viernes, 10 de agosto de 2012

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE CAMPINAS E O VÉU

 

Concordo plenamente com os argumentos  
 
FONTE:
http://www.associacaocristacampinas.com.br/
index.php?option=com_content&view=article&id=112:veu&catid=48:doutrina&Itemid=161

 

 O uso do VÉU

 Segundo o dicionário Aurélio - Véu : 1- Tecido com que se cobre qualquer coisa. 2- Tecido transparente com que as mulheres cobriam a cabeça e/ou rosto. 3- Mantilha de freira. 4- O que serve para ocultar algum fato.


A doutrina relacionada ao uso do véu pelas mulheres cristãs nas reuniões de oração e nos cultos de adoração e louvores a Deus possui base bíblica no Novo Testamento, na primeira carta do apóstolo Paulo à Igreja em I Corintios, no capítulo 11, versosg1 a 16:

'... Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu...' (versos 5 e 6).

Infelizmente existem muitas pessoas que não estão interessadas na obediência dos mandamentos do Senhor Jesus Cristo conforme os textos bíblicos, e suscitam explicações sem fundamento para contradizer a palavra de Deus.

Observa-se nitidamente que o mandamento de uso do véu não é porque os cabelos estão rapados, o texto bíblico demonstra que se a mulher não usar o véu é como se estivesse rapada, e conclui determinando que, se a mulher não se cobre com véu, que raspe então os cabelos, mas, se para mulher é indecente ou vergonhoso raspar o cabelo, cumpre-lhe tão somente usar o véu.

“Nessa mesma conduta, mas afirmando o motivo do uso do véu, o Apóstolo Paulo por meio do verso 10 do mesmo texto bíblico descreve: ‘Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos”.

Mas na intenção de colocar em dúvida a doutrina de uso do véu, existem ensinamentos dando conta de que o texto bíblico em referência tão somente afirma que o cabelo é dado em lugar do véu, e por isso, inexiste qualquer sentença do apóstolo Paulo no sentido de usar propriamente o véu.

Da forma como os argumentos do apóstolo estão dispostos no texto bíblico, no mínimo acreditamos que ele não teria redigido uma carta para a Igreja tratando do uso de véu, e depois concluir que nada disso tem valor ou nada disso é preciso. Nunca se lê uma carta do fim para o começo. Mas, infelizmente, têm aqueles que lêem a Bíblia do final para o começo, e neste caso, lêem I Coríntios, capítulo 11 do verso 16 para o verso 01.

Isso porque, é evidente que o Apóstolo não iria ordenar tão enfaticamente por meio dos versos 5 e 6, que as mulheres cristãs devem usar o véu, e depois concluir no verso 15 que o cabelo já é véu. Dessa forma, além de contrariar a sua própria argumentação em relação ao uso de véu, colocaria em crise o verso 04 (“todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra sua própria cabeça”), pois se cabelo é véu, os homens também estão de véu.

Ora, se o apóstolo escreve: 'cobrir a cabeça', e se cabelos são o próprio véu, não precisaria cobrir, já estaria coberto; mas como cabelo é cabelo e, véu é véu, não há de se contrariar: '...que ponha o véu..' (verso 6).

Cremos dessa forma, que não existe contrariedade bíblica e que o apóstolo Paulo, sendo inspirado pelo Espírito Santo, jamais seria contraditório em seus ensinamentos. Por isso, preserva-se a doutrina do uso do véu pela mulher cristã.

Sendo a Igreja em Corinto o tipo de Igreja, deveras carnal, houve ali muitos desvios dos princípios ensinados pelo Apóstolo Paulo. É nítido que os dons de línguas e profecia eram os mais abusados, existindo até mulheres que oravam e profetizavam sem o uso do véu e passaram a ter uma participação no culto, a qual não lhes fora ensinada, e com isso o estado emocional tomava o lugar da espiritualidade.




 Foi em função desses desvios, que Paulo teve necessidade de escrever-lhes uma carta tratando da autoridade, da ordem no culto, da Ceia do Senhor, do espírito mundano e, da unidade do corpo de Cristo. Isso para que os Coríntios voltassem a lembrar daquilo que verbalmente já se havia ensinado; inclusive o uso do véu pelas mulheres.
 
Por outras razões o véu era parte importante dos costumes antigos, sendo usado também socialmente, mas a igreja não foi dado um costume, o costume social acabou, mas a Palavra de Deus continua e não recomenda uso social, e sim uso religioso, isto é, para a varoa orar e profetizar.
 
Se as Escrituras deixa claro que é desobediência a mulher orar com a cabeça descoberta “sem o véu” está escrito, desonra sua própria cabeça; Se o marido é a cabeça da mulher então ela está desonrando a cabeça do marido, por isto não a mais respeito, nem a devida benevolência de um para com o outro, devido a desobediência das Escrituras.
 
A Bíblia Sagrada nos fala de outros véus, como:
  • O véu da separação - Êxodo 26: 31 a 37
  • O véu do coração – II Corintios 3: 6-18-31
  • O véu de Moisés – Êxodo 34: 33 a 35
  • O véu de Rebeca – Gêneses 24: 65
  • O véu de Tamar - Gêneses 38:14
 O amigo leitor observa que, cada véu tem o seu propósito. E o véu de I Corintios ensinado pelo apóstolo Paulo tem o propósito de ensinar como as mulheres devem apresentar-se na igreja.
 
Por fim no versículo 16 Paulo esclarece: “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem tampouco as igrejas de Deus.”

No hay comentarios:

Publicar un comentario