martes, 21 de octubre de 2008

ENFEITE CIRCULARES

OS ENFEITES CIRCULARES SÃO TODOS OS ORNAMENTOS QUE CIRCULAM EM VOLTA DE ALGUMA PARTE DO CORPO HUMANO COMO O PESCOÇO, O BRAÇO, O DEDO E O TORNOZELO.

OS HOMENS COMO AS MULHERES FAZEM USO DESSES ENFEITES, MUITAS VEZES SÃO ORNAMENTOS COM SÍMBOLO SOCIAL COMO O ANEL QUE JÁ MARCOU ÉPOCAS E ERA UMA CARACTERÍSTICA DOS REIS USÁ-LOS.

OUTROS ENFEITES CIRCULARES POSSUEM UTILIDADE COMO O RELÓGIO. MAS A GRANDE MAIORIA DOS ORNAMENTOS SÃO PURAMENTE DECORATIVOS, E AS PESSOAS QUE O USAM O FAZEM POR VAIDADE.

1 - BRACELETE

O BRACELETE É USADO NO PULSO E EXISTE EM VÁRIOS POVOS COMO UMA MANEIRA DAS PESSOAS SE ENFEITAREM, NÃO PRECISA DIZER QUE SEMPRE AS MULHERES FORAM AS MAIORES USUÁRIAS DESTE ORNAMENTOS.





O BRACELETE É GERALMENTE FEITO DE METAL, MAS TAMBÉM EXISTE AS FITAS DE PANO USADA COMO UM AMULETO ONDE SE ESCREVE O NOME DO SANTO QUE SE É DEVOTO ( OSCATÓLIVOS DO BRASIL FAZEM MUITO USO DISTO).

NOS DIAS MODERNOS EXISTEM BRACELETES FEITOS DE MUITOS OUTROS MATERIALS, POR EXEMPLO, COMO O PLÁSTICO. O BRACELTE APARECE NA LISTA NEGRA DE ISAÍAS (3.19). O BRACELTE POSSUI VARIAÇÕES COMO A PULSEIRA.

2 - GARGANTILHA

ORNAMENTO QUE SE USA NA GARGANTA, DIFERENCIANDO DO COLAR POR FICAR MAIS JUSTO E APERTADO. EM ALGUMAS RELIGIÕES É USADO COMO UMA COLEITA EM QUE O dEUS A QUEM SE É DEVOTO REPRESENTA QUE É O DONO DE QUEM USA A TAL COLEIRA.





3 - CADEIA

CORRENTE QUE SE USA PARA DAR VOLTAS EM CERTOS MEMBROS DO CORPO COMO O BRAÇO E O TORNOZELO. AS CADEIAS DE ARTELHOS SÃO CITADOS NA LISTA NEGRA DE ISAIAS (3.20)



4 - ANEL

O ANEL FOI USADO EM MUITAS MONARQUIAS PARA SIMBOLIZAR O PODER E AUTORIDADE DE ALGUÉM, POR ISSO QUE JOSÉ DO EGITO USAVA UM ANEL, ALIÁS, DADO A ELE PELO FARAÓ, NO ATO DA INVESTIDURA UMA DAS PEÇAS DO ORNAMENTO QUE SIMBOLIZAVA AUTORIDADE ERA O ANEL.

41 mapa Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
42 E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço (GEN 41.41-42)

MAS A GRANDE VERDADE É QUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE USAM ANÉIS NO DEDO QUEREM SIMBOLIZAR APENAS UMA COISA: VAIDADE.

NA ENCICLOPÉDIA PRODUZIDA PELA NOVO BRASIL EDITORA BRASILEIRA S/A NA PÁGINA 61 DIZ O SEGUITE SOBRE O USO DE ANÉIS PELOS ROMANOS:



"as mulheres cobriam-se , memso em casa, de pesadas jóias. Aneis eram usados em profusão, diversos em cada dedo, exceto para o dedo medio, que, por motivos mágicos, devia permanecer livre. Aneis pesados para o inverno e anéis leves para o verão. A VERDADE CAMPEAVA ENTRE AS MULHERES PATRÍCIAS."

O ANEL APARECE NA LISTA NEGRA DE ISAÍAS (3.21)



5 - COLAR

O USO DO COLAR PELO MENOS EM ALGUMAS SOCIEDADES TINHA UMA CONOTAÇÃO DIFERENTE DA QUE COMUMENTE VEMOS NA SOCIEDADE DOS VAIDOSOS DO OCIDENTE. PELO MENOS É O QUE HERBERT SPENCER PODE CONCLUIR SOBRE O QUE ELE ANALIZOU DE CERTOS POVOS, SEGUNDO SUAS OBSERVAÇÕES, MUITOS COLARES ERAM USADOS COMO TROFÉUS:

"quando um caçador matava um animal, muitas vezes carregava alguma parte que lhe parecia útil ou decorativa, ou que serviria como permanente recordação de sua proeza."

OUTROS POVOS E TRIBOS USAVAM COLARES FEITOS DE DENTES DE ADVERSÁRIOS ABATIDOS, ENQUANTO EM OUTROS, OS OSSOS DOS INIMIGOS ERAM CARREGADOS COMO ORNAMENTOS, SEMELHANTE AS MEDALHAS OFERECIDAS PELO GOVERNO AOS SOLDADOS QUE VOLTARAM VITORIOSOS DA GUERRA.






OLHANDO POR ESTE ANGULO É CORRETO OSTENTAR UM COLAR, DESSDE QUE SEJA EM UMA OCASIÃO ESPECIAL E QUE SEJA USADA POR ALGUÉM QUE A RECEBEU POR SEUS FEITOS HERÓICOS. MAS PENDURAR COLAR FORA DESSA CIRCUNSTÂNCIA É PURA VAIDADE. O COLAR APARECE NA LISTA NEGRA DE ISÁIAS 3.18)

AS PEÇAS DE ORNAMENTO

O LIVRO DE ENOQUE QUE PERTENCE A LITERATURA JUDAICA, NOS DIZ QUE OS ANJOS QUE SE REBELARAM NA SEGUNDA QUEDA FORAM TAMBÉM AGENTES MALIGNOS PARA ESTIMULAREM AS MULHERES A SE MAQUIAREM E A USAREM ORNAMENTOS, ALIÁS, SEGUNDO ENOQUE, ESTES ESPÍRITOS ENSINARAM ESTAS ARTES AO POVO PRÉ-DILUVIANO.


LOGO APÓS O DILÚVIO, OS DESCENDENTES DE NOÉ FORAM SEDUZIDOS PELA ATRAÇÃO DOS ORNAMENTOS E ASSIM EM POUCAS GERAÇÕES OS POVOS COMO OS CANANEUS JÁ SE ORNAMENTAVAM ASSIM:

"Então já se conhecia o linho. Os moços ostentavam camisa de linho branco, de mangas amplas e sobre ela o manto colorido. os membros eram esfregados com azeite perfumado. Coroas de mirto ornavam-lhe a cabeça de longos cabelos.Traziam amuletos presos por uma fita ao pescoço. alguns, os mais ricos e ociosos, pintavam as unhas das mãos e dos pés com tinta cor-de-tijolo tirada de substâncias vegetais. Enfeitavam-lhes os dedos anéis de falança. As moças se trajavam com uma graça mais leve. Descia a saia escura em pregas até os pés, onde as unhas pintadas, apareciam entre as tiras de couro trabalhado das sandãlias. Por cima levavam, com uma leegância negligente, as blusas soltas, azuis ou vermelhas, presas num dos ombros, ficando o outro descoberto. As moçihas ricas carregavam argolas de cobre nos tornozelos e anéis de ouro flexível em todos os artelhos, exceto nos maiores, os chamados dedos grandes. Também usavam anéis de ouro em todos os dedos das mãos. Uma touca lhe continha o cabelo. Na parte da frente, sobre a testa, descia o cabelo cortado em franja. Pendente do septo, balançava um anel de ouro. Havia arrecadas para as orelhas e braceletes. Nas festas da vindima ou da colheita do trigo, as dançarinas ondulavam, bailando em honra dos deuses, com faixas bordas em volta dos quadris e da cabeça, contorcendo o dourado ventre nu. Elas apareciam muito bonitas e exóticas, com os cílios cobertos de pó metálico brilhante, em azul ou verde, e os cantos dos olhos prolongados com pinturas. Os bailarinos, barbados, pulavam quase nus, apenas com rabos de animais amarrados à cintura."

COM ESTA DESCRIÇÃO FICA RETRATADO COMO OS CANANEUS SE ORNAMENTAVAM.

1 - BRINCO

OS BRINCOS SÃO ORNAMENTOS COLOCADOS NAS ORELHAS, SENDO IMPLANTADOS POR MEIO DE PERFURAÇÕES NA CARNE, SÁBIOS DO PASSADO ACREDITARAM QUE O BRINCO NÃO SOBREVIVERIA COMO UM ORNAMENTO ACEITÁVEL EM UMA CULTURA DE ALTO PADRÃO DE CIVILIZAÇÃO ( SE ISSO FOR VERDADE, NOSSA CULTURA NÃO É CIVILIZADA).





O BRINCO ESTÁ NA LISTA NEGRA DE ISAIAS (3.20). QUANDO JACÓ CONVERTEU TODO O POVO DE UMA TRIBO, UMA DAS EXIGÊNCIAS QUE ELE FEZ FOI QUE O POVO SE DESFIZESSE DAS "argolas que lhes pendiam das orelhas." (GÊNESIS 35.4 - ALMEIDA CONTEMPORÂNEA)

2 - RELÓGIO

O RELÓGIO É UM ORNAMENTO DE GRANDE UTILIDADE NOS DIAS MODERNOS, POIS CADA MINUTO VALE OURO, E AS PESSOAS TEM HORA CERTA PARA TUDO, POR ISSO É COMUM AS PESSOAS TRAZEREM O RELÓGIO PENDURADO NO BRAÇO.






O RELÓGIO NO BRAÇO É UM COSTUME MODERNÍSSIMO EM COMPARAÇÃO COM TANTOS OUTROS QUE CITAMOS NESTA OBRA, ALIÁS, FOI O BRASILEITO SANTOS DUMONT, O PRIMEIRO AVIADOR, QUE USOU O RELÓGIO AMARRADO NO BRAÇO, JÁ QUE O COSTUME VINGENTE ANTERIORMENTE ERA TRAZÊ-LO NO BOLSO. NÃO EXISTIA NOS DIAS BÍBLICOS.


3 - ÓCULOS

OS ÓCULOS É OUTRA INVENÇÃO NOVA, SURGIU COMO UM IMPORTANTE AUXÍLIO DA CIÊNCIA MÉDICA PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE TENHAM PROBLEMAS VISUAIS. VÁRIOS DEFEITOS OPTICOS SÃO CORRIGIDOS POR MEIO DE LENTES QUE POSSUEM UM GRAU CORRESPONDNETE AO DEFEITO DO PACIENTE.






OS ÓCULOS SÓ DEVEM SER USASDOS POR RECOMENDAÇÃO DE UM ESPECIALISTA, POIS É PERIGOSO USAR LENTES QUE NÃO SEJAM PROPÍCIA A SUA VISÃO.

OS QUE USAM ÓCULOS ESPELHADOS E ESCUROS SÃO PESSOAS QUE EM GERAL POSSUEM PROBLEMAS DE PERSONALIDADE E POR ISSO PROCURAM SE ESCONDER ATRÁS DE MÁSCARAS ( OS ÓCULOS). OS ÓCULOS ESCUROS PROTEGEM A PESSOA DE UM CONTATO CARA-A-CARA COM AS OUTRAS PESSOAS, TAMBÉM PROTEGEM AS PESSOAS DE SEREM VISTAS OLHANDO MALICIOSAMENTE PARA AS OUTRAS, PORTANTO, NÃO É JUSTIFICÁVEL USÁ-LOS NESTAS CONDIÇÕES, SOMENTE PARA CORREÇÃO VISUAL.

4 -GUARDA-CHUVA


NO PRINCÍPIO DA SUA HISTÓRIA O GUARDA-CHUVA NÃO ERA UM MERO "guarda-chuva", SEU VALOR HISTÓRICO NÃO TINHA NO PRINCÍPIO A UTILIDADE DE SOMENTE PROTEGER CONTRA CHUVA E O SOL, OS MAIS ANTIGOS REGISTROS QUE TEMOS SOBRE O GUARDA-CHUVA ESTA RELACIONADO COM O POVO CHINÊS QUE DESDE O SÉCULO XII A.C. ERA USADO COMO UM ENFEITE.




EM MUITAS GRAVURAS ANTIGAS DOS CHINESES SE PODE NOTAR PRESETNE ESTE ORNAMENTO. NA PÉRSIA O GUARDA-CHUVA ( OU PALIO) ERA UM SÍMBOLO DE AUTORIDADE. EM VENEZA ERA USADO PELOS DOGES COMO UMA INSÍGNIA, SOMENTE EM TEMPOS MAIS MODERNOS É QUE ESTE ORNAMENTO VEIO A TER UM CARATER UTILITÁRIO.

CONCLUIMOS QUE O USO DO GUARDA-CHUVA COMO UTENSÍLIO DE PROTEÇÃO É CORRETO, MAS COMO ENFEITE É ERRADO. O CURIOSO É QUE MUITOS DOS GUARDA-CHUVAS DOS CHINENSES E JAPONESES ERAM FEITOS DE PAPEL !!!


5 - LEQUE

AS PEÇAS DE ORNAMENTAÇÃO NÃO CONHECEM LIMITES, A TENDÊNCIA DE SE ENFEITAR FEZ COM QUE A HISTÓRIA DA HUMANIDADE FOSSE MARCADA POR VÁRIAS MODAS ORNAMENTAIS TAIS COMO O LEQUE.

O TAL JÁ ERA USADO PELOS EGIPCIOS QUE ERAM FEITOS DE PLUMAS DE AVESTRUZ, MAS A MAIORIA DOS HISTORIADORES ESTÃO CONVENCIDOS QUE A SUA ORIGEM ESTA MESMO RELACIONADA COM OS CHINESES.





NO DÉCIMO SEGUNDO SÉCULO ANTES DE CRISTO, NA DINASTIA CHOU JÁ EXISTIA, NA EPOCA DOS IMPERADORES YEN E MING, NAQUELE TEMPO ERA FEITAS DE PENA DE FAISÃO, DE FLORES NATURAIS, DE FOLHAS DE PAPEL PERFUMADO, DE BAMBU, DE SEDA E DE ESCAMAS.

O LEQUE POSSUI A UTILIDADE DE ABANAR, POR ISSO SUA EXISTÊNCIA EM PAÍSES QUENTES, OU EM ESTAÇÕES QUENTES É COMPREENSÍVEL, MAS O LEQUE FOI USADO COMO MERO ENFEITE POR ALGUNS POVOS.

NO PRINCÍPIO, OS LEQUES ERA RÍGIDOS, O LEQUE DE FECHAR É INVENÇÃO RELATIVAMENTE MODERNA, APROXIMADAMENTE DO SÉCULO XV. A PALAVRA É ORIUNDA DA ÁSIA CHINESA E CONJECTURA-SE QUE VEIO DAS ILHAS LÉQUIAS.

AS CORES NO ORNAMENTO

A PRINCÍPIO NÃO EXISTE NENHUMA COR “PECAMINOSA”, QUE OS CRISTÃO DEVA EVITAR, JÁ QUE A VARIEDADE DAS CORES SÃO PROVENIENTES DE DEUS QUE AS CRIOU.

ENTRETANTO, QUANDO NOS INFILTRAMOS NA VIDA DOS HOMENS VEREMOS QUE OS PRÓPRIOS PRECONCEITOS CRIADOS PELA MALDITA MODA DESACONSELHA AS VESTES COM AS CORES QUE SÃO VISTAS COMO RIDÍCULAS ( AINDA QUE DE FATO NÃO EXISTE COR RIDÍCULA).

PESQUISAS EM CONSULTORIOS DE PSICÓLOGOS, MOSTRAM QUE CRIANÇAS QUE AINDA NÃO RECEBERAM A MÁ INFLUÊNCIA DOS ADULTOS ( EM VEZ DE RECEBER EDUCAÇÃO) NÃO SENTEM CONSTRANGIMENTO EM VESTIR ROUPAS CM QUALQUER COMBINAÇÃO DE CORES.

NO LIVRO A PSICOLOGIA DAS ROUPAS PROVA ESTA NATURALIDADE E PUREZA DA CRIANÇA COMO O DE UM CASO CITADO NO LIVRO:

"as crianças são capazes de propor as combinações mais bizarras; como no caso de um menino de 9 anos cuja escolha constituiu de jérsei vermelho e amarelo, cinto verde, calça marrons, meias vermelhas e azuis... somente numa idade mais avançada o ideal da roupa bonita bem cortada, ou "adequada" faz algum apelo a criança."

INFELIZMENTE, A MEDIDA QUE CRESCEMOS A DITADURA DA MODA, NOS DIZ A COR QUE SE PODE USAR E AS QUE SÃO PROIBIDAS.

NESTE CASO DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A LEI DA MODESTIA QUE PROPÕE A SOLUÇÃO DE NUNCA USAR ROUPAS EXTRAVAGANTES SEGUNDO OS PADRÕES DA CULTURA EM QUE VIVEMOS.

SERIA NATURAL QUE AS ROUPAS DOS BRASILEIROS FOSSEM RECHEADAS DE DETALHES VERDE E AMARELO, POIS SÃO AS CORES DE SUA BANDEIRA, MAS OS PADRÕES DE CORES SÇAO IMPORTADOS DOS AMERICANOS E POR ISSO O AZUL E O BRANCO SÃO TONS MAIS USADOS.


LUTO

É INTERESSANTE QUE O NEGRO ESTEVE LIGADO AO LUTO, MAS NA CHINA QUANDO AS CORES DO POVO ERAM O NEGRO, OU O AZUL-CELESTE, O LUTO ERA O BRANCO.


XIII – AS CORES NOS ORNAMENTOS



BOMBEIRO

EM GERAL O UNIFORME DOS BOMBEIROS É O VERMELHO, JÁ QUE ESTA COR ESTA LIGADA COM O SÍMBOLO DA CORAGEM E DA DEDICAÇÃO.





UNIFORME DE CLUBES

PRATICAMENTE NÃO EXISTE PRECONCEITO CONTRA NENHUMA COR QUANDO SE TRATA DO UNIFORME DE UM TIME, TODAS AS CORES SÃO PRATICAMENTE ACEITAS;
REAL MADRID ( BRANCO), FLAMENGO (VERMELHO E PRETO), COLOMBIA ( AMARELO), ARGENTINA(AZUL E BRANCO), MÉXICO ( VERDE)..

GUARDA-CHUVA

OS CONCEITOS CULTURAIS PRATICAMENTE NÃO ACEITAM COMO “normais” UM SENHOR SAIR POR AI DE GUARDA-CHUVA COLORIDO.

ROUPAS SOCIAIS

OS PADRÕES ACEITO PELA SOCIEDADE EM GERAL RIDICULARIZA A ATITUDE DE QUALQUER HOKEM QUE SAI NA RUA COM CERTAS COMBINAÇÕES DE ROUPA TAIS COMO: CALÇA E CAMISA ROXA, OU TODA ROSA, ENTRE OUTRAS MAIS.

PARA EVITAR ESCANDALIZAR A SOCIEDADE E NÃO IR CONTRA A LEI DA MODESTIA É RECOMENDÁVEL QUE OS CRISTÃOS EVITEM AS CORES BIZARRAS ( NA CONCEPÇÃO DO POVO).

OUTRO EXEMPLO SOBRE ISTO É QUE CERTAS CORES DE ROUPA SÃO IMPRÓPRIAS PARA AS MULHERES IDOSAS.

LUTADORES

EM DIVERSAS CATEGORIAS DE ESPORTES A MANEIRA DE DISTINGUIR UM GRAU DE LUTADOR É ATRAVÉS DE FAIXAS, QUE EM GERAL COMECA NA COR BRANCA E VAI ATÉ A FAIXA PRETA, ISSO PODE SER FACILMENTE DEMONSTRADO NO KARATÊ, NO JUDÔ E ETC...

TIPO DE CALÇADO

XII – TIPOS DE CALÇADOS

A SIMPLICIDADE É INÚTIL PARA O VOCABULÁRIO HUMANO JÁ QUE OS HOMENS 95% DO QUE FAZEM OU INVENTAM TEM SEMPRE A ESTÉTICA COMO O LEMA, SE O CALÇADO É SÓ PARA COBRIR O PÉ E PROTEGER OS PÉS ENTÃO POR QUÊ TANTA VARIEDAE ???

ESTA É UMA PERGUNTA QUE OS FILÓSOFOS FAZEM SEM ENCONTRAR NENHUMA RESPOSTA JUSTIFICÁVEL.

1 – SANDÁLIA




ESPÉCIE DE CALÇADO FORMADO DE UMA SOLA LIGADA AO PÉ POR MEIOS DE CORREIAS, UMA DAS FORMAS MAIS PRIMITIVAS DE CALÇADOS. POR ISSO É CITADA NAS ESCRITURAS

2 – TÊNIS

CALÇADO FECHADO, E CONFORTÁVEL SENDO REVESTIDO INTERNAMENTE POR ESPUMA E AMARRADO POR FITA CREPE OU CADARÇOS. É UMA INVENÇAO RECENTEMENTE NOVA. NÃO EXISTIA NOS DIAS BÍBLICOS.

3 – SAPATO




CALÇADO FECHADO E GERALMENTE FEITO DE COURO ( OU MATERIAL SINTÉTICO) , TEM UMA FORMA MAIS RÍGIDA QUE O TÊNIS, ALÉM DE TER CORES MAIS SÓBRIAS. NOS DIAS BÍBLICOS JÁ EXISTIA, MAS DE FORMA MAIS RUDIMENTAR ( ISAÍAS 11.15)

4 – BOTA



CALÇADO DE CANO ALTO FEITO PARA IMPEDIR A ENTRADA DE ÁGUA NO COMPARTIMENTOP ONDE FICA O PÉ, A BOTA É MUITO USADA EM ZONA RURAL, MAS EM VIDA URBANA NÃO TEM FINALIDADE ALGUMA, ALIÁS ALGUMAS MULHERES A USAM POR PURA VAIDADE E POR ISSO SOMOS CONTRA AS BOTAS INÚTEIS.

5 – BOTINA
SAPATO OU CALÇADO QUE COBRE ATÉ POUCO POUCO ACIMA DO TORNOZELO, JÁ ERA USADA POR POVOS NOS DIAS BÍBLICOS.




6 – PATINS

CALÇADO MUNIDO INFERORMENTE DE UMA LAMINA VERTICAL PARA DESLIZAR NO GELO OU MUNIDO DE RODINHAS PARA ROLAR SOBRE PAVIMENTOS PLANOS. NÃO ERA CONHECIDO NOS DIAS BÍBLICOS.




7 – NADADEIRAS

CALÇADO FEITO PARA AUXILIAR OS MERGULHADORES Á SE MOVIMENTAR NA ÁGUA ENQUANTO NADAM, É UM ACESSÓRIO ÚTIL PARA OS MERGULHADORES SUBMARINOS. NÃO ERA USADO NOS DIAS BÍBLICOS.


ENFEITE POR MUTILAÇÃO

HISTORIADORES E ANTROPÓLOGOS DÃO AS MÃOS PARA CLASSIFICAR OS ENFEITES COM/POR MUTILAÇÃO COMO ALGO CARACTERÍSTICO AOS POVOS MAIS ATRASADOS, A PESQUISADORA RUTH GUIMARÃES CHEGA A DIZER QUE É COISA DE "tribos mais atrasadas".

O QUE FICA DIFÍCIL DE EXPLICAR É PORQUE OS OCIDENTAIS ( EUROPEUS E AMERICANOS) CONTINUAM A SE MUTILAREM EM NOME DA BANALIDADE. UM PSICÓLOGO DO COMEÇO DO SÉCULO XX AVENTUROU-SE A AFIRMAR QUE NO FINAL NESTE CITADO SÉCULO AS MULHERES NÃO ESTARIAM MAIS MUTILANDO AS ORELHAS PARA COLOCAR BRINCOS, MAS O QUE SUCEDEU NO FINAL DO SÉCULO É QUE MUITAS MULHERES CHEGARAM MESMO A COLOCAR ATÉ 20 BRINCOS EM UMA ORELHA !!!!!! POR QUÊ ???? PORQUE ESTAVA NA MODA, ORA BOLAS !!!! ( POBRES ESCRAVAS DA VAIDADE).

1 - CIRURGIA PLÁSTICA

A CIRURGIA PLÁSTICA É UM BENEFÍCIO MARAVILHOSO DA CIÊNCIA, PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE SOFRERAM ALGUM ACIDENTE E TENHAM FICADO DEFORMADA. A CIRURGIA PLÁSTICA TAMBÉM É ÉTICO FAZER USO DELA PARA CORRIGIR ALGUM DEFEITO DE NASCENÇA. TODAVIA NÃO É CORRETO FAZER USO DA CIRURGIA PLÁSTICA PARA FINS DE PURA VAIDADE, COMO IMPLANTE DE SILICONE, QUE ALIÁS PROVOCOU CÂNCER EM MUITAS MULHERES QUE FIZERAM USO DESTE ARTIFÍCIO.



FAZER LIPOASPIRAÇÃO PARA TIRAR UMA GORDURINHA AQUI E OUTRA ALI TAMBÉM É ANTI-ÉTICO. INFELISMENTE AS PESSOAS TEM FEITO MUITO MAL USO DA CIRURGIA PLÁSTICA PARA MEXER EM DETALHES QUE NÃO SÃO NENHUM TIPO DE DEFORMAÇÃO. POR ISSO CLASSIFICAMOS COMO MUTILIAÇÃO AS CIRURGIAS PLÁSTICAS PARA FINS VAIDOSOS.





Segundo publicado no Daily Mail, a socialite Jocelyn Wildenstein foi considerada por um site especializado em cirurgia plástica, a celebridade mais assustadora do mundo.

Jocelyn Wildenstein gastou cerca de £ 2 milhões em cirurgias estéticas para manter o seu marido, mas conseguiu apenas arruinar a boa aparência que tinha.

Sua aparência atual conta com uma remodelagem no seu olhar, com os olhos "esticados", como uma referência exótica aos gatos selvagens, que ele amava. Segundo ela - decidiu mudá-los para torná-los mais atraentes - ela se tornaria "mais felina".

A primeira vez que seu ex-marido viu o rosto recém-esculpido da esposa, gritou de horror, incapaz de reconhecê-la.

Seu ex-marido Alec Wildenstein, faleceu com 67 anos.


2 - O BRINCO

O BRINCO É UM DOS PRINCIPAIS ENFEITES POR MUTILAÇÃO MAIS USADO NOS DIAS MODERNOS, SEMPRE FOI MAIS USADO PELAS MULHERES, MAS TAMBÉM ALGUNS POVOS GENTÍLICOS TINHAM ESTE HÁBITO PRATICADO PELOS HOMENS.





NA ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES OS PIRATAS TAMBÉM TRAZIAM ESTA BIJOUTERIA NAS ORELHAS. NA FAMOSA LISTA CONDENATÓRIA DO PROFETA ISAÍAS, OS BRINCOS APARECERAM NA LISTA, E EM ALGUMAS VERSÕES DAS ESCRITURAS CHAMA-SE PINGENTES ( ISAIAS 3.19)

3 - ARGOLA NO NARIZ

EM MUITAS TRIBOS AFRICANAS O USO DE ARGOLA PENDURADAD NO NARIZ É UMA MANEIRA DE EMBELEZAMENTO, PARA OUTRAS CULTURAS ISO PARECE ESTRANHO, PORQUE CADA POVO TEM SUAS FORMAS PECULIARES DE SE ENVAIDECER FISICAMENTE, NA VERDADE A ARGOLA DO NARIZ COMO O BRINCO ( QUE É TÃO ACEITO NAS SOCIEDADES DITAS CIVILIZADAS ...)

SÃO AMBOS ENFEITES SEM NENHUM VALOR PRÁTICO, E CONSISTE EM AGRESSÃO FÍSICA DESNECESSÁRIA, POIS PERFURA O CORPO SEM RAZÃO. NÃO PRECISA NEM DIZER QUE INCONTÁVEIS CRIANÇAS MORRERAM VÍTIMAS DE INFECÇÃO PROVOCADAS POR PERFURAÇÃO NO CORPO COM MATERIAL NÃO ESTERILIZADO. LEIA A HISTÓRIA A FUNDO SOBRE O ASSUNTO E ESCANDALIZE-SE..

4 - CORTANDO A FALANGE DO DEDO

OUTRA MANEIRA ESTÚPIDA DE EMBELEZAMENTO E VAIDADE FORAM OS COSTUMES DETECTADOS EM CERTAS CULTURAS INDÍGENAS ONDE AS MULHERES CORTAVAM A FALANGE DO DEDO MENOR, POIS SEGUNDO OS PADRÕES ESTÉTICOS DAQUELE POVO ISTO ERA MUITO BONITO...


O PRESIDENTE DO BRASIL, LULA, SEM O DEDO POR ACIDENTE E NÃO POR VAIDADE...

5 - ARRANCANDO DENTE


ENQUANTO NO SÉCULO VINTE HOUVE A FEBRE DA ODONTOLOGIA EM RESTAURAM OS DENTES MESMO AQUELES EXTRAIDOS, SUBSTITUINDO POR PONTES OU DENTADURAS, EM ALGUMAS CULTURAS HOUVE TAMANHO RETROCESSO NO PENSAMENTO QUE AS PESSOAS TINHAM PRAZER EM ANDAR EXIBINDO A BOCA SEM OS DENTES DA FRENTE... ENTENDA A MODA.. E A VAIDADE...


MUTILAR O CORPO POR VAIDADE É PECADO, FICAR SEM OS DENTES JÁ FOI UMA VAIDADE...

ENFEITE COM PINTURA

UMA OUTRA FORMA DE VAIDADE SÃO AS PINTURAS QUE AS PESSOAS DE DIVERSAS CULTURAS LUGARES E ÉPOCAS SE DEDICARAM A FAZER. FLUGEL DIZIA QUE A PINTURA ERA OUTRA FORMA DE EMBELEZAMENTO EXPLICANDO DA SEGUINTE MANEIRA:

"O objetivo da pintura usualmente parece residir no desejo de intensificar a cor natural da pele. Iddo pode se conseguir de duas maneiras. Em primeiro lugar, aplicando em todo o corpo tinta de cor semelhante, de modo a fazer a tonailidade natural maisintensa; é o caso do uso atual de "rouge" e "batom", por meio dos quais as partes róseas do corpo tais como as faces e os lábios são feitas mais vermelhas. Em segundo lugar, a cor natural pode ser aumentada por contraste. Se uma parte da pele for pintada de modo a contrastar fortemente com a cor natural, esta parecerá mais chocante naquelas partes que foram deixadas sem pintura. Por essa razão, a pintura branca é usada para cobrir partes do corpo entre certos povos de pele escura pelo mesmo princípio que as raças brancas usam pintas pretas para intensificar a alvura da pele."

1 - BATOM

O BATON É UMA SUBSTÂNCIA CUJA COSISNTÊNCIA É SEMELHANTE A DA CERA, AS MULHERES APLICAM-NA NOS LÁBIOS PARA QUE A COR TORNE-SE MAIS REALÇADA, COMO A TONALIDADE VERMELHA QUE É MUITO USADA.




NÃO EXISTE OUTRA FINALIDADE NO BATN SENÃO ATRAIR A ATENÇÃO SEXUAL DOS MACHOS. MUITOS EMPREGOS DESECRETÁRIAS E OUTROS EMPREGOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO EXIGEM QUE AS MULHERES USEM BATON, CUJA FINALIDADE É "AGRADAR OS CLIENTES".

TAIS EMPRESASQUEREM UMA PROSTITUTA MASOQUISTA, QUE SÓ EXCITE, MAS QUE NÃO CONSUMA O ATO SEXUAL. ESTA É UMA DAS RAZÕES PORQUE SOMOS CONTRA O USO DE BATON.

2 - PÓ DE ARROZ

PÓ DE ARROZ OU BLUSH É UMA SUBSTÂNCIA USADA NO ROSTO PARA REALÇÃR A COR DA PELE, É UMA PIONTURA SEM NENHUM VALOR. NÃO É A TOA QUE UM CERTO SÁBIO DISE :

"não existe nada mais hipócrita do que uma mulher maquiada. Anda-se o dia todo com uma máscara no rosto, e quando é a noite ela volta a ser o que é de verdade."




SEGUINDO O PRINCÍPIO DE NÃO ACEITAR NENHUM ENFEITE QUE NÃO SE AMPARE EM UMA DAS LEIS DA INDUMENTÁRIA, NÃO PODEMOS ACEITAR EM CONDIÇÕES DE COMUNHÃO COM DEUS E COM A IGREJA, MULHERES QUE USEM PÓ DE ARROZ.

3 - PINTURA DAS UNHAS

A MANIA DE PINTAR AS UNHAS É PRÉ-DILUVIANA E FOIS COSTUME DE MUITOS POVOS GENTÍLICOS, COMO OS CANANEUS, JÁ CITADOS ANTERIORMENTE. UM OUTRO COSTUME QUE SE ASSOCIOU-SE A ESTE FOI O DE CRIAR AS UNHAS, OU SEJA, DEIXÁ-LAS CRESCER DE MANEIRA ACENTUADA.

É VERDADE QUE POUCAS PESSOAS PODIAM FAZER ISSO JÁ QUE É MUITO DIFÍCIL A PESSOA TRABALHAR COM AS UNHAS GRANDES, POR ISSO SÓ AS MULHERES DA ALTA SOCIEDADE ERA QUEM EM GERAL TINHAM TAIS HÁBITOS, É POR ISSO QUE A GRANDE ENCICLOPÉDIA DO CONHECIMENTO PUBLICADA EM 1984 TRAZIA O SEGUINTE COMENTÁRIO:

"os chineses que não precisam trabalhar deixam crescer as unhas até um comprimneto inacreditável, cobrindo-a com um protetor metálico."




AS EGÍPCIAS NÃO CULTIVAVAM TANTO O TAMANHO DAS UNHAS, MAS FAZIAM QUESTÃO DE TRAZÉ-LAS TRATADAS E ESMALTADAS DE VERMELHO CINTILANTE.


4 - TATUAGEM

A TATUAGEM É UM ARTIFÍCIO USADO PARA MARCAR E GRAVAR NO CORPO IMAGENS OU PALAVRAS. TODOS OS TIPOS DE TATUAGEM É REPUDIADA PELA PALAVRA DE DEUS, EM LEVÍTICOS 19.18 SOMOS ORIENTADOS A :

"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vosso corpo. Eu sou JAVÉ."




NÃO DEVEMOS FAZER MARCAS NO CORPO (TATUAGEM) COMO OS HYPPES, LADRÕES E TURMAS DE GANGUES, POIS SÃO ESTES QUE COMEÇARAM ESTES HÁBITOS NA SOCIEDADE MODERNA.



5 - TINGIR O CABELO

A VAIDADE PRINCIPALMENTE FEMININA JÁ FIZERAM ELAS SE ESPOREM A COISAS TÃO RIDÍCULAS COMO POR EXEMPLO PINTAR O CABELO. AS ROMANAS NA ANTIGUIDADE PINTAVAM O CABELO, PARA SE TER UMA IDÉIAS, DE TODAS AS CORES POSSÍVEIS, TAIS COMO ROXO, VERMELHO, COR DE COBRE, E AS CORTESÃS PINTAVAM DE AZUL E LOIRO.





PINTAR O CABELO É DE FATO UMA VAIDADE POIS NÃO SE ENGUADRA EM MENHUMA DAS LEIS SOBRE INDUIMENTÁRIAS. MAS PODEMOS ENXERGAR ALGUMAS RAZÕES QUE LEVAM AS MULHERES E HOMENS A PINTAREM SEUS CABELOS.

A - COMPLEXIDADE DE INFERIORIDADE

AS PESSOAS QUE PINTAM OS CABELOS SÃO EM GERAL PESSOAS DE PERSONALIDADE FRACA, QUE NÃO SEMTEM BEM COM O QUIE SÃO. E POR NÃO CONSEGUIREM DISCERNIR O PROBLEMA INTERNO QUE ELAS TEM, ELAS RESOLVEM MUDAR O EXTERIOR ( NO CASO A COR DO CABELO). NA TENTAIVA DE CORRIGIR OS SEUS PROBLEMAS INTERIORES.

B - PRECONCEITO RACIAL

QUANDO UMA MULHER OU UM HOMEM PARDO OU NEGRO PINTA O CABELO DE LOIRO, ESTA PESSOA ESTA COMETENDO UM ATO CONTRA A SUA PRÓPRIA RAÇA, SÃO PESSOAS QUE POTENCIALMENTE SÃO CAPAZES DE MUDAR A COR DA PELE, O SOBRENOME, A NACIONALIDADE E MAIS AINDA, NÃO SERIA NADA ESTRANHO SE ESTA PESSOA NEGASSE A SUA PRÓPRIA MÃE.

O PIOR RACISTA É AQUELE QUE TEM VERGONHA E DESPREZO PELO SEU PRÓPRIO POVO. QUEM PINTA OS CABELOS DE LOIRO, SEGUNDO ALGUNS ANALISTAS, ALÉM DE DEMONSTRAR PERSONALIDADE FRACA, ESTA PESSOA TAMBÉM MOSTRA FALTA DE IDENTIDADE.

C- MODA

NA IDADE MÉDIA TER CABELOS BRANCOS ERA SINAL DE HONRA, ENTÃO ERA COMUM AS PESSOAS COM BOA SITUAÇÃO FINANCEIRA USAREM EM FESTIVIDADES, PERUCAS BRANCAS, OS JUIZES DA INGLATERRA ATÉ HOJE USAM PERUCAS BRANCAS COMO SIMBOLO DE SABEDORIA. O MUNDO MODERNO AGORA DESPREZA A VELHICE E TENTAM ESCONDER A IDADE AVANÇADA PINTANDO OS CABELOS BRANCOS. PORQUE O CONCEITO DE FEIO E BELO MUDA NA HISTÓRIA, MAS A PALAVRA DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE. DEVEMOS ACEITAR TODAS AS FASES DA NOSSA VIDA, INCLUSIVE OS CABELOS BRANCOS DA VELHICE. SE DEUS NOS DEUS CABELOS PRETOS, NÃO DEVEMOS MUDAR O NATURAL PARA O AZUL, LOIRO, RUIVO...

6 - PINTAR OS OLHOS

POR MOTIVOS PURAMENTE SENSUAIS, AS MULHERS DE MUITAS CULTURAS TEM PINTADO EM VOLTA DOS OLHOS, UM DESSES POVOS ERAM OS EGÍPCIOS, A EQUIPE DE GERÔNIMO MONTEIRO NOS RELATA SOBRE AS EGÍPCIAS:

"alinha dos olhos é curva, como um arco-íris, circunda as pálpebras uma sombra esverdeada."


VESTE DE HOMEM E DE MULHER

ENTRE QUASE TODOS OS POVOS DA TERRA SE PODE NOTAR UMA DIFERENÇA QUE SEPARA AS VESTES PECULIAR AOS HOMENS E AS VESTES PECULIAR AS MULHERES. OS HEBREUS TINHA DIFERENÇA EM SUAS VESTES QUE DISTINGUIA OS HOMENS DAS MULHERES I INCLUSIVE DEUS ORDENOU QUE ESSAS DIFERENAÇS FOSSEM DETERMINADAS NAS VESTES, COM ESTA ESCRITO NO LIVRO DE DEUTERONOMIO 22.5;


Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus


É BASICAMENTE POR ESTA PASSAGEM BÍBLICA QUE AS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS DE LINHA CONSERVADORA SE APOIAM PARA PROIBIR NOS DIAS MODERNOS A CALÇA COMPRIDA PARA AS MULHERES DO MUNDO OCIDENTAL, JÁ QUE É ROUPA PECULIAR AOS HOMENS. MAS É IMPORTANTE QUE ANALIZEMOS HISTÓRICAMENTE O ASSUNTO.


A GRANDE ENCICLOPÉDIA DO CONHECIMENTO DIZ:

"Já no seu tempo, embora a arte do vestuário não tivesse evoluído grandemente, manfestavam-se diferenças entre ricos e pobres, HOMENS E MULHERES."


A - CHINA

NA CHINA A ROUPA ERA MODESTA, BLUSÃO SOLTO, FECHADO NO PESCOÇO, DESCENDO EM LINHAS SINGELAS ATÉ OS JOELHOS, SOBRE CALÇAS JUSTAS. OU ENTÃO APENAS O CAMISOLÃO SOLTO, DO PESCOÇO AO PÉ.

SEGUNDO A SCHOOLMASTER HAVIA DIFERENÇA DA ROUPA MASCULINA PARA A FEMININA, A MASCULINA ERA UMA BATA LARGA E SOLTA, MANGAS AMPLAS, E AS CALÇAS FOLGADAS E CURTAS, TA´BÉM VESTIMA JAQUETAS AS VEZES SEM MANGA, E ELAS ERAM FEITAS DETAL MANEIRA QUE PODIAM SERVISTAS UMAS SOBRE AS OUTRAS.


B - JAPÃO

Período Yamato

Tanto homens quanto mulheres usavam roupas de mangas rectas, compridas e apertadas. Como roupa de baixo os homens vestiam uma calça folgada chamada hakama e as mulheres uma saia longa de pregas chamada mo. Períodos Asuka e Nara Nesta época as peças do vestuário da corte imperial mostravam a forte influência chinesa no arquipélago.


C - CRETENSES

ENTRE ELES HAVIA TAMBÉM ROUPA PECULIAR AOS HOMENS E ROUPA PECULIAR AS MULHERES. SEGUNDO MARIO DONATO ELES SE VESTIAM ASSIM:

"Homens e mulheres usavam a mesma coisa, isto é, retângulos de panos de lã arranjados de modos diferentes. O HOMEM levava apenas o pedaço de pano que servia de saiote, quando lutava, trabalhava, ou quando estava em casa a vontade. A passeio, punha aos ombros mais um pedaço de pano debruçado, preso junto ao pescoço por uma espécie de alfinete de gancho. A MULHER usava dois retangulos, um à frente, outro atrás, presos aos ombros, com atacadores à cintura, com uma faixa."

D -OS DORIOS E OS JÔNICOS

OS HOMENS SE VESTIAM COM UMA TÚNICA INTERIOR, A MODO DE CAMISA, COM OU SEM MANGA E UM VESTIDO EXTERIOR PRESO NUM DOS OMBROS, TODO O RESTO CAÍA PARA AS COSTAS E PARA O PEITO LIVREMENTE. NÃO ERA MUITO COMPRIDA, NEM CHEGAVA AOS JOELHOS PRIMITIVAMENTE.

AS ROUPAS FEMININAS ERAM DIFERENTES, COBRIAM A CABEÇA E USAVAM ROUPAS EXTERIORES CHAMADAS PEPLO FORMADA DE UMA PEÇA DE TECIDO RETANGULAR, CUJAS PONTAS ERAM APANHADAS DE UM LADO DO CORPO, DEPOIS DE TER ENVOLVIDO O OUTRO.

E - ROMANOS

OS ROMANOS SEGUINDO A ORDEM DIVINA NA NATUREZA TAMBÉM TINHAM ROUPAS MASCULINAS E FEMININAS, POR EXEMPLO O PALLIUM.
O " PALLIUM" HAVIA SIDO INTRODUZIDO NA ÉPOCA DA REPÚBLICA NOS COSTUMES ROMANOS E ERA INSPIRADA NO MANTO GREGO.

F - HEBREUS

POR INSTITUIÇÃO DIVINA O POVO HEBREU DEVERIA TRAZER DISTINÇÕES NOS TRAJES, AQUELES QUE ERAM PARA USO EXCLUSIVO DOS HOMENS E OS QUE DEVERIAM SER PARA USO EXCLUSIVO DAS MULHERES CONFORME DEUTERONOMIO 22.5.

A GRANDE ENCICLOPÉDIA DO CONHECIMENTO ADMITE ESTE FATO HISTÓRICO E BÍBLICO DIZENDO :

"Para deferenciação do sexo podemos mencionar novamente os HEBREUS cujas matronas cobriam os cabelos com véus, enquanto as virgens usavam a cabeça descobertas e os cabelos solto."

O PADRÃO DIVINO É QUE HOMENS DEVEM USAR UM TIPO DE VESTE E MULHERES OUTRO TIPO DE VESTE. NO NOSSO ENTENDIMENTO O HOMEM NA CULTUIRA OCIDENTAL DEVE USAR CALÇA COMPRIDA E A MULHER VESTIDO OU SAIA. É PERIGOSO O CRUSO DE ALGUMAS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS QUE NÃO POSSUEM NENHUM REGRA QUANTO A QUESTÃO DAS VESTES QUE DEVEM DIFERENCIAR O HOMEM DA MULHER.

DEUS QUER DIFERENCIAR, SANTANAS QUER EQUIPARAR. DEUS QUER SEPARAR ( SANTIFICAR) SATANÁS QUER ECUMENIZAR, AMORNAR, MISTURAR... DEUS É SIM, SIM OU NÃO NÃO, SATANÁS É UMA INFINIDADE DE POSSIBILIDADES...