Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)
(Parte do livro)
(Parte do livro)
OS ANJOS E O VÉU
10 Portanto, a mulher deve ter
sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. (I Coríntios 11.10)
Se as mulheres devem cobrir a cabeça com véu por
causa dos anjos, então Paulo está nos dando uma razão espiritual, de algum
mistério que relaciona as mulheres que usam o véu quando oram com os seres
angelicais. Se o texto quer dizer de fato isto, não adianta querem justificar a
revogação do uso do véu dizendo que é uma questão cultural que não faz mais
sentido para a nossa geração. O que argumenta
certos intérpretes? Dizem que a palavra “anjos” não quer dizer seres
celestiais, mas os “anjos da igreja”, isto é, os responsáveis. Logo, se o
responsável da Igreja (pastor) não exigir o véu, está tudo certo!!! Percebem a
malícia hermenêutica? Este malabarismo exegético dizendo que anjos aqui
significam pastores é prova cabal que não se quer obedecer sobre a questão do
véu e se está disposto a lançar mão de qualquer argumento criativo e mentiroso.
O uso do véu é para nossos dias. Uma razão simples que motiva nossa
convicção é a observação de que Paulo faz menção à necessidade do uso do véu
devido à presença dos anjos nas reuniões da igreja. Ora, se os anjos ainda hoje
frequentam regularmente as reuniões da igreja, pois esse não foi um privilégio
apenas das igrejas do primeiro século (Hb 1.14), então, enquanto houver anjos
assistindo as reuniões da igreja, cremos que o véu das mulheres deverá ser
mantido. (Pr. Fabiano Antonio Ferreira)
Sobre o versículo 10, a Igreja Quinta do Conde de
Portugal interpreta assim:
Razões para a autoridade do homem e a
sujeição da mulher
Anjos
Prosseguindo na análise a esta importante porção das Escrituras, vemos
Paulo fazer no versículo 10 uma alusão aos anjos. Alguém poderá interrogar-se sobre a razão de
Paulo fazer tal referência. “Portanto,
deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de
autoridade” (RA). Paulo estava a argumentar
(Vers. 8,9) usando fatos da Criação, e os anjos são parte da Criação. Na primeira criação eles viram a mulher
usurpar a autoridade do homem. Ela tomou a decisão que pertencia a Adão tomar.
Como resultado o pecado entrou trazendo consequências indescritíveis de desgraça
e dor. Agora, na nova criação, os anjos podem ver a mulher coberta em submissão
voluntária a Deus. O Senhor quer usar o fato de que a mulher na nova criação é
diferente, para lhes dar uma lição. Paulo diz-nos que Deus está a usar a Igreja
para dar lições aos anjos a respeito da Sua multiforme sabedoria:
“Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja
conhecida dos principados e potestades nos céus” (Efésios 3:10). Estando os
anjos a aprender da Igreja, Deus naturalmente espera que esta seja um modelo em
matéria de autoridade e sujeição - matéria em que, como sabemos, alguns deles
falharam. Quando os anjos olham para baixo, Deus pretende que eles vejam a
mulher em sujeição voluntária ao homem, indicando-o exteriormente através da
cabeça coberta. A prática da cabeça
descoberta por parte dos homens e da cabeça coberta por parte das mulheres
declara e demonstra que a ordem estabelecida por Deus, que fora rejeitada sob a
autoridade do primeiro homem, é agora voluntariamente praticada por aqueles que
reconhecem a autoridade do segundo homem, Jesus Cristo. Esta ação difunde uma
mensagem importantíssima às hostes celestiais, a saber, que o governo de Deus
rejeitado no jardim do Éden, foi restabelecido sob a autoridade de Cristo.
Vemos, assim, que os santos são uma carta, conhecida e lida não só por todos os
homens (2 Coríntios 3:2), como também pelos anjos. 1 Coríntios 4:9 não ensina
que até os apóstolos se tinham tornado espetáculo para os anjos?
Face ao exposto, podemos concluir que a cabeça coberta das mulheres e a
cabeça descoberta dos homens estão a ser dois dos compêndios que Deus deu aos
anjos para estes aprenderem sobre a sabedoria de Deus. O uso do véu feminino é interpretado pela
Palavra de Deus como sendo um sinal de autoridade. “Por esta razão deve a mulher
ter o sinal de autoridade sobre a cabeça por causa dos anjos” (1 Cor. 11:10,
TB). Isto quer dizer que a cobertura da
cabeça feminina com véu é sinal de a mulher estar sob, não em, autoridade. Nós
vemos nas Escrituras que os anjos também sabem qual o seu lugar, e mostram-no
na reverência que revelam quando adoram a Deus, pois vemo-los cobrir as suas
faces nesse ato. “Os serafins estavam
acima dele; cada um tinha seis asas: COM DUAS COBRIAM OS SEUS ROSTOS, e com duas
cobriam os seus pés e com duas voavam” (Isaías 6:2). É muito estranho que, enquanto no Céu os
anjos cobrem os seus rostos e nos é ensinada uma lição de sujeição em
aditamento à revelação de 1 Coríntios 11 que considerámos, haja mulheres cristãs
professas que procurem desculpas e julguem inconveniente obedecer. Para os que ainda resistem a esta verdade,
perguntamos: não será lógico que se espere o comportamento preconizado por 1
Coríntios 11 por parte de quem, brevemente, terá a incumbência de julgar os
anjos, exatamente por estes terem desrespeitado a autoridade e se terem tornado
insubmissos? “Não sabeis vós que havemos
de julgar os anjos? …” (1 Cor. 6:3). Se
quando a igreja se reúne os anjos estão presentes, a igreja não deveria
conduzir-se como se estivesse no Céu?
Rainha Isabel da Bavária, rainha da
França, usava véu por baixo da sua coroa.
A Igreja Cristã Apostólica dos Estados Unidos
explana assim em seu site sobre a questão do véu e os anjos:
“Alguns dos versículos neste capítulo podem precisar de mais iluminação
porque eles parecem mais difíceis de entender do que outros. Um exemplo está no
versículo dez onde o apóstolo Paulo diz: "Por esta causa, a mulher deve
cobrir a cabeça por causa dos anjos". A questão geralmente surge: como os
anjos se encaixar no quadro deste texto? Durante o culto de adoração (Na
verdade em todos os momentos na vida do crente) os bons anjos estão presentes
(I Coríntios 4: 9 e I Timóteo 5:21). Eles estão cientes da ordem divina de
Deus, e eles não conhecem insubordinação. Assim, se o homem ora com a cabeça
coberta, ou uma mulher com a cabeça descoberta, este violação da ordem divina
ofendendo os anjos.”
Edviges d'Anjou foi rainha da Polônia a partir de 1384 e grã-duquesa da Lituânia a partir de 1386. Embora seja chamada de "rainha", Edviges foi de fato coroada como "Rei da Polônia". Por seu fervor cristão foi canonizada pela Igreja Católica como Santa Edviges. Percebe-se o véu debaixo da sua coroa de monarca.
O teólogo Jabesmar Aguiar Guimarães analisando a
questão dos anjos e o véu faz as seguintes ponderações sobre o tema:
O versículo 10 diz: "Por causa
disto deve a mulher ter autoridade (Gg. exousia) sobre a cabeça, por causa dos
anjos" (NVI). A frase por causa disto (portanto), esta se referindo ao que
já foi argumentado nos versículos anteriores. Mas há também uma referência
direta aos anjos como outro motivo pelo qual a mulher deve ter sobre a cabeça
um sinal de autoridade. Então surge a pergunta óbvia: que anjos são estes? O
que a Bíblia quer dizer com isto?
Em uma tradução pessoal do texto grego
do versículo 10 cheguei ao seguinte resultado: "Por esta razão e por causa
dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade." Fica
evidente que uma das causas pelas quais a mulher deve cobrir a cabeça são os
anjos. A questão não é de escolha, de gosto ou cultura, pois os anjos são
supraculturais. Quando eles são postos como motivo para o uso de cobertura, a
Palavra nos amarra, por assim dizer, e toda argumentação a respeito do assunto
não deveria fugir a este aspecto.
Reconhecendo que este é um dos
versículos mais obscuros da Palavra de Deus, tentemos analisá-lo à luz de
outras passagens (a Bíblia é interprete de si mesma). Vejamos então as opções
que temos.
A. Anjos Caídos.
Para justificar esta menção a anjos
como o motivo pelo qual as mulheres devem cobrir a cabeça, alguns já tentaram
ligar este versículo a Gênesis 6:1ss. Ali lemos que os filhos de Deus tomaram
para si mulheres de entre as filhas dos homens. Juntando isso a Judas 6, onde
lemos que alguns anjos não guardaram o seu estado original (entendendo que isso
significa que mantiveram relação sexual com mulheres) chegam a conclusão que os
anjos caídos sentem-se atraídos sexualmente pelas mulheres que estão no culto
sem usar cobertura. Segundo eles, o uso de cobertura seria então uma proteção
contra estes anjos caídos que desejam desencaminhar as mulheres.
Esta interpretação, porém, é forçosa e
não tem o apoio claro da Palavra de Deus. Além disso, porque tais anjos só se
sentiriam tentados pelas irmãs na hora dos cultos? Porque não se sentem
atraídos pelas outras mulheres descrentes que também não usam cobertura no dia
a dia. Esta conclusão, portanto, é descabida e muito improvável.
B. Anjos Bons.
A probabilidade é que a Bíblia esteja
afirmando a presença de anjos não caídos, especialmente nos cultos. Entretanto,
não fica claro qual seria o papel dos anjos no culto da igreja. Seriam eles
meros observadores? Estariam eles a observar como a igreja preserva a ordem
natural estabelecida por Deus na criação? Tentemos entender isso.
Em Apocalipse 8:3 vemos que um anjo
está colocando diante de Deus as orações dos santos. Em Hebreus 1:14 vemos que
a função dos anjos é servir aos salvos. Então já conhecemos algumas das funções
dos anjos.
Contudo, mais significante ainda é o
que lemos em Efésios 3:10 que diz: "para que pela igreja a multiforme
sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos
lugares celestiais." Então ficamos sabendo que, de certa forma, a Igreja é
usada para manifestar aos anjos a sabedoria de Deus. Ela, a igreja, está a
ensinar aos anjos.
Estou ciente que não devemos nos basear
em letras de hinários para estabelecer doutrinas. Contudo, citarei uma estrofe
do hino 501 dos “Hinos e Cânticos” para mostrar que o irmão Richard Holden (o
iniciador do movimento dos Irmãos no Brasil), ao que parece, também tinha este
entendimento. Vejamos a letra do seu poema:
Aba! Aqui nós te adoramos,
Muito alegres em saber
Que por nós, que em Cristo estamos,
Vão teus anjos conhecer
Teu saber maravilhoso,
Tua graça, Teu amor,
E com mais intenso gozo,
Te adorar com novo ardor
Entendo que quando a igreja local se
reúne seguindo os princípios estabelecidos por Deus, os anjos podem ver que a
ordem hierárquica estabelecida por Ele está sendo respeitada. Creio ser isso
uma lição tanto a uma quanto a outra classe de anjos. Aos anjos caídos que
quebraram esta hierarquia ao se rebelarem ao tentarem tirar Deus do seu trono e
aos anjos bons que ainda a respeitam. Neste sentido a igreja deve procurar ser
uma "escola" para os anjos. Talvez esta seja uma das áreas nas quais
os anjos serão julgados pelos santos (cf. I Co 6:3). Isto é por demais profundo
para ser tratado com descaso pela igreja de Cristo. No mínimo os líderes
deveriam estudar profundamente este assunto antes de emitir sua opinião sobre
ele.
Acredito que haja outros mistérios que se associa o
uso do véu com os anjos. Mas o importante não é saber por que Deus deu o
mandamento, mas obedecê-lo. Não compete ao servo de Deus contestar a Deus,
exigindo melhores explicações do por que da sua ordem. Quando o Senhor Javé deu
a ordem para Adão e Eva não comer da árvore do Bem e do Mal, caso comessem
morreriam. Não competia a Adão contestar a ordem do por que morreriam, ficar
debatendo com Deus, dizendo que não via mal algum em comer daquela fruta. Da mesma maneira, sinceramente não sei que
relação há entre o dever da mulher usar o véu quando oram e que isso é
agradável aos anjos. Cristãos verdadeiros obedecem a Deus mesmo sem conhecer o
profundo motivo divino para dar o ordenamento. Os rebeldes mesmo com muitas
explicações continuarão de coração duro, e em vez de colocar o véu na cabeça,
colocam no coração, rejeitando a vontade divina. Paulo em sua eloquente defesa
do uso do véu pelas mulheres quando oram ou profetizam, ainda deu outras razões
como: Sinal de submissão à hierarquia divina, onde a mulher está abaixo de
Deus, Cristo e do Homem. Paulo ainda argumentou razoando que a mulher deve usar
o véu por causa da ordem da criação. Quando a mulher usa o véu, ela reconhece
que o homem foi criado primeiro e que ela foi criada por causa do homem, para
ser-lhe companheira. Mas em uma sociedade feminista e contestadora como a deste
século é natural que rejeitem o mandamento divino e todas as simbologias que
estão envolvidas na questão do véu.
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