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domingo, 19 de julio de 2015
LIVRO COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU - COMPLETO
Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)
BIBLIOGRAFIA DO LIVRO SOBRE VÉU
Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)
(Parte do livro)
(Parte do livro)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO LIVRO:
COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU
1 -
http://diariodebiologia.com/2014/02/por-que-os-homens-ficam-mais-carecas-que-as-mulheres/#.VZK11vlViko
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2 -
http://diariosanacronicos.com/blog/rituais-de-luto-na-era-eduardiana-1900-1914/
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3 -
http://stlouiscatholic.blogspot.com.br/2008/12/truth-unvieled-head-covering-still.html
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4https://groups.google.com/forum/#!msg/balela/UuaVuX2mfrQ/9ZnpPfybUYIJ
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6 -
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HOFFMANN, Paul. A herança de Jesus e o poder na
Igreja – Reflexão sobre o Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 1998, p. 86.
PRINTCHARD, J.B., Anciente Near Eastern Texts, pag
183.
LOPES, Augustus Nicodemus. O culto espiritual: Um
estudo em 1 Coríntios sobre questões atuais e diretrizes bíblicas para o culto
cristão. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1999, p.70.
WYCLIFFE, Dicionário Bíblico, CPAD, 2000
FERREIRA, Fabiano Antonio. Que ponha o véu: A
verdadeira interpretação de 1Coríntios 11.1-16 à luz do texto original grego e
do verdadeiro transfundo histórico. Rio de Janeiro: Kirios Editora, 2000
Concordância Analítica de Young com a Bíblia; Wm.
B. Eerdmans Publishing Company, página 209
Padres Ante-Nicéia, Volume II, página 290.
Ibid, Volume III, página 94, e volume IV, páginas
27-37.
Niceia e
Pós-Nicéia
MURPHY,
R.F.. (1964). "Social Distance and the Veil.". American
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BRENNER,
S.. (1996). "Reconstructing Self and Society: Javanese Muslim Women and
"The Veil".". American Ethnologist 23 (4): 673-697.
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Jose L.
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Enciclopédia brasileira Mérito. [S.l.: s.n.]. 318 p. 20 vol.
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Novaes. Os Escolhidos de Deus. [S.l.: s.n.], 1985. 60-61 p.
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the United States. [S.l.: s.n.], 1961. 57 p.
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John C. and Elmer S. Yoder. (1989). Prayer Veil. Global Anabaptist
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A.. (2002). "The Veil and Urban Space in Istanbul: Women’s Dress, Mobility
and Islamic Knowledge.". Gender, Place and Culture 9 (1): 5-22.
John
Barton; John Muddiman. The Oxford Bible Commentary. New York: Oxford University
Press Inc., 2001. 1125 p. ISBN 978-0-19-875500-5 ("It is full of awkward
argumentation, so awkward that a few scholars even consider it a later addition
to the letter by another hand.")
1917
Codex Iuris Canonici Canon 1262, Section 2.
Canon 6
§1 of the Code of Canon Law.
Ελληνικό Λεξικό (Dicionário Grego): Επανωκαλύμμαυχο
Leo
Rosten, Religions of America (Simon and Schuster 1975), p. 122
Review
of Herrin book and Michael Angold. [S.l.]: Cambridge University Press. 426–7
& ff;1995 p. ISBN 0521269865
John
Esposito. Islam: The Straight Path. 3rd ed. [S.l.]: Oxford University Press,
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John Esposito. Islam: The Straight Path.
3rd ed. [S.l.]: Oxford University Press, 2005. 98 p.
A CONTRACULTURA DO VÉU
Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)
(Parte do livro)
(Parte do livro)
A
CONTRACULTURA DO VÉU
A contracultura do uso do véu tem se
tornado um dos maiores embates e barreira contra o uso da cobertura para a
cabeça por parte das mulheres. As igrejas que adotam o véu nos seus cultos são
logo taxadas de seitas pelas demais denominações que passam a condenar
veementemente o uso do véu pelas mulheres. Trata-se de um fundamentalismo laico
que se infiltrou dentro da própria igreja evangélica. É lamentável que parte da
igreja tenha se colocado ao lado dos ímpios para reprimir o uso do véu como
ocorre em vários países da Europa, como a França, criando leis que vetam o uso
do véu em público, claramente uma lei contra a religião, especificamente contra
as mulheres muçulmanas.
O uso do véu tem mesmo sido considerado
um escândalo. José Alberto Barrera em 2010 escreveu um artigo e citou como em
cinquenta anos, o véu passou de algo culturalmente elogiável e agora se tornou
culturalmente reprovável. O véu bíblico cobre a cabeça, enquanto a burka dos
radicais islâmicos cobrem todo o corpo. Independente disso, não devemos se opor
a religiosidade dos outros. Ainda no ocidente alguns redutos se mantem fieis ao
uso geral do véu como na cidade de Lourdes em Portugal, onde as freiras
enfermeiras usam véu. Em alguns cantos da Bosnia Herzegovina as mulheres
católicas usam véu. Na Espanha também há regiões que as mulheres usam o véu no
dia-a-dia com na Galícia e Astúrias.
VÉU, SÓ UM USO E COSTUME?
É interessante que o uso do véu pelas
mulheres passou a ser contestado a partir do século XX quando cresceu o
movimento feminista, as campanhas a favor do aborto e do homossexualismo. O véu
sobre as cabeças das mulheres é a parte visível e simbólica da submissão
feminina ao homem. Quem rejeita a doutrina da submissão da mulher ao homem,
quem rejeita a submissão do homem a Cristo, não tem mesmo porque aceitar o uso
do véu. Coube aos teólogos farsantes elaborar uma desculpa para justificar a
eliminação do véu nos cultos, e então inventaram a mentira que a doutrina do
véu, era só um costume local que não faria sentido nos dias modernos. Se
usarmos esta lógica diabólica, também devemos pensar que o batismo é um
simbolismo arcaico, desnecessário nos dias modernos, a ideia de tomar vinho
como se fosse sangue e comer pão como se fosse carne de alguém também parece
algo primitivo, de ideologia antropofágica. Se usarmos esta lógica que o véu
não faz sentido em nossa cultura, devemos pensar que o divórcio, o aborto e o
homossexualismo é algo natural e bem ajustado ao nosso tempo, não tendo porque
a igreja resistir às pessoas que se divorciam, que abortam e praticam o
homossexualismo, devendo a igreja acolher estas pessoas e não condená-las.
Estes que rejeitam o véu, amanhã estarão considerando como questão cultural o
divórcio, aborto, homossexualismo, sexo livre, adultério etc... São vítimas do
engano do Diabo e mensageiros do engodo ao pregarem que o véu não é mais
necessário na igreja. O mesmo espírito maligno que destruiu a prática sagrada
da mulher usar o véu no ocidente, nos países ditos cristãos, está agora em
campanha contra as mulheres muçulmanas que guardam sua beleza e seus cabelos
para às vistas dos seus respectivos maridos.
COSTUMES DAS NAÇÕES
Muitos dizem que o uso do véu é um
costume judaico adotado por Paulo. Ok, e quem é o Deus do judaísmo, se não o
Deus do cristianismo? O Deus, os conceitos, os livros sagrados do judaísmo
(Leis, Profetas e Escritos) são os mesmos do cristianismo. Seguimos sim novos
costumes quando resolvemos seguir ao Senhor, e temos a obrigação moral de
abandonar os costumes e culturas das nações.
"E não andeis nos
costumes das nações que eu expulso de diante de vós,
porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles." (Levítico
20 .23)
Uma tática do Diabo é dizer que devemos
somente seguir a Bíblia quanto às doutrinas, os usos e costumes não são
obrigatórios. Todavia, muitas vezes não temos como separar costumes pagãos das
doutrinas. Por exemplo: A idolatria é uma questão de costume e doutrina:
"Porque os costumes dos povos são
vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice,
feita com machado;" (Jeremias 10.3)
Da mesma forma, o véu era costume
oriental e também carrega conceitos e símbolos doutrinários, basta não ser
mente fechada e ler o texto de I Coríntios 11, sem querer distorcer o sentido
do texto e a pessoa sincera admitirá que os motivos que Paulo dá para usar o
véu transcendem a costumes insignificantes, sendo sim, baseado em verdades
espirituais e atemporal.
EU FAÇO O QUE OS OUTROS FAZEM
Felipe Danner escreveu um artigo no site “O cristão
primitivo” (6) e destaca que muitos cristãos estão convencidos da necessidade
das mulheres usarem o véu quando oram e profetizam, mas pensam: “são tantas
pessoas, boas cristãs que não usam véu, que acredito que Deus não deixará de
salvá-las só por esta falta.” E assim acham que pela desobediência dos outros,
a sua própria desobediência é justificada.
"Não
vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (I
Coríntios 15.33)
Os cristãos estão obrigados a seguir os
bons costumes, e não deixar se corromper pelo fato da maioria dos cristãos não
seguir os costumes DETERMINADOS pela Palavra de Deus.
Conhecer qual é a vontade de Deus e não
praticá-la é semelhante a pessoa que constrói a casa na areia, na tormenta do
juízo não subsistirá. Sabe que o véu é um costume doutrinário, como a Ceia, o
Batismo, e a castidade, e não obedece, pode incorrer na situação descrita por
Jesus:
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas
palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua
casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva,
e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu,
porque estava edificada sobre a rocha. 26
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei
ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27 E desceu a chuva, e correram rios, e
assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
(Mateus 7.24-27)
ETIQUETAS
SOCIAIS X COSTUMES SANTOS
Etiquetas sociais podem varias de tempo
e local, e se elas não ofendem a moral cristã, o servo de Deus está livre para
se adaptar as tradições locais sem agredir a sua consciência cristã, mas se uma
etiqueta (convenção social) vai de encontro a Palavra de Deus, o servo de Deus
não deve seguir a regra social. Fazer sexo antes do casamento tem se tornado um
costume social aceitável, muitos namorados se acariciam com intimidades que
excitam sexualmente e praticam o sexo regularmente mesmo sem estarem casados.
Este “usos e costumes” podem ser aceitos pela igreja? Se quisermos ser cristãos
fundamentalistas, bíblicos, obedientes e salvos temos que repudiar estes
costumes. Portanto, os cristãos estão obrigados a seguir certos costumes como
ordenanças divinas e como doutrinas pétreas. O costume do uso do véu pelas
cristãs não são baseados em etiquetas sociais, são baseados em princípios
teológicos como o apóstolo Paulo expôs, isto é, baseado na hierarquia divina
que não mudou, baseado na ordem da criação que não mudou, baseado na relação
com os anjos que não mudou, e baseado na natureza biológica que não mudou,
portanto é irrelevantes as mudanças na etiquetas sociais, o costume do véu é
baseado em princípios supraculturais.
ADVERTÊNCIA
AOS DESOBEDIENTES
Alguns tratam de justificar-se, dizendo:
"Mas há tantas igrejas que não requerem o véu, e eles são bons
cristãos". Outra vez, escutemos a palavra de Deus. Quem é um "bom
cristão"?
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os
guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o
amarei, e me manifestarei a ele. 23
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha
palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não guarda as minhas
palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
(João 14.21, 23-24)
4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os
seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor
de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos
nele. (I João 2.4-5)
Nunca podemos justificar-nos de nossa
desobediência pela desobediência de outros, nem ainda pelos assim chamados
cristãos. O medir-se a si mesmo comparando-se com outros não é sábio. Pode ser
que alguns não praticam esta ordem por falta de instrução ou falta de
entendimento. Mas aos que negam e recusam a sã doutrina de Deus, a Bíblia mesma
lhes julgará.
15 Então, irmãos, estai firmes e retende as
tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
(II Tessalonicenses 2.15)
6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso
Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda
desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. (II
Tessalonicenses 3.6)
Se dentre os cristãos muitos vão receber
juízo de condenação, pior ainda para o mundo que nem estão aí para obedecer ao
evangelho. O uso do véu pelas mulheres é parte do Evangelho. Será que pesa
tanto assim colocar um véu de poucos gramas na cabeça, para agradar a Deus?
"Porque
já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por
nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?"
(I Pedro 4.17)
Sinceramente ficou preocupado com os
líderes das igrejas que não querem instituir o uso do véu na igreja. Muitos não
o fazem porque temem perder parte do rebanho, mesmo que no íntimo tem convicção
que o véu é mandamento bíblico. Outros ficam em dúvida, mas não querem se
aprofundar no tema, temeroso em ter que mudar de opinião e acabar ficando em um
dilema de consciência angustiante. Mas pergunto-me: Será que vale a pena ter um
rebanho cujo líder não pode ensinar toda verdade? É melhor não ser um mestre ou
líder do que sê-lo e não ter coragem de falar toda a verdade, pondo em risco a
própria salvação.
"MEUS
irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro
juízo." (Tiago 3:1)
Há um ditado que diz: “O pior cego é o
que não quer vê.” Muitos cristãos não querem nem lê este compêndio com medo de
se convencerem da necessidade das mulheres usarem o véu para agradarem a Deus,
e com isso pode irromper uma crise interior diante do dilema de como iria
convencer a igreja, e havendo grande risco da igreja se dividir. Muitos querem
ser reconhecidos como mestres da Palavra, mas não buscam ler e entende-la como
ela de fato ensina.
"Querendo
ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que
afirmam." (I Timóteo 1.7)
FIEL NO POUCO
Insisto a todos os líderes cristãos que
obriguem as mulheres a usarem véu quando oram ou profetizam e também no culto.
Não se fiem no fato de ser um “mandamento pequeno”, pois Deus está olhando para
os que procuram obedecer até nos mínimos detalhes:
10 Quem é fiel no mínimo, também é fiel no
muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. (Lucas 16.10)
TORÇENDO AS ESCRITURAS
Devemos zelar pela palavra de Deus e
procurar interpretá-la corretamente, quem procura torcer o sentido do texto
original para satisfazer sua vontade e das feministas pode está indo para a
perdição:
15 E tende por salvação a longanimidade de nosso
Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria
que lhe foi dada; 16 Falando disto, como
em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que
os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua
própria perdição. (II Pedro 3.15-16)
APOSTASIA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS
Sinais da apostasia no povo de Deus é a
mulher tirar o véu da cabeça e colocar as pernas à mostra. Quando o profeta
Isaías vaticinou a queda da Babilônia ele usa estas duas figuras de linguagem:
2 Toma a mó, e mói a farinha; remove o teu véu, descalça os
pés, descobre as pernas e
passa os rios. (Isaías 47.2)
Na Lei de Moisés havia um ritual de
juramento de mulher suspeita de adultério, na qual o véu era retirado da sua
cabeça:
18 Então o sacerdote apresentará a mulher
perante Javé, e descobrirá a cabeça
da mulher; e a oferta memorativa, que é a oferta por ciúmes, porá sobre
as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do
sacerdote.(Números 5.18)
Estas simbologias do judaísmo nos trazem
lições espirituais. E o Espírito Santo por meio de Paulo assimilou o véu e que
a mulher quando ora sem ele é um ofensa para Deus.
5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a
cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse
rapada. 6 Portanto, se a mulher não se
cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente
tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. (I Coríntios 11.5-6)
Quem é espiritual aceita esta palavra,
quem é contencioso a rejeita. O Dr. Fabiano Antônio Ferreira, já citado nesta
obra anteriormente, conclui que a Igreja evangélica dos nossos dias está se comportando
como a igreja de Corinto, a mesma atitude de rebelião. O texto do Dr. Fabiano
diz: “Pois bem, depois de concluir que a
defesa do uso véu saiu da lavra apostólica, de modo claro e indubitável, uma
questão se impõe: Pela maneira como ensinou o apóstolo, o uso do véu quando da
adoração seria uma obrigatoriedade para as mulheres cristãs até os nossos dias,
então por que a igreja evangélica reluta em obedecer a essa doutrina? A igreja
evangélica de nossos dias não está se comportando exatamente como a igreja de
Corinto, de modo a levar avante a mesma atitude de rebelião contra a autoridade
apostólica que prevalecia no seio daquela igreja até à época em que Deus usou o
apóstolo para corrigir essa situação? Infelizmente temos de admitir que esta é
a situação vigente na maior parte do evangelicalismo contemporâneo. São raras
as igrejas evangélicas que encaram as determinações de Deus através do apóstolo
Paulo realmente como determinações divinas. Hoje, a maior parte das mulheres
evangélicas não adora a Deus durante o culto coberta com véu. E isto não
decorre, como demonstrei em meu outro artigo sobre este assunto (O uso do véu –
reinterpretando 1Co 11.2-16), de qualquer possibilidade interpretativa honesta.
A menos que sejamos infiéis em nossa interpretação das Escrituras é que podemos
deduzir que Paulo ensinou outra coisa diferente, conforme qualquer leitor
poderá concluir através da simples leitura de 1 Co 11.2-16, ou, se preferir,
com a ajuda da abordagem lúcida e sucinta do meu artigo anterior, nos quais
recorri a muitos excelentes intérpretes para não falar sozinho.”
VOLTEMOS A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e
na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (Atos 2.42)
Há alguns anos atrás estive no Mendes
Convention em Santos onde o importante líder evangélico pastor Silas Malafaia
discursava, em dado momento ele disse que não iria voltar a igreja primitiva,
mas que iria em busca do novo, pois Deus disse:
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas
velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5.17). Acho que o texto foi
colocado fora de contexto. A igreja não tem que ir atrás de doutrinas novas,
ela tem que permanecer na doutrina dos apóstolos. O que se faz novo é a nossa
vida, que deixamos de praticar os atos do pecado e do mundo, para vivermos uma
nova vida em santidade. Obviamente que Silas Malafaia não prega o dever das
mulheres cristãs se cobrirem com véu quando oram. Mas prega a comemoração do
natal como uma festividade cristã! Realmente ele esta indo atrás no novo...
Assim como ele muitos cristãos dos mais diversos grupos precisam voltar a
doutrina dos apóstolos.
HIPOCRISIA
46 E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não
fazeis o que eu digo? (Lucas 6.46)
Um dos perigos mais graves do
cristianismo é admitirmos qual é a vontade de Deus e simplesmente deliberamos
em não obedece-lo. Alguns cristãos mentalmente escolhem quais mandamentos vão
obedecer e quais irão passar por cima. Uma coisa é pecar por ignorância, outra
é saber qual é a vontade do Senhor e se recusar a obedecê-lo. Servo não escolhe
qual ordem vai obedecer...
GUARDE TODOS OS ENSINAMENTOS
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu
vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação
dos séculos. Amém. (Mateus 28.20)
O véu é ensinamento bíblico, os líderes
devem ensinar e estimular a igreja a obedecer a palavra de Deus. Quem é líder e
não ensina os cristãos a guardar TODAS AS COISAS está em falta com Deus. Não
tenha um pensamento mundano dizendo que a falta de um véu na cabeça não vai
impedir das mulheres entrarem no reino de Deus. Um pedaço de pano com certeza
não impedirá ninguém a se salvar, mas a desobediência é pecado, e pecado é a
única coisa que nos afasta de Deus!
O VÉU A PARTIR DO SÉCULO XX
Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)
(Parte do livro)
(Parte do livro)
O
VÉU A PARTIR DO SÉCULO XX
A prática começou a cessar por volta de
1930 e começou a firmar-se em 1950. A partir daí as mulheres tornaram-se neste
aspeto cada vez mais decadentes e insolentes na sua postura, mesmo
eventualmente não tendo disso consciência.
Quando as mulheres deixaram de cobrir as suas cabeças as primeiras
razões que apresentaram foram: "esta é agora a nossa forma de
proceder", ou "não nos cobrimos simplesmente porque não nos cobrimos
mais". Os seus argumentos eram tão lógicos como dizer, "eu mato,
porque mato." Depois ouviram-se razões como, “isso foi lá atrás, naquele
tempo e cultura", etc. Tal raciocínio é ilógico, contraditório e
desonesto, na melhor das hipóteses, pois ignora completamente o fato de que as
mulheres USARAM UNIVERSALMENTE O VÉU até há cerca de cem anos atrás."
O uso de TECIDOS COMO VÉU para cobrir a
cabeça em adoração foi, pois, universalmente a prática das mulheres cristãs até
o século XX. O que aconteceu? Será que, de repente, descobriram alguma verdade
bíblica para a qual os santos durante milhares de anos estavam cegos? Ou foram
antes pontos de vista de mulheres que foram corrompidas pelo movimento
feminista moderno que se infiltrou na Igreja de Jesus Cristo?
Cobrir
os cabelos era prática comum entre mulheres ao frequentar igrejas até a década
de 1960, tipicamente usando véus de renda. Um tipo de véu de renda que cobrem a
face ainda é usado por mulheres europeias e de diversas denominações cristãs em
funerais. No Brasil denominações cristãs como a Congregação Cristã no Brasil,
dentre outras, ainda adotam o uso de véus durante serviços religiosos e
orações. Os Menonitas e outras religiões americanas também adotam o uso do véu
nessas situações. (Wikipédia)
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
As Testemunhas de Jeová adotam o véu conforme
texto da revista Sentinela:
O uso do véu pelas Testemunhas de Jeová
é só e ocasiões especiais, não sendo usual no culto, mesmo assim ainda usam
vagamente o véu.
IGREJAS DO SÉCULO XXI QUE USAM VÉU
Escriba Valdemir publica livro COMPÊNDIO TEOLÓGICO SOBRE O VÉU. Mais de 300 páginas na qual argumenta sobre o mandamento das mulheres usarem véu. (amazon.com, clubedeautores.com.br e outras livrarias virtuais)
(Parte do livro)
(Parte do livro)
IGREJAS DO
SÉCULO XXI QUE USAM VÉU
ADENOMINACIONAIS
Também conhecidos como "Igreja
cristã", "Congregação Cristã" e semelhantes. Grupos de irmãos
que se reúnem quase sempre em casas, possuem ministério próprio, alguns
congregam em igrejas semelhantes, porém realizam batismos e santa Ceias,
encontram-se por todo país, são conhecidos por buscar o primitivismo apostólico,
sendo considerados um movimento de restauração da igreja. Alguns grupos possuem
sites.
CONGREGAÇÃO
EVANGELICA APOSTOLICA NO BRASIL
Iniciada
em Imperatriz, Maranhão, assim como as Assembleias Cristãs buscam o
primitivismo apostólico.
IGREJA
RENOVADORA CRISTÃ
Iniciada pelo ancião Aldo Ferreti na
década de 1980, possui doutrina mais rígida. O templo sede da Renovadora fica
no Bairro Heitor Penteado (Perdizes - São Paulo - Capital).
IGREJA
CRISTÃ REMANESCENTE
Desligamento da Congregação Cristã no
Brasil, a Congregação Cristã Conservadora se unificou com este grupo.
IGREJA
DO ORIENTE
– Também conhecida como Igreja Assíria
ou de Igreja Nestoriana. È originária do Cristianismo estabelecido
historicamente no Iraque e Pérsia. Tinha sede em Susã, no Irã e durante parte
da Idade Média foi a maior denominação cristã, com cerca de 60 milhões de
membros, mas devido às perseguições possui atualmente cerca de 200 mil membros,
a metade no Iraque. Possui sede em Chicago. Batiza adultos e crianças por imersão.
Aos padres e recentemente os bispos são permitidos casarem. Rejeitam o culto
aos santos e ícones. Sentam separados no culto, saúdam com ósculo santo, as
mulheres usam véus.
IGREJA EVANGÉLICA ARABE
– IGREJA EVANGÉLICA ARMENIA – SÍNODO EVANGÈLICO COPTA DO NILO - ASSEMBLEIA
PENTECOSTAL IRANIANA
Na década de 1830 missionários
presbiterianos ingleses e americanos iniciaram a evangelização entre árabes,
assírios, armênios e coptas. Durante a I Guerra Mundial esses cristãos foram
duramente massacrados e dispersos. Nessa época houve um avivamento com sinais
de glossolalia na Armênia e na colônia Assíria-Iraniana de Chicago. Hoje há
cerca de 500.000 cristãos evangélicos oriundos dessas denominações no Oriente
Médio e diáspora, a maior é o Sínodo Evangélico Copta do Nilo, com 60% desse
número. Doutrina geralmente calvinista, práticas como ósculo santo, assento
separado e uso do véu são comuns.
MENONITAS
Originários do movimento anabatista na
Holanda no século XVI, creem que a adesão à igreja deva ser voluntária e só
batizam adultos. Dentre os mais conservadores as mulheres andam com a cabeça
coberta e se vestem modestamente. Há hoje 8 milhões de menonitas no mundo,
concentrados nos EUA, Canadá, Rússia, Alemanha, Paraguai, Etiópia. O estilo de
vida dos menonitas primitivos é para mim um dos mais santificados entre os
cristãos do mundo inteiro. Deus salve os menonitas!
IGREJA
CRISTÃ EVANGELICA DE TORINO – ITÁLIA
Igreja fundada em 1927 por Antônio
Brunetti, que em 1944 morreu na câmera de gás em um campo de concentração
nazista, em meio à perseguição contra os pentecostais iniciada em 1935. Até no
batismo as mulheres usam véu.
IGREJA
CRISTÃ REMANESCENTE PRIMITIVA
AMISH
Uma das ramificações mais radicais dos
menonitas, não usam prédios para culto, antes se reúnem em casas. Praticam o
uso seletivo de tecnologia moderna. Os elderes (anciãos) são leigos e abrem a
Bíblia aleatoriamente para a palavra. Não usam instrumentos nos cultos, onde as
mulheres sentam separadas dos homens. Praticam o ósculo santo e o uso do véu.
Possuem 300.000 membros.
IGREJA PRESBITERIANA
LIVRE DO ULSTER
Original da Irlanda. Os cultos são
solenes, com as mulheres com a cabeça coberta, cantam somente os salmos e as
igrejas mais tradicionais não usam instrumentos algum nos cultos. Surgida na
década de 1950, possui cerca de 5000 aderentes. O batismo é ministrado a
adultos somente.
OBRA
DA RESTAURAÇÃO
Iniciada em 1964, observam: o véu que as
mulheres cristãs devem usar para orar e profetizar; a saudação com o ósculo santo;
o “porte” dos homens e das mulheres cristãos; o Lava-pés praticado pela Igreja
por ocasião da Ceia do Senhor, cuja celebração é realizada uma vez por ano com
a utilização do vinho puro.
CASA DE ORAÇÃO
Movimento cristão adenominacional.
Possui doutrina Fundamentalista cristã. Conhecidos como “Irmãos”, “Irmãos de
Plymouth”, “Assembleias dos Irmãos”, ou “Casa de Oração”, valorizam a autonomia
da igreja local. O movimento teve inicio em Dublin na Irlanda no início do
século XIX. Os primeiros irmãos eram estudantes que começaram a se reunir sem
nenhum interesse de começar uma nova denominação. A Igreja chegou ao Brasil em
1878 através do missionário inglês Richard Holden fixando no Rio de Janeiro.
Holden inicialmente frequentou a Igreja Evangélica Fluminense, mas influenciado
pelas as ideias do ministro e escritor britânico, John Nelson Darby, iniciou a
organizar igrejas seguindo estes princípios. Anos mais tarde, em 1896 um outro
missionário inglês, Stuart Edmund MacNair, plantou várias Igrejas em Minas
Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. As igrejas possuem extrema
autonomia local, são geridas por um corpo colegiado de ministros, os anciãos e
diáconos.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA
Iniciada em Aparecida de Goiânia
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
Iniciada em Santo Antônio da Platina -
PR
CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO SÉTIMO DIA
Iniciada em Santa Catarina.
IGREJA "OBRA DE RESTAURAÇÃO"
IGREJA APOSTÓLICA
Grupo de pessoas que saíram da CCB na
época do José Valério e a CCB-R, mas decidiram não retornar a CCB. Presidida
por Manoel ancião de Guanabi, BA.
ASSOCIAÇÃO DE
MEMBROS DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
Movimento iniciado em 2002 por Ezequiel
Lourenço, Jahyr Ferreira do Amaral, Osni R. Santos de São Paulo e Reginaldo
Fernandes de Tatuí-SP. Possui um site http://associacaodemembrosccb.blogspot.com.br/
IGREJA CONGREGAÇÃO CRISTÃ
IGREJA DO DEUS VIVO PRIMITIVA
IGREJA SINOS DE BELEM
Igreja fundada no estado de São Paulo
pelo missionário Josias. Em suas práticas cristãs incluem o celibato para um
pseudo-grupo eclesiástico chamado de Primícias. Acreditando serem os 144.000 do
Apocalipse.
IGREJA UNIVERSAL ASSEMBLEIA DOS SANTOS
ASSEMBLEIA DOS SANTOS
IGREJA DE RESTAURAÇAO CRISTÃ NO BRASIL
CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO SENHOR JESUS NO
BRASIL
IGLESIA APÓSTOLES Y PROFETAS
Fundada em 1999 com sede em Maryland,
possui congregações em Honduras, El Salvador, Nicarágua, além dos Estados
Unidos.
APOSTOLIC CHRISTIAN CHURCH/
IGREJA CRISTÃ APOSTÓLICA
- Apostolic Christian Church Practices
Series -
No site da Igreja Cristã Apostólica eles
justificam assim o uso do véu:
“Para aqueles que assistem a um culto na
Igreja Cristã Apostólica, pela primeira vez, há algo que eles estão propensos a
notar de imediato. Eles vão observar que as mulheres usam véu na cabeça. Como a
maioria das denominações de igrejas não enfatizam a necessidade das mulheres em
ter as suas cabeças cobertas durante o culto, o visitante pode estranhar,
parecendo incomum para alguns, mas esta prática não foi considerada incomum
para os crentes na Bíblia nos primeiros tempos e nos séculos que se seguiram. A
Bíblia Sagrada é inconfundível no ensino que mulheres crentes devem cobrir a
cabeça quando oram ou profetizar. Em sua carta à igreja primitiva em Corinto, o
apóstolo Paulo falou sobre esta prática. A substância de seu ensino a este
respeito está contida em I Coríntios 11: 2-16.
É uma grande bênção para as mulheres
convertidas na igreja ter que usar o véu. Todas elas podem prontamente atestar
a alegria que sentiram na conversão quando elas começaram a ornamentar-se de acordo
com esta norma bíblica, e também, como elas procederam em sua caminhada cristã,
Elas voluntariamente admitem a satisfação experimentada em saber que estão
cumprindo um requisito bíblico.
IGREJA ORTODOXA DA ETIÓPIA
Ate 1959 a Igreja Ortodoxa Etíope era
parte da Igreja Copta da Etiópia. Possui 40 milhões de membros, essa comunidade
foi autorizada pela Igreja Copta para ter o seu próprio Patriarca. Acreditam
que foram evangelizados pelo Eunuco descrito em Atos 8. Mantem a prática das
mulheres usarem véu.
IGREJA ORTODOXA COPTA
Igreja com cerca de 10 milhões de
membros, principalmente no Egito. Consideram seu fundador, o evangelista
Marcos, no ano 60 d.C.