMOS O USO DE CALÇADOS DE BICO FINO POIS É CONTRÁRIO AS LEIS DA INDUMENTÁRIA.
3 – CALÇADOS LUMINOSOS
COM O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ERA NATURAL QUE NOVIDADES SURGISSEM EM TODOS OS CAMPOS DO SABER HUMANO, INCLUSIVE NOS CALÇADOS, UMA DESSAS ENOVAÇÕES SÃO OS CALÇADOS QUE EMITEM LUZ QUANDO A PESSOA PISA NO CHÃO.
ESTE SISTEMA É APLICADO EM TÊNIS ESPORTIVOS POR JOVENS PLAYBOYS E POR ISSO NÃO CONVÊM PARA OS CRISTÃOS, ENTRETANTO, PARA CRIANÇAS QUE NÃO TEM AINDA CONSCIÊNCIA CLARA ( ATÉ OS 6 À 8 ANOS PODE-SE ADMITIR, POIS PARA AS CRIANÇAS TAIS CALÇADOS SÃO APENAS BRINQUEDOS.
No hay comentarios:
Publicar un comentario