martes, 21 de octubre de 2008

ORNAMENTO DA CABEÇA

ORNAMENTO DA CABEÇA

NA CABEÇA OS HOMENS SEMPRE PROCURAM TRAZER ALGUM SINAL DE AUTORIDADE, O CACIQUE USANDO O PENACHO, O REI A COROA, O SOLDADO A BOINA E O SACERDOTE A MITRA.

TODOS ESTES ORNAMENTOS CARREGAM UM SÍMBOLO DE AUTORIDADE. A MULHER DESDE OS TEMPOS ANTIGOS TAMBÉM USAVAM UM ORNAMENTO NA CABEÇA COMO SÍMBOLO DE SUBMISSÃO.

1 – O CHAPÉU

O CHAPÉU É UM ORNAMENTO MUITO UTILITÁRIO JÁ QUE PROTEGE A CABEÇA CONTRA O CALOR DOS RAIOS SOLARES. OS MÉTODOS SÃO MUITOS VARIADOS NO BRASIL, POR EXEMPLO, VEMOS OS CHAPÉUS DE COURO USADO PELOS NORDESTINOS, JÁ OS CAMPONESES DE OUTRAS REGIÕES É COMUM O USO DO CHAPÉU DE PALHA.





OUTROS USAM CHAPÉUS DE VELUDO E A VARIEDADE VAI POR AI AFORA. OS TRABALHADORES BRAÇAIS CHINESES, LAVRADORES, OS HOMENS DO RIQUECHÁU, ANDAM DESCALÇOS, MAS COM A CABEÇA SEMPRE COBERTA POR CHAPÉU DE PALHA, GORRO OU CHAPÉU DE PAPELÃO COM A FORMA DE UM ABAJUR.

2 – BONÉ

O BONÉ É UM TIPO DE COBERTURA PARA A CABEÇA, GERALMENTE FEITO DE PANO GROSSO E TENDO NA FRENTE UMA PALA SOBRE OS OLHOS.





DESDE MEADOS DO SÉCULO XX OS BONÉS TEM SERVIDO COMO UM VEÍCULO DE PROPAGANDA ONDE AS EMPRESAS E CLUBES FAZEM ANÚNCIOS.

O BONÉ NÃO FICA BEM EM UMA PESSOA VESTIDO SOCIALMENTE ( SEGUNDO OS PADRÕES CULTURAIS), MAS EM MUITOS TRABALHOS ONDE A PESSOA TEM DE FICAR DEBAIXO DO SOL O BONÉ É DESEJÁVEL, ERA COMO “PROTEÇÃO CONTRA O SOL QUE SADRAQUE, MESAQUE E ABEDNEGO USAVAM CHAPÉUS” ( DANIEL 3.21).

3 – TOCA


PROTEÇÃO PARA A CABEÇA, FEITA DE TECIDO COMO MALHA, LÃ E ETC... EXISTEM VÁRIOS MODELOS DE TOCA, AS DE PLÁSTICO SÃO AS USADAS NA HORA DE TOMAR BANHO, QUANDO SE DESEJA MOLHAR O CORPO, MAS NÃO A CABEÇA.




EXISTEM TAMBÉM TOCAS DE PROTEÇÃO ESPECIAIS COMO AS USADAS POR PILOTOS DE CARROS DE CORRIDA, SÃO COMUNS AS TOCAZS DE LÃ EM REGIÕES FRIAS ONDE AS PESSOAS NORMALMENTE A USAM NA RUA OU NA HORA DE DORMIR.

AS TOCAS EM GERAL SERVEM PARA PROTEGER, E PROTEGER CONTRA O FRIO, O FOGO, E A ÁGUA. DEVENDO SER ENTENDIDA COMO UMA INDUMENTÁRIA PARA AUTO-CONSERVAÇÃO DA HUMANIDADE.

4 – MITRA

A MITRA É UM ORNAMENTO QUE OS SACERDOTES DE MUITAS RELIGIÕES USAM COMO SÍMBOLO DE INVESTIDUTRA ESPIRITUAL, O SUMO SACERDOTE DE ISRAEL USAVA ( E NÃO PODIA SER DIFERENTE JÁ QUE A RELIGIÃO NA ANTIGA ALIANÇA TINHA UM CARÁTER FIGURATIVO ( ÊXODO 29.6).




NÃO HÁ NENHUM MANDAMENTO PARA OS LÍDERES CRISTÃOS USAREM MITRA. ALIÁS O PAPADO ADOTOU ESTE COSTUME DAS RELIGIÕES ROMANA NA QUAL ENTROU EM CONTATO E HOJE PRICURAM SE JUSTIFICAR CITANDO A ANTIGA ALIANÇA.


5 – ELMO

PEÇA DA ARMADURA QUE SERVIA PARA PROTEGER A CABEÇA, ERA TÍPICAMENTE USADA PARA FINS BELICOSOS, SENDO FEITA DE METAL PARA PROTEGER A CABEÇA CONTRA FLECHAS E GOLPES DE ESPADA, O PROFETA ISAÍAS PREDISSE QUE O MESSIAS USARIA O “ELMO DA SALVAÇÃO” ( ISAÍAS 59.17).




6 – CAPACETE


CAPACETE É O ELMO SÓ QUE FAZEMOS AQUI A DISTINÇÃO QUANTO AO MATERIAL, ENQUANTO O ELMO É METÁLICO, OS CAPACETES MODERNOS SÃO FEITOS DE MATERIAL ,AIS LEVE E CONFORTÁVEL, COMO FIBRA, LIGAS ESPECIAIS E PODEMOS ADQUIRI-LAS NÃO PARA FINS BELICOSOS, MAS PARA PROTEÇÃO CONTRA ACIDENTES COMO OS CAPACETES DE MOTOQUEIROS, OS CAPACETES USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PELOS PEDREIROS E ETC...




LEMBRANDO QUE EM MUITOS PAÍSES O CAPACETE É OBRIGATÓRIO PARA QUEM GUIA CERTOS VEÍCULOS COMO MOTO E BICICLETA.



7 – COROA

A COROA É A REPRESENTAÇÃO MÁXIMA DE UMA REALEZA, TANTO É QUE TODA MONARQUIA QUE SE PREZE TEM A COROA DO REI, EM CONCURSOS DE BELEZA É COMUM A GANHADORA RECEBER DOS PROMOTORES DO EVENTO UMA COROA.




CADA CRISTÃO FIEL AGUARDA NA PROMESSA DE DEUS DE RECEBER VÁRIAS COROAS ( I PEDRO 5.4: APOCALIPSE 2.10).

3 – O DIADEMA

O DIADEMA É UM ORNAMENTO QUE SE USA PARA PRENDER O CABELO, MAS SOMENTE NO CASO DAS MULHERES QUE MUITAS VEZES O CABELO ATRAPALHA A VISÃO, E COM O DIADEMA AS MULHERES PUXAM A FRANJA PARA TRÁS.





4 – O VÉU


O VÉU SEMPRE FOI POSTO NA CABEÇA PELAS IRMÃS DOS PRIMEIROS SÉCULOS, PORÉM, COM A REVOLUÇÃO DOS COSTUMES, A IGREJA CRISTÃ EM GERAL PREFERIU IMITAR O MUNDO EM SEUS PADRÕES DE ÉTICA DE COMPORTAMETNO EM VEZ DE OBEDECER OS MANDAMENTOS DE DEUS ( TIAGO 4.4)






DIANTE DE TAL ATITUDE DE REBELDIA, QUANDO TOMAMOS UMA DECISÃO DE DEFENDER UMA ÉTICA FUNDAMENTALISTA, RENUNCIANDO OS COSTUMES VIGENTES PELO “ ESPÍRITO DA ÉPOCA”, CONSEQUENTEMENTE SEREMOS MALVISTOS PELOS DEMAIS CRISTÃOS, MAS É PRECISO ANALISARMOS BEM A QUESTÃO:

- QUEREMOS SABER OU NÃO QUAL É A VONTADE DE DEUS, QUANTO A QUESTÃO DO VÉU ???





TODA QUESTÃO SOBRE O ASSUNTO ESTÁ ENVOLVIDA NO TEXTO DE I CORINTIOS 11.1-6, A QUAL ACONSELHAMOS QUE VOCÊ LEIA NESTE MOMENTO PARA SABER QUAL É A VONTADE DO AUTOR E NÃO DEIXE AS SUAS IDÉIAS E EMOÇÕES TE ENVOLVEREM, MANTENHA EM PRIMEIRO LUGAR A CABEÇA FRIA..... APÓS VOCÊ LÊ PASSEMOS A ESTUDÁ-LA MINUCIOSAMENTE VÉRSICULO POR VERSÍCULO.

“sede meus imitadores como eu sou de Cristo.” (v.1)

PAULO INICA SEU DISCURSO APOLOGÉTICO EM FAVOR DO USO DO VÉU POR PARTE DAS MULHERES NO CULTO CRISTÃO E A PRIMEIRA COISA QUE ELE DIZ É SOBRE A NECESSIDADE DE FAZER AS COISAS PARA IMITAR A CRISTO E PROCURAR REALIZAR A SUA VONTADE E NÃO A NOSSA. PRINCIPALMENTE CONTRA A NOSSA VONTADE SE OPÕE A DE DEUS.



É O QUE FREQUENTEMENTE OCORRE NA QUESTÃO NO VÉU, QUEM GERALMENTE TEM MAIS DIFICULDADE DE ACEITAR SÃO AS MULHERES, POIS O MANDAMENTO ESTÁ ESPECIFICADO PARA ELAS.



É DIFÍCIL UM MEMBRO DE UMA DENOMINAÇÃO CRISTÃ LIBERAL ACEITAR TAL DOUTRINA, PORQUE SE CRER NELA E ACEITÁ-LA TERÁ COM GRANDE PROBABILIDADE PROBLEMAS COM A LIDERANÇA DE SUA ORGANIZAÇÃO.

PAULO NOS CONVOCA A BUSCAR A VONTADE DE DEUS, MESMO QUE ELA SEJA OPOSTA A DOS HOMENS.






“eu vos louvo irmãos, pois em tudo vos lembrais de mim, e retendes as tradições como vo-los entreguei” ( v.2)

É PRECISO TER UMA MENTE AJUIZADA E ADMITIR QUE A QUESTÃO DO VÉU ERA UM COSTUME VIGENTE NA CIDADE DE CORINTO, POIS O TEXTO É EXPLICITO EM DIZER QUE ESTE ENSINAMENTO FOI TRANSMITIDO POR PAULO QUE “entregou esta tradição a eles.





PORTANTO É ILEGÍTIMO O ARGUMENTO QUE DEFENDE A INOBSERVÂNCIA DOS DIAS DE HOJE DO PRECEITO SOBRE O VÉU ALEGANDO QUE ERA UM COSTUME DOS CORINTIOS.

É PRECISO LEMBRARMOS AOS TEÓLOGOS DESAVISADOS QUE PAULO ERA DETESTADO PELA ALA JUDAIZANTE DA IGREJA, POIS EM VÁRIAS OCASIÕES PAULO SE OPÔS A ENSINOS FUMDAMENTAIS DO JUDAISMO COMO A CIRCUNSCISÃO E A GUARDA DO SÁBADO.

POR ISSO É DE SE ESTRANHAR QUE PAULO ESTEJA AGORA PREGANDO BOBAGENS JUDAICAS, COMO AFIRMAM ALGUNS.

SE O USO DO VÉU NO CULTO FOSSE ALGO INSIGNIFICANTE, PAULO JAMAIS PASSARIA ESTE ENSINO PARA UMA IGREJA QUE ERA MASSIÇAMENTE COMPOSTA DE GENTIOS.





PAULO NÃO QUERIA AGRADAR NINGUÉM COM ESTA DOUTRINA, SENÃO A DEUS.

ALGUNS TEM SUPOSTO QUE PAULO NÃO ESTA DANDO UM MANDAMENTO JÁ QUE ELE DIZ SE TRATAR DE UMA TRADIÇÃO.



POUCOS GRUPOS CRISTÃOS OBEDECEM A PALAVRA DE DEUS NA QUESTÃO DO VÉU. NO BRASIL A MAIOR DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA QUE AS MULHERES USAM O VÉU É A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL.



POIS BEM, PAULO EM OUTRAS EPÍSTOLAS DEIXOU BEM CLARO QUE QUEM NÃO QUIZER GUARDAR AS TRADIÇÕES QUE ELE ENSINOU, FOSSE OBSERVADO PELA IGREJA E QUE O POVO DE DEUS SE AFASTASSE DOS TAIS COM ESTÁ ESCRITO EM II TESSALONICENSES 3.6:

“mandamo-vos, pórem, irmãos que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a TRADIÇÃO que de nós recebeu.”

CONVÉM AINDA SALIENTAR QUE A PALAVRA TRADIÇÃO QUE APARECE EM I CORINTIOS 11.2 É A MESMA PALAVRA GREGA QUE APARECE EM II TESSALONICENSES 3.6, ISTO É :”s” = paradoseis”.

PAULO TAMBÉM MANDOU QUE RETIVESSEMOS AS SUAS TRADIÇÕES COM FIRMEZA ( II TESS 2.15), POR ISSO OU DEIXAMOS DE UMA VEZ POR TODAS A MANIA DE FALSIFICAR A PALAVRA DE DEUS, OU MAIS NADA NOS RESTA SENÃO A PERSPECTIVA DE UM SEVERO JUIZO.


“Mas quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo.” ( v .3)

A MULHER DEVE USAR O VÉU PORQUE É SINAL DE SUBMISSÃO AO SEXO MASCULINO, AS MULHERES QUE ASSIM NÃO PROCEDEM, ESTÃO DESRESPEITANDO A HIERARQUIA DIVINA. O VÉU ESTÁ VINCULADO COM A DOUTRINA DA SUBMISSÃO.

“Toda mulher que ora ou profetiza, tendo a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, é como se a tivesse rapada.” ( v. 5)

AS ESCRITURAS É TAXATIVA: AS MULHERES QUE NÃO USAM VÉU QUANDO ORAM ESTÃO COM A CABEÇA RAPADA DIANTE DE DEUS. ENSINAR O CONTRÁRIO É TORCER AS ESCRITURAS SAGRADAS.

“Se a mulher não se cobre (com o véu), tosquie-se também, e se para a mulher é vergonhoso tosquiar-se, ou rapar-se, que cubra-se ( com véu) ( v.5)

PAULO É RADICAL E BEM CLARO EM DIZER QUE SE A MULHER SE RECUSAR A COBRIR-SE COM VÉU, ENTÃO QUE CORTE O CABELO, QUE RAPE A CABEÇA, AFINAL, NÃO ADIANTA OBEDECER PELA METADE....

“Mas ter a mulher cabelo comprido lhe é honroso, pois o cabelo lhe foi dado como contra-véu.” ( v. 15)

O TEXTO ORIGINAL DIZ: “ s = antikalimatos”, QUE SIGNIFICA CONRA-VÉU, SENDO ERRADO AS TRADUÇÕES QUE DIZEM: “ o cabelo foi dado em lugar do véu.”

“ EM LUGAR DO VÉU”, SÓ SERIA POSSÍVEL TRADUZIR ASSIM SE HOUVE OUTRA PALAVRA GREGA QUE PUDESSE SER TRADUZIDA COMO “em substituição”

O CABELO É O CONTRA-VÉU, ASSIM COMO EM UMA CASA EXISTE O PISO E O CONTRA-PISO. O CONTRA-PISO FICA DEBAIXO DO PISO, ASSIM COMO O CABELO FICA DEBAIXO DO VÉU.

SEGUNDO PAULO, DEUS, EM SEUS PROPÓSITOS ESTIPULOU QUE A MULHER TENHA O CABELO COMPRIDO PARA LEMBRÁ-LA QUE ELA DEVE USAR O VÉU.

“Mas, se alguém, quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus” ( v .16)






PAULO, APÓS DISCURSAR SOBRE O VÉU, E A NECESSIDADE DAS MULHERES DE TEREM OS CABELOS COMPRIDOS, ELE CONCLUI SEU DISCURSO AFIRMANDO QUE NÃO ACEITARÁ OUTRO COSTUME NOS CULTOS A NÃO SER O DAS MULHERES USAREM VÉU QUANDO ORAREM OU PROFETIZAREM.

2 comentarios:

  1. Eu gostaria que na minha paroquea se tivese o abito de usa veu na cabeça mas nao tem .Eu em minha casa oro de veu me sinto muito bem acho que estou em respeito com deus .

    ResponderEliminar
  2. A Igreja q eu congrego usa-se o véu + as outras igrejas acham q é uma seita pelo o uso do véu.+ a palavra de Deus é bem clara quando Paulo na carta de 1 Coríntios 11 explica...A igreja q eu congrego éa IGREJA PENTECOSTAL ANABATISTA...PAZ!!!!!!!

    ResponderEliminar