IV – A PSICOLOGIA DA ROUPA
AS ROUPAS QUE VESTIMOS FALAM POR NÓS, POR ISSO NÍNGUEM ARRISQUE-SE A DIZER QUE AS ROUPAS NÃO SIGNOFOCA NADA, POIS ELAS FAZEM PARTE DE NÓS, E ELAS SÃO TÃO IMPORTANTE QUE FOI A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA QUE DEUS TOMOU PARA RESGATAR ADÃO E EVA APÓS A QUEDA.ANTOLE FRANCE, SABENDO DA IMPORTANCIA DAS ROUPAS NO CAMPO DA PSICOLOGIA DISSE:Se me fosse permitido escolher agora os livros publicados cem anos depois da minha morte, sabeis o que eu queria ? Não um romance, absolutamente, nem um livreo de história. Tomaria um figurino para ver como se vestirão as mulheres daqui a cem anos, um século depois da minha morte. E esses panos recortados me diriam mais sobre a humanidade futura que todos os filósofos, os romancistas, os pregadores e os sábios.”COMENTANDO SOBRE A QUEDA DE ROMA EM CONJUNÇÃO COM O QUE DISSE ANATOLE, MARCOS REY E SUA EQUIPE DE PESQUISADORES CONCLUIRAM O SEGUINTE SOBRE O ASSUNTO:“Pois se Anatole France tivesse apanhado um figurino da Roma Imperial teria sabido, sem ler os filósofos, nem os sábios, que aquilo era mundo que se estava acabando. Sempre que o povo exagera suas modas, entrega-se a demasiado luxo, e as mulheres fazem da elegância e dos vestidos o principal escopo de suas vidas, trata-se de uma época de decadência, e a sua civilização vai-se acabar. Aconteceu assim nas grandes civilizações da Antiguidade, e Roma apenas repetia o canto do cisne para morrer.”
1 – A ROUPA DEMONSTRA RIQUEZA
O IDEAL CRISTÃO AO SE VESTIR É PASSAR UMA IMAGEM DE PESSOA SERENA, MODESTA E DECENTE, COMO DIZ PAULO A TIMÓTEO: “Se vistam em traje honesto, com pudor e modéstia..” ( I TIM 2.9), NO LIVRO “A Psicologia das Roupas” LEMOS UM COMENTÁRIO PRÓPRIO PARA ESTAS PÁGINAS:“Ostentação de riqueza tem muito freqüentemente, alguma conexão, com a riqueza. Os indivíduos mais ricos tem recursos para vestir com tecidos trabalhados e caros do que seus irmãos e irmãs mais pobres e numa sociedade onde a riqueza é questão de orgulho e um meio de obter poder e respeito, é natural que os ricos procurem distinguir-se. Não somente pode a riqueza de um indivíduo ser indicada pela magnificência de suas vestes, mas pode a riqueza, numa forma mais rapidamente mutável ser carregada em forma de ornamentos. Nas sociedades civilizadas, a mais comum aproximação a isto é o USO DE PEDRAS PRECIOSAS COMO JÓIAS.” AS VESTES LUXUOSS EXPRESSAM VAIDADE, ATRAI INVEJA, CHAMA A ATENÇÃO DOS LADRÕES, INCENTIVA A ACEPÇÃO DE PESSOAS, E POR ESSAS RAZÕES DEVEMOS EVITA-LAS COMO UMA APARÊNCIA DO MAL. ( I TESSALONICENSES 5.21) E UM TROPEÇO E ESCANDALO ( ROMANOS 14.13). VEJA TAMBÉM OS MANDAMENTOS EM TIAGO 2.2-4; O TIMÓTEO 2.9; I PEDRO 3.3)
2 – A ROUPA DEMONSTRA REBELDIA
EM CADA ÉPOCA EXISTEM ROUPAS ADEQUADAS E ROUPAS QUE IDENTIFICA CERTOS INDIVÍDUOS COM UMA CLASSE DE LIBERTNOS, REBELDES, MUNDANOS, VALENTÕES, GALÃS, CONQUISTADORES, MALANDROS E GENTE DE CLASSE BAIXA.O SAPATO É DIFERENTE DO TÊNIS, A CALÇA JEANS É DIFERENTE DE UMA CALÇA DE TERGAL, UMA CAMISETA DE MARCA É DIFERENTE DE UMA CAMISA SOCIAL. OS ÓCULOS DE GRAU E DIFERENTE DE ÓCULOS ESPELHADO. E UMA PESSOA QUE SE VESTE CONFORME O SEGUNDO MODELO QUE APRESENTAMOS É UM INDIVÍDUO CUJO PERFIL NÃO É DE UM CRISTÃO. FITAS AMARRADAS NA CABEÇA, OU UM BONÉ VIRADO PARA TRÁS OU BRINCO NA ORELHA É UM PERFIL DE UM REBELDE E ANTI-SOCIAL, A IDÉIAS DESETES É CHOCAR OS OUTROS, ELES QUEREM REVOLUCIONAR EXTERIORMENTE, QUANDO ESTÃO EM CONFLITO INTERIOR. OS PRINCIPAIS PIVÔS DESSAS “revoluções” SÃO OS JOVENS DE UMA GERAÇÃO INDEFINIDA: “Não removas os limites antigos que fizeram teus pais.” ( PROVÉRBIOS 22.28)
3 – A ROUPA DEMONSTRA LIBERDADE
A BERMUDA, O TÊNIS, A CAMISETA COM MANGA, SÃO PEÇAS DE UMA ROUPA QUE DEMONSTRA LIBERDADE, ESTE É UM TRAJE QUE PODE SER VISTO NO CORPO DE UM EXZECUTIVO DE FÉRIAS OU EM PASSEIO DE FIM DE SEMANA. MAS NÃO É O TRAJE DE UM BANCÁRIO OU DS QUE TRABALHAM NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. ESTE ESTILO DE ROUPA É MENOS ADEQUADO QE A ROUPA SOCIAL, MAS SE PERMITE COMO USO EM CASA ONDE A PESSOA TEM DIREITO A FICAR À VONTADE. TODOS SABEM QUE EM CASA SE VESTE E TAMBEM SE “come” À VONTADE ( I CORINTIOS 11.22)
4 – A ROUPA DEMONSTRA SERENIDADE
AS ROUPAS DO CRISTÃO DEVEM DEMONSTRAR SERENIDADE E SOBRIEDADE, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTIVER EM PÚBLICO E NO CONVÍVIO SOCIAL. O ESTILO DE ROUPA QUE MAIS SE ENQUADRA NESTE TIPO SÃO AS CHAMADAS ROUPAS SOCIAIS. RAZÃO PELA QUAL AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ INTITUIRAM AOS SEUS MEMBROS ESTE ESTILO DE ROUPA COMO OBRIGATÓRIO PARA O TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DAS SUAS CRENÇAS DE CASA EM CASA.AS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS MORALISTAS TAMBÉM EXIGEM QUE OS SEUS MEMBROS SE VISTAM COM ROUPAS SOCIAIS E PODEMOS AFIRMAR QUE ISTO TEM SENTIDO, PORQUE A ROUPA FALA SOBRE VOCÊ. A PRÓPRIA SABEDORIA PIPULAR TESTIFICA QUE A ROUPA SOCIAL É O MELHOR PADRÃO, GERALMENTE O POVO DIZ: “Fulano esta bem vestido”. NÍNGUEM PODE ALEGAR RAZÕES FINANCEIRAS, POIS AS CAMISAS SOCIAIS SÃO GERALMENTE MAIS BARATA QUE AS CAMISAS DE MARCA.
No hay comentarios:
Publicar un comentario